TAEE11 Resultado 1T19: Faltou publicar essa cia elétrica! - Investidor Inglês | Rumo a Independência Financeira

TAEE11 Resultado 1T19: Faltou publicar essa cia elétrica!


TAEE11 Resultado 1T19

Chegando ao fim dos resultados do primeiro trimestre de 2019, você pode ver no blog os resultados de Magazine Luiza, EGIE3, EZTC3, UGPA3, entre outras, faltou a publicação da Taesa (TAEE11).

Follow me!


TAEE11 Resulado 1T19


Ao abrir o balanço referente ao 1T19 da TAEE11, vamos direto para a Demonstração do Resultado nas DFs Consolidadas como de costume, OK?

Nesta página temos uma visão de como anda sua produtividade. Para isso, basta montar sua margem bruta.

Logo temos;

  • 1T2019: 76%
  • 1T2018: 88%

A receita liquida da Taesa subiu um pouco na comparação entre trimestres. Já seus custos de bens e/ou serviços vendidos, aumentaram bem impactando assim sua produtividade. Agora vejamos como se saiu seu lucro operacional.

Para isso, anote os valores do Resultado Antes do Resultado Financeiro e dos Tributos, também conhecido como EBIT.

Depois desça a página até encontrar o Demonstrativo de Fluxo de caixa. Nela anote os valores de Depreciação e amortização.

Some-os e você chegará no EBITDA.

Se seguiu os passos acima, percebeu que o EBITDA da Taesa caiu quase 100 milhões na comparação. Com isso, seu lucro operacional, sua margem EBITDA que era de 99% no 1T18, caiu para 75% no 1T19.

E quanto a geração de caixa da Taesa?


Geração de Caixa TAEE11

Vamos ver como se saiu o indicador FCL CAPEX, cara que nos mostra o quanto a empresa gerou de dinheiro após descontado o investimento em imobilizado e intangível.

Para chegar neste indicador, você precisa ir até a página Demonstração do Fluxo de Caixa. Anote os valores do Caixa Líquido Atividades Operacionais e Aquisição de imobilizado e intangível.

Voltando, com os valores anotados, basta soma-los e chegaremos ao FCL CAPEX. O da Taesa ficou assim;

  • 1T19:  170
  • 1T18:  227

Apesar de ter gerado menos caixa, ao menos ela gerou. Diferente de algumas empresas geradoras de caixa que publiquei ao longo dos dias.

Agora vamos até o Balanço Patrimonial Ativo ver como anda o caixa da empresa. Nesta página, observe que o caixa da TAEE11 segue estável na comparação com o quarto trimestre do ano passado.

E quanto a sua dívida?

Vejamos.

Endividamento


Na página Balanço Patrimonial Passivo, temos uma noção das dívidas da empresa. E isso se dá através dos Empréstimos e Financiamentos.

Some-os e chegará na dívida bruta da empresa. Para chegar na dívida líquida, basta subtrair a divida bruta da soma entre caixa e aplicações financeiras vistas no balanço patrimonial ativo.

Se seguiu os passos até aqui, notou que tanto a divida bruta quanto a divida liquida aumentaram.

Conclusão


Nessa visão rápida do balanço da TAEE11, observamos que o EBITDA da empresa caiu, receita liquida estável, custos subiram e bem mais do que sua receita, assim fazendo sua produtividade diminuir.

Além dos pontos acima, a divida liquida da empresa aumentou. Mais uma empresa que teve sua divida aumentada neste trimestre.

O que está acontecendo não?

Para o Investidor Inglês, balanço bem meia boca esse da Taesa. E você o que achou? Deixe sua opinião a respeito nos comentários!


Não custa lembrar que isso é apenas um estudo inicial, passando longe de ser recomendação de compra/venda!


TAEE11 - Dividendos e Juros sobre Capital Próprio (JCP) 


A Taesa junto a divulgação do resultado do primeiro trimestre de 2019, anunciou o pagamento de dividendos e juros sobre capital próprio.

A data-com é até 17/05/2019, ou seja, você tem até amanhã para se posicionar se quiser receber uns pingados. A quantia total (somados os dividendos e jcps) ficou em;

R$0,28 por ação TAEE11.

A data-ex é 20/05/2019.



Postei na sexta-feita um estudo mostrando o porquê você deve diversificar sua carteira de ações. Já conferiu? Caso não, veja meu estudo aqui.




See ya!
TAEE11 Resultado 1T19: Faltou publicar essa cia elétrica! TAEE11 Resultado 1T19: Faltou publicar essa cia elétrica! Reviewed by Investidor Inglês on 08:49 Rating: 5

4 comentários:

  1. Sua análise é muito perfunctória. Analisar um monte de números secos não significa nada. Talo isso pq quando vc analisou o balanço da ultrapar vc não levou em consideração nada do não recorrente do ano passado, olhando apenas números secos.
    Na taesa algumas concessões caíram o rap pela metade esse ano em função de ser o décimo quinto ano da concessão afetando receita e consequente todas as margens. Além disso, vc tá analisando o resultado pelo ifrs sendo q nesse tipo de empresa o resultado regulatório mostra muito mais como a empresa tá se comportando. Esse tipo de empresa tem receita muito previsível e o mercado já precificou todos esses resultados há muito tempo, ou seja, falar q o resultado foi meia boca e não conhecer nada do case da empresa. No mais, tem de acompanhar as concessões q não estão em operação ainda e acompanhar a participação dela nos leilões de transmissão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Filipe, você tem razão. Minhas análises são superficiais. Em praticamente todas que publiquei aqui apenas entrei no balanço divulgado e apurei os números.

      Se você abrir o post cobrindo os anuais da Kroton, verificará que questionei sua divida ter aumentado. Só depois voltei aqui e publiquei que a divida subiu devido a compra da Somos.

      Sobre a Taesa, agradeço a sugestão.

      Excluir
  2. Gosto muito da TAESA é uma grande geradora de fluxo de livre de caixa, de lucro e dividendos.

    Ótima para a estrategia de dividendos.

    Abraço e bons investimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Dil, a Taesa é uma ótima ação para dividendos.

      Abraço

      Excluir

Tecnologia do Blogger.