A difícil arte de gastar para um Poupador…

Como gastar sendo um Poupador? 

Pergunta simples mas de resolução acredito eu nada fácil. Sei que poderíamos responder essa questão dizendo;

– Ué, abre o site da Magazine Luiza, escolhe um produto e compre!

Na teoria é assim, simples. Mas na prática…

Faz uns dias que ando pensando em comprar um eletrônico. Especificamente um notebook Gamer. Mas paro e penso;

Que horas vou jogar? 

Afinal, chego em casa depois da musculação e fico um pouco com minha filha. Consigo aproveitar ela acordada por cerca de uma hora dependendo do dia. Ontem mesmo não tive todo esse tempo com ela.

Com isso, após seu sono teria eu um tempinho para jogar. Mas ando preferindo dormir. Logo não faz sentido comprar um notebook para ficar encostado em algum canto.

por que poupar?

Notebook descartado, penso em adquirir um Monitor TV. Mas logo penso que a finalidade é a mesma do notebook e por ora descarto essa compra.

Se você é um gastador, a mente de um poupador funciona mais ou menos assim. Pensamos e pensamos na utilidade que aquela compra terá.

Não encontrando sentido, a compra é descartada.

Como economizar dinheiro MESMO ganhando pouco?

Acredito eu que o gastador é o oposto desse esquema. Primeiro vem a compra e depois vem o porquê de comprar aquilo.

Muitas vezes deve até bater a chamada “depressão pós compra”. Coisas dessa sociedade moderna.

Mas pare e pense: Refletir depois de comprado não faz sentido. Enfim…

Logo para um gastador que deseja poupar, só trabalhando e bem seus hábitos. Assim fica a recomendação do livro abaixo;

Livro -  O Poder do Hábito

Não será fácil. E muito menos rápido. Afinal mudar suas atitudes de anos irá requerer um baita esforço.

Bom, enquanto você gastador se esforça ai para mudar a chave, eu vou resistindo as tentações dessa vida consumista, onde o prazer está nas compras.

See ya!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of

30 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
4 anos atrás

Olá, II.

Eu não gosto de gastar dinheiro. Se eu pudesse eu investiria toda a minha grana. kkkkk.
Tenho esse livro. Muito bom.
Como está a vida de pai?

Abraços!

4 anos atrás

HAHAHA convenhamos, é muito triste gastar dinheiro mesmo!

4 anos atrás

Tirando os artigos de primeira necessidade uma coisa que mudou muito em mim é que todas as vezes que penso em comprar algo acabo refletindo quantas vezes por dia ou mesmo por semana irei utilizar esse produto, antigamente eu era capaz de comprar algo para ser usando até só uma vez… agora se não for algo que fará parte do meu cotidiano eu descarto logo de cara. Isso mudou muito meu conceito de caro e barato, o preço não importa… oq importa é quanto aquilo irá ser útil no meio dia a dia.

Sr.IF
http://www.srif365.com

Anônimo
4 anos atrás

Inglês, dá pra ter filhos com uns 40, 42 anos? Tenho 24 hoje e sou solteiro. Acho que devo casar com mulher mais nova no futuro. Começar um namoro com mulher de 18 a 20 anos. Pode ficar até 10 anos namorando, a mulher acho que ainda engravida aos 30.

4 anos atrás

II,

Me identifiquei muito com o seu post.

Quando vou comprar algo, analiso tanto o custo x benefício que muitas vezes acabo desistindo. O que de certa forma é bom, pois muitas vezes seriam compras desnecessárias, já que os apelos do marketing são intensos e quase ininterruptos.

No final, apesar da indecisão por algum tempo, vejo como mais positivo do que negativo esse tipo de atitude.

Aguardo seu próximo post sobre as experiências de ser pai. 🙂

Abraços,
simplicidadeeharmonia.com

4 anos atrás

Oi Investidor Inglês, Também sou uma ótima poupadora. Eu tenho uma lista no meu celular chamada Compras. Nessa lista, eu coloco tudo o que estou precisando comprar/repor. E é incrível a quantidade de itens que eu vou apagando com o passar da semana, por justamente perceber que é algo que eu não vou utilizar, ou que terá pouco uso. Essa semana eu comprei um forno de pizza portátil, que vai me permitir preparar pizzas quase profissionais. No bairro onde eu moro, uma pizza boa custa em torno de 80 reais, só que a minha família é de 4 pessoas. Hoje… Read more »

VL
4 anos atrás

Olá Inglês! É verdade, nós que participamos e acompanhamos a finansfera avaliamos muito mais as alternativas em relação à necessidade de compra, sob vários aspectos: 1) Temos algo que possa substituir o desejo de compra?2) Por quanto tempo vou usar o objeto (como vc citou no notebook)?3) Vai me trazer algum benefício real (de tempo, de produtividade, de saúde, etc…)?4) Será que há outra alternativa mais barata ou mesmo um produto usado? Enfim, quando acabamos por pensar em tudo isso invariavelmente terminamos por não comprar hehe. Mas se isso partiu de uma decisão racional, menos mal. De qq forma, precisamos… Read more »

4 anos atrás

Eu não gosto de gastar, mas as vezes não tem jeito, além disso eu tento consertar tudo, por exemplo já consegui arrumar minha máquina de lavar e tanquinho, e quando quebra algo e não tem conserto fico triste, pois sei que vou ter que gastar para substituir.

AA40
4 anos atrás

Por isso a blogosfera é tão importante. Onde mais leríamos um artigo como este e tendo pessoas que se identificam com isto assim como eu? Muito difícil você ver isso ai fora.
Odeio gastar dinheiro, quando preciso me bate um mau humor terrível. A minha esposa já sabe, ihh ta de mau humor? Pagou quanto? kkk ela sabe que ou gastei dinheiro ou os investimentos estão ruins. Abcs

4 anos atrás

Perfeito Investidor, incrível mesmo é ser possível se identificar com um texto como esse rsrs Como falou o AA40… isso só é possível aqui. Dou muito valor as minhas receitas pois sei a luta que é conquistá-la. Logo, detesto consumir (observando as coisas básicas, claro). Mas coisa mais cara e que pode ser segurada a compra, como o caso de um carro novo, eu busco evitar.
Abraço!

4 anos atrás

Fala Inglês, blz. Excelente post meu amigo, me identifiquei muito. Principalmente porque me considero um "poupador com fortes traços de gastador"! Ou seja, eu saí de um período forte de gastos desnecessários, entre 2011 e 2014, depois disso passei um período no limbo, sem dinheiro pra gastar, muito menos poupar. Até que veio 2017 e vários consignados acabaram, aí decidi virar a chave. Não aumentei meu padrão de vida proporcionalmente à liberação do salário o que fez sobrar dinheiro. Daí em diante, estou na blogosfera, divulgando patrimônio mês a mês. Hoje graças a Deus consigo não só poupar, mas também… Read more »

4 anos atrás

Ah, meu notebook já tem 7 anos, Samsung. Já passou por umas 3 formações. É lento demais. Já quis muito comprar um novo, mas estou me segurando há BASTANTE tempo. Pois se eu adquirir, vai ter que sair dinheiro da reserva de emergência, coisa que não estou nem um pouco afim. Leio muito sobre juntar para cada objetivo. Mas minha vontade de atingir a meta de ser independente financeiramente é muito grande, por isso esse notebook novo vai esperar

Abraços Inglês

Anônimo
4 anos atrás

Quem poupa exige qualidade nos produtos.

4 anos atrás

Olá Inglês,
Excelente seu post, me identifiquei muito com ele.
Quando desejo comprar algo, raramente compro de imediato, primeiro coloco numa lista no Google Keep, e durante a semana, vou avaliando a real necessidade daquele bem. Na grande maioria das vezes acabo não comprando, por ver que utilizaria poucas vezes, e depois de um tempo deixaria num canto sem usar.

3 anos atrás

Parabéns pela matéria, poupar hoje em dia esta cada vez mais dificil, por isso sempre recomendo ter alguém ou uma equipe especializada nesse assunto pra nos auxiliar.