GBIO33 1T19: Uma análise da Biotoscana, conhece?

Recebi um pedido para postar uma análise minha sobre a Biotoscana (GBIO33). Conhece essa empresa? 

E antes de publicar tal análise, vou mostrar seu resultado referente ao primeiro trimestre de 2019, que alias, a empresa divulgou hoje antes do pregão. 

Você pode ver no blog os resultados de Magazine Luiza, Petrobras, Locamerica x Movida, EGIE3, MDIA3 entre outras aqui no blog!

Quem é GBIO33?

gbio33 1t19

Antes de analisarmos os números, vejamos o que é essa empresa. Bom. o grupo Biotoscana é representado na bolsa de valores pelo código GBIO33.

Ela é a primeira empresa biofarmacêutica latino-americana que promove a inovação, sendo o resultado da integração bem-sucedida de três sólidas empresas latino-americanas de especialidades farmacêuticas complementares;

Biotoscana, United Medical e LKM

Por meio de um processo de transformação que durou quatro anos, a Companhia construiu uma robusta carteira de produtos farmacêuticos especiais de alta tecnologia. 

Para saber mais sobre esta empresa, consulte sua história através deste link do RI. Agora sim, vamos verificar seu resultado. 

GBIO33: 1T19

Como não achei os dados que costumo conferir no balanço da B3, trago os dados do ITR oficial da empresa que você pode consultar aqui.

E ao abrir o release oficial, me deparo com a margem bruta onde analisamos a produtividade da empresa. Logo temos;

  • 1T2019: 50%
  • 1T2018: 56%

A queda na produtividade foi devido a receita líquida da Biotoscana ter caído de 190 para 149 milhões de reais.

Depois de vermos essa queda na produtividade, vejamos como se saiu seu lucro operacional. Para isso, veja a margem EBITDA.

Logo temos uma variação negativa de 10% na comparação entre os trimestres.

E quanto a geração de caixa do Grupo Biotoscana?

Vamos ver como se saiu o indicador FCL CAPEX, cara que nos mostra o quanto a empresa gerou de dinheiro após descontado o investimento em imobilizado e intangível.

Para chegar neste indicador, você precisa somar o CAPEX (soma de aquisições do imobilizado e intangível) mais o fluxo de caixa operacional.

Após somar estes números chegamos no FCL CAPEX da GBIO33.

  • 1T19: 10,4
  • 1T18: 16,9 *números em milhões

Logo nossa empresa biofarmacêutica gerou menos dinheiro na comparação entre os trimestres.

Agora vamos até o Balanço Patrimonial Ativo ver como anda o caixa da empresa. Na página 25 do release oficial, observe que o caixa da GBIO33 caiu na comparação com o quarto trimestre do ano passado.

E quanto a sua dívida?

Vejamos.

Endividamento

Continuando na página 25 do release oficial, temos uma noção das dívidas da empresa. E isso se dá através das Dividas financeiras e empréstimo.

Some-os e chegará na dívida bruta da empresa. Para chegar na dívida líquida, basta subtrair a divida bruta do caixa visto mais acima.

Se seguiu os passos até aqui, notou que a divida bruta da GBIO33 aumentou. E como seu caixa diminuiu, sua divida liquida aumenta devido a isso.


Nessa visão rápida do balanço da GBIO33, observamos que a empresa perdeu produtividade, o EBITDA caiu, receita liquida caiu, margem do lucro operacional caiu, divida aumentou um pouco…

No release a empresa cita bastante a Argentina, que é um de seus mercados.

Como essa é uma visão bem rápida da empresa, não posso opinar sobre isso. Talvez eu comente no post que farei com mais dados da empresa.

Outra, o pouco que vi de seus números passados (balanço de 2018 e 2017) até que achei interessante ver com mais calma essa empresa biofarmacêutica.

Se você acompanha esta empresa, agradeço se deixar suas impressões sobre ela nos comentários.

Não custa lembrar que isso é apenas um estudo inicial, passando longe de ser recomendação de compra/venda!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments