EGIE3 2T19: E a Engie, como se saiu no segundo trimestre?

Uma ação queridinha da minha carteira divulgou seu balanço agora a pouco referente ao resultado do segundo trimestre de 2019.

Essa ação é a Engie (ex-Tractebel) – EGIE3.

Vamos ver como se saiu essa cia elétrica.

Você pode ver no blog os resultado da Cielo (CIEL3), Weg (WEGE3), Fleury (FLRY3) e Lojas Renner (LREN3), Grendene (GRND3) e Odontoprev (ODPV3).

EGIE3 2T19

De forma bem rápida, vejamos como anda a produtividade da Engie. Para isso, pego o resultado bruto e divido pela receita liquida. Logo temos;

  • 2T19: 43%
  • 2T18  52%

Se você ir no balanço da empresa, note que a receita segue estável na comparação entre os trimestres. Já os custos não, pois subiram.

Agora vejamos seu lucro operacional. E isso eu observo montando a margem EBITDA. E o lucro operacional da Engie caiu quase 7% na comparação entre trimestres.

Geração de caixa da Engie

Uso o indicador FCL CAPEX para ver o quanto de dinheiro a empresa fez. Para monta-lo você soma o caixa liquido de atividades operacionais com a aquisição de imobilizado e intangível.

Esses dados você encontra na página Demonstração de Fluxo de Caixa. Bom, no caso da Engie, observo aumento na geração de caixa.

Veja;

  • 2T19:  780 mi
  • 2T18:  428 mi

Hmm, será que vem dividendos gordos por ai? Na torcida!

Agora vejamos com anda o caixa da empresa. Dando um pulo rápido na página Balanço Patrimonial Ativo, note a boa queda no caixa da empresa.

E quando a sua dívida?

Visitando a página Balanço Patrimonial Passivo, some os empréstimos e financiamentos e compare os trimestres. Note que as dívidas da Engie subiram.


É, neste trimestre tivemos queda na margem bruta, queda no EBITDA no caixa…

O lado bom do balanço referente ao 2T19 da EGIE3 foi sua geração de caixa (dividendos?).

Lembrando que sou um mero investidor amador. Talvez você tenha gostado de algum ponto que não comentei nessa breve análise.

E você, o que tem a dizer sobre o resultado dessa empresa?

Não custa lembrar que isso é apenas um estudo inicial, passando longe de ser recomendação de compra/venda!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments