Tempo é dinheiro? Cuidado com as más decisões!

Você já ouviu a famosa frase “tempo é dinheiro”, não é mesmo?

Frase que gostamos de traduzir para o inglês Time is money para nos sentirmos bons, inteligentes e algum outro adjetivo que queira usar.

Mas já parou para pensar no sentido desta frase? Sabemos que ela é usada no sentido de não perder tempo, pois estaríamos perdendo dinheiro com isso.

Contudo, tem um problema nisso que quero discutir com você ao longo deste texto.

Tempo é dinheiro? Sim ou não?

tempo é dinheiro

Tempo é muito mais valioso do que dinheiro. Logo atribuir um valor monetário ao seu tempo pode ser problemático.

Pois se você é como a maioria das pessoas, provavelmente se sente constantemente ocupado.

No entanto, uma pesquisa (se sabe inglês você pode lê-la aqui.) descobriu que as pessoas superestimam significativamente o quão ocupadas elas realmente são.

Esse estudo, por exemplo, descobriu que os indivíduos que estimavam trabalhar mais de 75 horas por semana estavam errados em cerca de 25 horas.

Uma explicação para o erro acima segundo alguns experts, é determinar o valor do nosso tempo baseado em dinheiro.

… à medida que ganhamos mais por hora do que costumávamos, entendemos que essa hora fica mais valiosa e mais escassa do que antes.

Então, quando temos que “gastar” essa hora, parece que estamos gastando mais… Em algum momento, acreditamos que tempo é dinheiro.

E quando comparamos os dois conceitos, reforçamos a ideia de que ambos são escassos.

Nós nos tornamos frugais com nosso dinheiro e nosso tempo, apesar do fato de que provavelmente temos ambos em maior abundância.

A mentalidade acima perpetua o “culto do ocupado” (em breve post explicando). Além disso, reforça uma mentalidade de escassez.

Por que colocamos preço no tempo?

dúvida

O tempo é inestimável, mas colocamos um preço nele para nos ajudar a quantificá-lo e, ao quantificá-lo, achamos que podemos comprar mais, por isso estamos constantemente nos atualizando.

No entanto…

Acreditar que tempo é dinheiro faz com que alguns outros comportamentos prejudiciais alterem suas mentes.

Por um lado, é menos provável que doemos o nosso tempo quando pensamos que nossas horas são mais valiosas.

Quando podemos ganhar R$1000,00 a hora, fica difícil nos convencermos a doar essa hora para uma instituição de caridade, embora seja uma ótima maneira de fazer você feliz e, incrivelmente, fará com que você sinta que tem mais tempo também! 

Além disso, quando você começa a ver suas horas limitadas em termos de um valor monetário, ficamos menos propensos a fazer coisas como reciclar.

Afinal, não vale nosso precioso tempo.

Fonte: How time is money can lead to bad decisions?


Postei os resultados da carteira fórmula mágica e a atualização do meu patrimônio. Já conferiu?  Também postei uma análise sobre uma empresa agrícola e não vi seu comentário nele. O que acha dessa empresa?

See ya!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of

12 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
AA40
4 anos atrás

Muito verdade isso II. Principalmente no Brasil, o cara acha que trabalha demais, ai vc para para descontar as horas no cafezinho, intervalo de almoco (que não tem nos EUA por exemplo), mais café, chegar atrasado, sair mais cedo, tempo gasto navegando em sites de besteira no trabalho e no final aposto que vc não trabalha mais do que ninguem. Quiça na média. Abcs

4 anos atrás

Acho que é válido pra atividades em que se ganha por trabalho, por exemplo uma empreitada de carpintaria. No Brasil somos pagos de modo mais ou menos fixo, então enrolamos ao máximo com a desculpa que a pressa é inimiga da perfeição.

Também é boa pra fazer um enrolado chegar logo ao ponto, porque em última instância, sim, tempo é dinheiro.

SOLDADO DO MILHAO
4 anos atrás

Ótima abordagem , as vezes deixamos de fazer coisas pq simplesmente não vale a pena gastar tempo naquilo mesmo gere prazer.. fiz um bar de madeira comprei verniz madeira lixas e fiz gastei muito tempo que se comparado ao valor de um similar no mercado seria mais comodo e barato comprar um na loja.Mas a sensação de ter feito é muito boa.

4 anos atrás

Caramba Inglês, falou tudo..
Realmente é isso que acontece.
Parabéns pelo post!!

4 anos atrás

Investidor Inglês, Seu post é muito interessante, ainda mais em uma época na qual o ócio é visto como algo tão negativo. "O tempo é inestimável, mas colocamos um preço nele para nos ajudar a quantificá-lo e, ao quantificá-lo, achamos que podemos comprar mais, por isso estamos constantemente nos atualizando."E no final percebe-se que isso é impossível. Ou no máximo, acredito que os resultados alcançados fiquem muito abaixo do esperado. Quanto mais nos conhecermos, sabermos quais são nosso reais objetivos – e não os da sociedade e da mídia – menos propensos estaremos a nos iludir com a corrida de… Read more »

4 anos atrás

It is not good to live and work only for money.The one who does so misses many other things in life.In my view, sharing money than caring it,gives meaning to life and money making. I would say time is life not money. http://bit.ly/2IGlgXT This link will help you to prepare your self to utilize time and opportunity in a profitable way