UNIP3, UNIP6 Resultado 2T19: Xiii - Investidor Inglês

UNIP3, UNIP6 Resultado 2T19: Xiii


UNIP3, UNIP6 Resultado 2T19

Saiu ontem o resultado referente ao segundo trimestre da Unipar Carbocloro (UNIP3, UNIP6). E pela queda em suas ações, acho que seus números não vieram nada bons...

Será?

Você pode ver no blog os resultado da Cielo (CIEL3), Weg (WEGE3), Fleury (FLRY3), Lojas Renner (LREN3), Grendene (GRND3), Odontoprev (ODPV3), Engie (EGIE3), Braskem (BRKM5), Lojas Americanas (LAME4), M. Dias Branco (MDIA3), Magazine Luiza (MGLU3) e Kroton Educacional (KROT3).


Unipar Carbocloro (UNIP3, UNIP6) Resultado 2T19


Mais uma vez usando como base da analise o livro: - Investindo para Vencer, vejamos como se saiu a Unipar Carbocloro no segundo trimestre de 2019.

Logo, vamos começar a análise do balanço referente ao 2T19 da UNIP3, UNIP6 pela sua produtividade. Para isso vamos direto na página -  Demonstração do Resultado nas DFs Consolidadas.

Nesta página temos uma visão de como anda sua produtividade. E para termos esta visão, basta montar sua margem bruta. (O livro ensina como fazer isso)

Logo temos;

  • 2T2019: 27%
  • 2T2018: 37%

Bela queda hein?

A receita liquida da Unipar Carbocloro caiu cerca de -15% na comparação entre os trimestres. E seus custos não caíram com a mesma intensidade ao anotar -1,5%.

Agora vejamos como se saiu seu lucro operacional.

Para isso, anote os valores do Resultado Antes do Resultado Financeiro e dos Tributos, também conhecido como EBIT.

Depois vá para a página Demonstrativo de Fluxo de caixa. Nela anote os valores de Depreciação e amortização.

Some-os e você chegará no EBITDA.

Se seguiu os passos acima, percebeu que o EBITDA da Unipar caiu 46% na comparação.

Dito isso, seu lucro operacional, caiu -36% entre os períodos.

E quanto a geração de caixa da Unipar Carbocloro?


Resultado segundo trimestre 2019 UNIP3, UNIP6

Vamos ver como se saiu o indicador FCL CAPEX, cara que nos mostra o quanto a empresa gerou de dinheiro após descontado o investimento em imobilizado e intangível.

Para chegar neste indicador, você precisa ir até a página Demonstração do Fluxo de Caixa. Anote os valores do Caixa Líquido Atividades Operacionais e Aquisição de imobilizado e intangível.

Voltando, com os valores anotados, basta soma-los e chegaremos ao FCL CAPEX. Logo temos;

  • 2T19:  108.006
  • 2T18:  294.981

Como podemos ver,  a empresa gerou menos dinheiro no período.

Agora vamos até o Balanço Patrimonial Ativo ver como anda o caixa da empresa. Nesta página, some os valores de Caixa e Equivalente de Caixa e Aplicações financeiras.

Se os somou, notou que o caixa da Unipar caiu de cerca de 280 milhões na comparação com o quarto trimestre do ano passado.

E quanto a sua dívida? Será que subiu?

Endividamento


Na página Balanço Patrimonial Passivo, temos uma noção das dívidas da empresa. E isso se dá através dos Empréstimos e Financiamentos.

Some-os e chegará na dívida bruta da empresa. Para chegar na dívida líquida, basta subtrair a divida bruta da soma entre caixa e aplicações financeiras vistas no balanço patrimonial ativo.

Se seguiu os passos até aqui, notou que a divida bruta da empresa caiu cerca de 237 milhões. Mas devido a queda em seu caixa, sua divida liquida aumentou para 215 milhões.

Conclusão


Nessa visão rápida do balanço da Unipar, observamos uma queda generalizada. Tudo caiu. A única coisa boa da queda foi a divida.

Porque o restante...

E você, conseguiu ver algo de bom neste balanço?

Comente!


Não custa lembrar que isso é apenas um estudo inicial, passando longe de ser recomendação de compra/venda!




See ya!
UNIP3, UNIP6 Resultado 2T19: Xiii UNIP3, UNIP6 Resultado 2T19: Xiii Reviewed by Investidor Inglês on 11:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.