ODPV3 Resultado do 2T19: Mercado não gostou não... - Investidor Inglês

ODPV3 Resultado do 2T19: Mercado não gostou não...


ODPV3 Resultado do 2T19

Uma ação que já figurou em minha carteira divulgou seu balanço referente ao segundo trimestre de 2019.

Essa ação é a Odontoprev - ODPV3.

Conhecida como ação reloginho, vi a pouco sua cotação caindo mais de 4%. Logo isso me fez ver como essa empresa se saiu no trimestre.

Vejamos.

Você pode ver no blog os resultado da Cielo (CIEL3), Weg (WEGE3), Fleury (FLRY3) e Lojas Renner (LREN3) e Grendene (GRND3).

Odontoprev (ODPV3) Resultado 2T19=


De forma bem rápida, vejamos como anda a produtividade da Odontoprev. Para isso, pego o resultado bruto e divido pela receita liquida. Logo temos;

  • 2T19: 52,5%
  • 2T18  52%

Se você ir no balanço da empresa, note que a receita subiu na comparação entre os trimestres. Mas os custos também subiram. O bom que não chegaram a impactar a produtividade.

Agora vejamos seu lucro operacional. E isso eu observo montando a margem EBITDA. E o lucro operacional da Odontoprev caiu quase 1,5% na comparação entre trimestres.

E olha que o EBITDA foi maior neste segundo trimestre de 2019.

Geração de caixa da Odontoprev.


Uso o indicador FCL CAPEX para ver o quanto de dinheiro a empresa fez. Para monta-lo você soma o caixa liquido de atividades operacionais com a aquisição de imobilizado e intangível.

Esses dados você encontra na página Demonstração de Fluxo de Caixa. Bom, no caso da Odontoprev, observo aumento na geração de caixa.

Veja;

  • 2T19:  191 mi
  • 2T18:  83 mi

Depois de observar o belo aumento na geração de dinheiro, vejamos com anda o caixa da empresa. Na comparação entre segundos trimestres, houve uma pequena queda no caixa.

E quando a sua dívida?


A Odontoprev não tem dívidas.

Conclusão


Não achei ruim seu balanço a ponto dessa queda toda. Mas, sou um mero investidor amador. Talvez algo tenha passado despercebido nessa minha rápida análise.

Depois vou perguntar para os universitários o que viram de diferente no balanço da Odontoprev.

Por que olha, produtividade ok, EBITIDA cresceu, geração de caixa dobrou...

O que será que desanimou o mercado não?


Não custa lembrar que isso é apenas um estudo inicial, passando longe de ser recomendação de compra/venda!




See ya!
ODPV3 Resultado do 2T19: Mercado não gostou não... ODPV3 Resultado do 2T19: Mercado não gostou não... Reviewed by Investidor Inglês on 15:58 Rating: 5

3 comentários:

Tecnologia do Blogger.