Governo libera saques do FGTS de 500 reais. E ai, vai sacar? - Investidor Inglês

Governo libera saques do FGTS de 500 reais. E ai, vai sacar?


Depois de tantos rumores sobre a liberação do saque do FGTS, eis que enfim, tivemos a confirmação do mesmo.

Confira abaixo as regras para o saque;

  • Saque de R$500,00 por conta (ativa e inativa e independente de quantas contas o cidadão tiver)
  • Saque anual
  • Aumento da distribuição dos lucros do fundo de 50% para 100%
  • Uso antecipado do FGTS para empréstimos. 

Mais detalhes sobre os pontos acima você pode conferir neste link.

Agora com a medida anunciada, vamos conversar sobre o saque de 500 reais.

Calendário de saque dos 500 reais do FGTS


Governo libera saque de 500 reais do FGTS
Fonte imagem: Correio24horas

Se você tem conta na Caixa, poderá receber os 500 reais por conta ativa ou não (O Investidor Inglês irá receber 503 reais hehe) conforme o calendário abaixo;

  • Nascidos em Janeiro, Fevereiro, Março e Abril:    13/09/2019.
  • Maio, Junho, Julho e Agosto:                                         27/09/2019.
  • Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro:          09/10/2019.

Para quem não tem conta na Caixa, o calendário é este aqui;

  • ​Janeiro:              18 out 2019
  • ​Fevereiro:          25 out 2019
  • Março:                08 nov 2019
  • ​Abril:                   22 nov 2019
  • ​Maio:                   06 dez 2019
  • ​Junho:                18 dez 2019
  • ​Julho:                 10 jan 2020​
  • ​Agosto:               17 jan 2020
  • ​Setembro:         24 jan 2020
  • ​Outubro:            07 fev 2020​
  • ​Novembro:        14 fev 2020​
  • ​Dezembro:        06 mar 2020

Lembrando que este dinheiro cairá automaticamente em sua conta. Para rejeitar você terá que entrar em contato com a Caixa seja através do site, Internet Banking, aplicativo do FGTS ou telefone.

Qual é a desvantagem de sacar FGTS de 500 reais?


Qual é a desvantagem de sacar FGTS de 500 reais?

Me perguntaram recentemente qual a desvantagem em sacar estes 500 reais. Sinceramente não consigo ver desvantagem. Mas posso citar o fato de que você terá 500 reais a menos por conta quando for sacar integralmente!

Claro, isso se você não optar pelo saque anual do FGTS. Pois ai, deixa de fazer sentido a desvantagem acima.

Lembrando novamente que os 500 reais não estão limitados a seu CPF, e sim quanto você tem em conta e quantas contas tem.

Se tiver 4 contas com 500 reais cada, irá sacar 2000 reais!

*Esse é o motivo do Investidor Inglês sacar 503 reais hehe


E ai, vai sacar? O que fazer com os 500 reais do FGTS?


Disse quando fiz este post que tinha muita convicção que grande parte dos leitores deste blog, dirão que sim, efetuarão o saque do FGTS se assim for permitido.

Agora com estas regras, tenho lá minhas dúvidas... 😀😀😀

Bom, se tem algo que não mudo, é sobre deixar uma quantia parada rendendo tão pouco. Continuo com a opinião de que fazer isso é literalmente jogar dinheiro fora.

E nós que estamos sempre em busca de otimizar nosso dinheiro, seja usando dicas de como economizar ou como melhorar como investidor, não faz sentido não sacar nosso FGTS.

Logo refaço a pergunta acima;

O que pretende fazer com o dinheiro?


O que fazer com os 500 reais do FGTS

Sei que é uma pergunta bem pessoal. Mas já tem uma ideia do que vai fazer? Vai pagar alguma dívida, comprar alguma coisa, ou vai investir?

Apesar da baixa quantia, os 500 reais podem ser o inicio da sua jornada no mundo dos investimentos. Se engana quem pensa que para investir é preciso muito dinheiro. Eu mesmo comecei com pouco dinheiro na bolsa de valores...

