TUPY3 Resultado 1T19: Mais uma esquecida da bolsa de valores…

TUPY3 1T19

Continuando com os resultados do primeiro trimestre de 2019, você pode ver no blog os resultados de Magazine Luiza, Petrobras, entre outras, hoje trago o resultado 1T19 da TUPY3.

Conhece essa ação? Ela é bem pouco falada por ai.

Agora vamos verificar seu resultado. Follow me!

TUPY3 1T19

Ao abrir o balanço referente ao 1T19 da TUPY3, vamos direto para a Demonstração do Resultado nas DFs Consolidadas como de costume, OK?

Nesta página temos uma visão de como anda sua produtividade. Para isso, basta montar sua margem bruta.

Logo temos;

  • 1T2019: 13%
  • 1T2018: 16%

A produtividade da empresa foi afetada pelo aumento das despesas. Note que o CPV (Custo sobre produtos vendidos) aumentou na comparação entre os trimestres.

Depois de vermos essa queda na produtividade, vejamos como se saiu seu lucro operacional.

Para isso, anote os valores do Resultado Antes do Resultado Financeiro e dos Tributos, também conhecido como EBIT.

Depois desça a página até encontrar o Demonstrativo de Fluxo de caixa. Nela anote os valores de Depreciação e amortização.

Some-os e você chegará no EBITDA.

Se seguiu os passos acima, percebeu que o EBITDA da nossa fabricante bens industriais caiu. Agora para chegarmos no lucro operacional, você pega o EBITDA e divide pela receita liquida.

Logo temos uma variação negativa de quase 4% na comparação entre os trimestres.

E quanto a geração de caixa da Tupy?

Vamos ver como se saiu o indicador FCL CAPEX, cara que nos mostra o quanto a empresa gerou de dinheiro após descontado o investimento em imobilizado e intangível.

Para chegar neste indicador, você precisa ir até a página Demonstração do Fluxo de Caixa. Anote os valores do Caixa Líquido Atividades Operacionais e Aquisição de imobilizado e intangível.

Voltando, com os valores anotados, basta soma-los e chegaremos ao FCL CAPEX. O da Tupy ficou assim;

  • 1T19: -52.610
  • 1T18: -20.171

Logo nossa empresa gerou muito menos dinheiro na comparação entre os trimestres.

Agora vamos até o Balanço Patrimonial Ativo ver como anda o caixa da empresa. Nesta página, observe que o caixa da TUPY3 caiu na comparação com o quarto trimestre do ano passado.

E quanto a sua dívida?

Vejamos.

TUPY3 1T19: Endividamento

Na página Balanço Patrimonial Passivo, temos uma noção das dívidas da empresa. E isso se dá através dos Empréstimos e Financiamentos.

Some-os e chegará na dívida bruta da empresa. Para chegar na dívida líquida, basta subtrair a divida bruta da soma entre caixa e aplicações financeiras vistas no balanço patrimonial ativo.

Se seguiu os passos até aqui, notou que a divida bruta e principalmente a divida liquida da TUPY3 aumentou.

Conclusão

Nessa visão rápida do balanço da Tupy, observamos que o EBITDA da empresa caiu, receita liquida subiu mas acabou sendo afetada pelo aumento dos custos refletindo assim em sua produtividade.

Além dos pontos acima, a divida da empresa aumentou, chegando a quase 900 milhões de divida líquida.

É meus caros, mais um resultado trimestral publicado por aqui onde o cenário se repete. Perda de produtividade, EBITDA menor, geração de caixa fraco ou negativo, aumento de dividas…

Não tá fácil para ninguém!

Vamos aguardar o resultado do segundo trimestre. Pois o anual de 2018 da Tupy em minha opinião foi muito bom. A empresa apresentou seu maior EBITDA entre o período de 2013 a 2018, o FCL CAPEX também foi o maior dentre o período ao anotar a bagatela de 400 milhões…

Eu achei interessante seus números. E você, já avaliou a TUPY3? Deixe seu comentário!

Não custa lembrar que isso é apenas um estudo inicial, passando longe de ser recomendação de compra/venda!

Postei na sexta-feita um estudo mostrando o porquê você deve diversificar sua carteira de ações. Já conferiu? Caso não, veja meu estudo aqui.

See ya!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments