UGPA3 1T19: Vejamos como se saiu a Ultrapar!

Continuando com os resultados do primeiro trimestre, hoje temos na tela o 1T19 da UGPA3.

Assim, vejamos como se saiu a Ultrapar. Será que “deu bom” seu balanço?

Você pode ver no blog os resultados de Magazine Luiza, EGIE3, TUPY3, SQIA3, entre outras, vejamos como se saiu a Ultrapar (UGPA3).

UGPA3 1T19

Ao abrir o balanço referente ao 1T19 da UGPA3, vamos direto para a Demonstração do Resultado nas DFs Consolidadas como de costume, OK?

Nesta página temos uma visão de como anda sua produtividade. Para isso, basta montar sua margem bruta.

Logo temos;

  • 1T2019: 7%
  • 1T2018: 7,3%

A receita liquida da Ultrapar não cresceu na comparação entre trimestres. Já os custos aumentaram impactando assim sua produtividade. Mas, dá até para dizer que ela se manteve estável.

Agora vejamos como se saiu seu lucro operacional.

Para isso, anote os valores do Resultado Antes do Resultado Financeiro e dos Tributos, também conhecido como EBIT.

Depois desça a página até encontrar o Demonstrativo de Fluxo de caixa. Nela anote os valores de Depreciação e amortização.

Some-os e você chegará no EBITDA.

Se seguiu os passos acima, percebeu que o EBITDA da Ultrapar subiu mais de 200 milhões na comparação. Com isso, seu lucro operacional, subiu de 2% para 3% entre os períodos.

E quanto a geração de caixa da Ultrapar?

ugpa3 1t19

Vamos ver como se saiu o indicador FCL CAPEX, cara que nos mostra o quanto a empresa gerou de dinheiro após descontado o investimento em imobilizado e intangível.

Para chegar neste indicador, você precisa ir até a página Demonstração do Fluxo de Caixa. Anote os valores do Caixa Líquido Atividades Operacionais e Aquisição de imobilizado e intangível.

Voltando, com os valores anotados, basta soma-los e chegaremos ao FCL CAPEX. O da Ultrapar ficou assim;

  • 1T19:  248
  • 1T18: -468

Interessante! Temos caixa para pagar dividendos. Será?

Agora vamos até o Balanço Patrimonial Ativo ver como anda o caixa da empresa. Nesta página, observe que o caixa da UGPA3 caiu mais de 500 milhões na comparação com o quarto trimestre do ano passado.

E quanto a sua dívida?

Vejamos.

Endividamento

Na página Balanço Patrimonial Passivo, temos uma noção das dívidas da empresa. E isso se dá através dos Empréstimos e Financiamentos.

Some-os e chegará na dívida bruta da empresa. Para chegar na dívida líquida, basta subtrair a divida bruta da soma entre caixa e aplicações financeiras vistas no balanço patrimonial ativo.

Se seguiu os passos até aqui, notou que tanto a divida bruta quanto a divida liquida aumentaram.

Logo em resumo, observamos que o EBITDA da Ultrapar subiu, receita liquida estável, custos subiram e mais do que a receita, assim fazendo sua produtividade diminuir.

Mas pouca coisa como observado.

Além dos pontos acima, a divida liquida da empresa aumentou. Ponto para ficarmos de olho!

Contudo, apesar do lucro líquido ter dado um belo salto na comparação entre os trimestres, a divida da empresa cresceu cerca de 2 bilhões.

Não custa lembrar que isso é apenas um estudo inicial, passando longe de ser recomendação de compra/venda!

See ya!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of

3 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Anônimo
4 anos atrás

Interessante! Contudo e bom lembrar que o resultado de 2018 tem a multa que a empresa sofreu com a nao venda da Liquigas. Isso acaba distorcendo a margem EBITDA da empresa.Alem disso, o que chama atencao e a divida liquida/ebitda LTM que subiu para 2,65 (vs 2,41x 1t2018). Quando olhamos o cash flow dela, vemos que ela gerou mais caixa operacional, porem mantem o mesmo ritmo de pagamento de dividendos do 1t2018. Nao faria mais sentido para o acionista pagar a divida e com isso reduzir a despesa financeira?Isso nao aumentar a lucratividade da empresa? E o resultado da extrafarma?… Read more »

Anônimo
4 anos atrás

Seria apenas entender sua visao da extrafarma. Queria saber sua opiniao desse braco da empresa que nao vem desempenhando uma boa performance.O que vc acha do setor em questao?
Um grande abraco anon