Com os 500 reais você já pode dar seu primeiro passo!

Se fosse liberado todo o dinheiro retido no fundo, o Investidor Inglês certamente colocaria se não tudo, uns 99% em Tesouro Selic.

O 1% vagabundo vai para alguma maldade...

Brincadeiras a parte, se fosse permitido o saque TOTAL do FGTS, pretendia colocar de 90% para cima no Tesouro Selic.

A ideia era reforçar a Reserva de Emergência. Agora com filho sei que preciso mais do que nunca ter um bom montante guardado.

Mas já que serão só quinhentinhos, estou em dúvida sobre o que fazer.

Não sei se coloco um pouco mais em VRTA11, se compro VVAR3 para ver o que dá...

Também penso em guardar a quantia para uma novidade no blog que pretendo iniciar no próximo ano.

É pouco para o que estou pretendendo fazer, mas ajuda. 😅😅😅

Ainda estou na dúvida sobre o que fazer. E você, já tem definido como vai usar os 500 reais do FGTS?




See ya!
Governo libera saques do FGTS de 500 reais. E ai, vai sacar? Governo libera saques do FGTS de 500 reais. E ai, vai sacar? Reviewed by Investidor Inglês on 12:15 Rating: 5

38 comentários:

  1. Felizmente 99% da população brasileira não é como vc e vai é torrar tudo, se todo mundo fosse investir o plano de aquecer a economia através desse artifício iria pelo ralo!rs Brincadeira a parte acho que o governo está realmente contando que a galera vai é ou pagar dividas ou gastar... o meu está zerado então não poderei colaborar.

    Sr.IF
    www.srif365.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha boa! E vamos ver se a galera irá fazer isso. Montar uma reserva de emergência sei que é para poucos mesmo. Acredito que boa parte vá gastar! rs

      Olha, pensando por um outro lado, dá até para tentar aproveitar o momento. hehe

      Quem sabe não dê para lucrar com esse movimento. Se pensar em algo depois compartilho aqui.

      Valeu pela visita Sr IF!

      Excluir
  2. Olá, Investidor Inglês!
    Assim como você, vou colocar o pouco que tenho na reserva de emergência.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. o pessoal vai gastar no churrasco, mas vai ficar devendo a cerveja

    abc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ia dizer o contrário. Mas você está certo, ficarão devendo a cerveja rs

      Abraço!

      Excluir
  4. Fgts nem deveria existir. É mais uma jabuticaba brasileira. E se o cara torrar toda a grana é problema dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você! Tiram uma parte do nosso salário com a jocosa desculpa de "é para protege-los de vocês mesmo"

      E com certeza! Cada um faz o que quer com o seu dinheiro.

      Excluir
    2. eu já acho que se não existisse o salário continuaria baixo e só haveria almento de lucro do patrão bom pelo menos no brasil com á mentalidade atual

      Excluir
    3. bsd, eu também tenho boa convicção de que aconteceria isso se retirassem o FGTS agora. Hoje, ao extinguir o FGTS acredito que mais de 90% (visão otimista) não repassaria essa quantia para o empregado.

      Estou passando por algo que pretendo abordar no próximo post. E tem muito a ver com esse papo de agora.

      Excluir
    4. "Tiram uma parte do nosso salário" - errado, quem paga o FGTS é o empregador. E se ele não repassaria o dinheiro ao empregado (segundo vc mesmo, 90% não faria isso), o que mudaria em nosso salário?

      melhor ter o FGTS (mesmo rendendo uma merreca) do que não ter nada. uma hora o cara acaba sacando.

      Excluir
    5. Anônimo, quem paga nosso salário é o empregador kkk E sim, acredito que boa parte deixaria de pagar isso se não fosse obrigado.

      Quanto a pergunta, não mudaria nada. O que mudaria é que deixaríamos de ter essa grana em caso de demissão ou no caso de agora, sacar se liberado.

      Excluir
  5. Vou usar para quitar parte de uma dívida. Se fosse liberado o FGTS integral conseguiria quitar tudo, uma pena. Depois vou criar minha reserva de emergência. Ai somente depois disso é que vou dar inicio aos investimentos reais para a aposentadoria. Penso em 50% para renda variável e 50% para renda fixa.

    Ass: Um blogueiro deslogado rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá blogueiro deslogado,

      Bom, eu não vou abater dividas pois a minha principal não quita nem se liberassem tudo. Então, vou deixar 90% como reserva. O resto faço alguma maldade rs

      Excluir
  6. Como esse governo não tem projeto de longo prazo aí veio com essa do FGTS. Não vai resolver nada, o pessoal está super-endividado tendendo ao infinito. Quem foi demitido e não acha emprego já sacou tempos atrás...
    Eu vou sacar o máximo que puder, TD Selic é uma boa pra ele, afinal, era um dinheiro que era meu mas não era meu, bom... melhor continuar assim e só usar em caso de demissão...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem isso Chinaski, o FGTS é um dinheiro que é nosso e ao mesmo tempo não é rsrs

      E sim, a ideia da reserva é justamente para usar somente em caso de demissão.

      Excluir
  7. Essa liberação não acaba com a "reserva de emergência" pois tem os 40% multa e o seguro desemprego.
    Na minha concepção nem deveria existir uma vez que todos saem prejudicados , o empregado não busca coisa melhor, fica provocando demissão para ser mandado embora e receber os direitos".
    O patrão fica com dinheiro imobilizado provisionando os 50% do FGTS de uma possível demissão,geralmente empresas pequenas sempre se lascam no fim do ano com empréstimos.Ou seja mundo perde so não os bancos que ganham dinheiro "gratis" pra emprestar o próprio dinheiro do trabalhador pra ele mesmo kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. quando um pobre é mandado embora é a chance de comprar o barraco na favela ou fazer a tão sonhada obra na casa sei do sofrimentos das empresas pequenas e sei das barreiras inclusiveis que as empresas grande coloca para vender produtos de marca desconhecidas ou cobrando para expor os produtos na sua loja fazendo verdadeiros cartéis o mercado também não é nenhum bonzinho única coisa de boa que pode acontecer se tirar é diminuição dos preços e acarretar menos falências das empresas pequenas ou talvez grandes empresas crescerem ainda mais no caso falindo as pequenas pois vai ter maior quantidade de dinheiro para possiveis descontos ou abrir novas filiais ferrando comércio de bairro

      Excluir
    2. É Soldado, bancos sempre ganham haha

      Você tem razão, ainda resta a multa de 40%. Quanto a existência, acredito que sem ela ajudaria e muito quem quer começar a empreender, quem tem um pequeno e médio negócio.

      Por outro lado, o pobre como bem citado pelo bsd de inicio sofreria. Mas se pensarmos que a medida ajuda os negócios, no médio prazo esse mesmo pobre pode ser "recompensado", seja com um emprego melhor ou quem sabe até com sua própria empresa.

      Excluir
  8. Infelizmente não tenho mais nada no FGTS, saquei tudo da ultima vez que liberaram.
    Se tivesse eu tbm colocaria quase tudo em Tesouro Selic e tlvz algum CDB melhorzinho ai.
    Abcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está difícil achar esse CDB hein AA40 rs

      Abraço!

      Excluir
    2. Sim mas teoricamente qualquer CDB que pague acima de 100% CDI já bate o Tesouro Selic já que ambos tem IR. Ai é ver a questão dos prazos. Abcs

      Excluir
  9. Muito estranha essa "bondade" do governo....
    Será que não é para desviar a atenção da reforma tributária que pelo jeito terá uma cpmf duplicada? Ou para gerar um aquecimento artificial e meteórico da economia? Depois do adjetivo que o ministro da economia usou em relação aos investidores de RF, o que esperar?
    Nem sei quanto tenho, só sei que é pouco, mas acho que vou de LCI. TD está pagando pouco demais e tem IR. O TD selic está em 6,5%¨, quase o mesmo da poupança antiga e ainda tem IR...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é "bondade", é uma forma que acreditam dar um "up" na economia. Ou como você citou, gerar um aquecimento artificial.

      Eu não vi essa fala do ministro, mas penso eu que o motivo é porque ele quer que retirem a grana dos investimentos e comecem a fazer negócios!

      Mas como fazer isso no Brasil, onde leis são alteradas a toda hora, burocracia gigante pela própria natureza, impostos e mais impostos e mais impostos...

      Ele deveria lembrar disso antes de criticar quem não se mete a empreender aqui.

      Sobre o TD, é verdade 6,5 - IR. Porém, não resta muita opção. É fato que vez ou outra no Sofisa Direto aparece LCI pagando 90, 92. Nesse caso pode ser uma boa mesmo.

      Excluir
  10. Cara, a ideia é boa mas a galera vai gastar de forma errada. Se a galera pegasse e investisse, empreendesse ,fizesse cursos ou qualquer forma pra girar e agregar em algo era FODA. Problema é o povo pegar e parcelar uma televisão nova no carnê da casas bahia ou meter aquele churrascão pra comemorar..
    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dividendos, se gastarem dessa forma "errada", o governo agradecerá e muito. Tudo o que eles não querem é que a liberação migre o dinheiro para renda fixa, renda variável.

      O problema que enxergo é outro. Vou tentar fazer um post contando isso.

      Abraço!

      Excluir
  11. vou sacar e investir. Inicialmente estou pensando em separar 20% RV e 80% RF. Mas a RF tá desanimadora.!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem fale em desânimo quanto a RF rsrs

      Está triste mesmo viu

      Excluir
  12. RF morreu, só é melhor que deixar dinheiro embaixo do colchão, esqueçam RF como investimento.

    ResponderExcluir
  13. Se o governo liberar vou dar um incremento em Fundo imobiliário e ter um retorno mensal maior, outra parte vou deixar em liquidez. Infelizmente grande parte da população vai pegar o dinheiro e gastar com bens de consumo retornando assim parte para o governo em forma de imposto, para essas pessoas é o governo dando com uma mão e tirando com a outra. O pobre sorrindo como sempre e agradecendo os governantes pela tv 4 K que ele lhe proporcionou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Helpdesk, tem algum fundo de preferência?

      Já quanto a população, não vejo problema em gastarem com bens de consumo. Afinal, é essa a ideia mesmo.



      Excluir
  14. Eu zerei minhas contas quando vim para o Canada para amortizar meu credito imobiliario no Brasil. Realmente a grande massa ou ira torrar tudo ou pagar contas em atraso, dado que o nivel de endividamento da populacao esta atingindo niveis historicamente altos.

    Abs!
    www.executivoinvestidor.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo. E sobre a grande massa, como você disse, alguns torrarão outros pagarão dividas.

      Se isso acontecer o governo ficará feliz hehe

      Abraço!

      Excluir
  15. Com essa mudança na distribuição dos lucros e levando em consideração o IR, o FGTS tende a render mais que o tesouro SELIC. Ou tem alguma outra coisa que eu não percebi?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Render mais que o Tesouro Selic ainda não Sr Disciplina. Se os juros continuarem caindo daqui a pouco creio que isso seja verdade. Mas hoje não vejo isso.

      Qual foi a conta que fez?

      Excluir
    2. SELIC está a 6% aa. Coloca pelo menos 15% de IR em cima cai pra pouco mais de 5%.
      Com a distribuição dos lucros do FGTS, a rentabilidade vai ficar por volta de 6% isento de IR.
      Esse foi meu pensamento. Não sei se tem alguma pegadinha embutida.
      Também sei que esse lucro é variável e pode ser menor em anos futuros, por outro lado, a SELIC também pode baixar mais ainda.

      Excluir
    3. Essa é uma parte que não entendo Sr Disciplina. Será que chega a 6% os rendimentos do FGTS?

      Eu acho que tem alguma pegadinha. Vou tentar descobrir se tem.

      Excluir

Tecnologia do Blogger.