Aposentar cedo não é tão legal quanto parece…

Este post foi publicado em 2017. Porém, acredito que ele seja de grande valia. Principalmente após o último post do blog do Corey, que aborda alguns aspectos pós Independência Financeira.

Vejamos.


Sei que estamos em busca da Independência Financeira e o titulo deste post “Aposentar cedo não é tão legal quanto parece” soa no minimo estranho. Afinal, muitos pensam em parar de trabalhar ainda jovens para poder usufruir de seu tempo.

Descansar a beira da praia em uma terça-feira, por que não? Entre outras inúmeras coisas que poderia descrever aqui.

Bom, soa estranho mesmo. Mas há razões para isso. Antes de entrar na questão, acredito que você já se perguntou;

Por que o dono da empresa vem trabalhar se já tem um patrimônio suficiente para o manter pelo resto da vida?

Já fez essa pergunta não?

Acredito que também já se pôs no lugar dele, e imaginou-se fazendo as coisas que mencionei no inicio do post.

Nunca fez? Bom, vamos lá!  Permita-se a essa divertida reflexão!

Voltando a realidade, a independência financeira é vislumbrada mais ou menos dessa forma;

We bloggers who write about early retirement and financial independence do a pretty good job outlining the benefits of those goals: additional time with our friends and family, the freedom to pursue activities without the pressure of needing a paycheck, and the security of having a nest egg that can sustain one’s expenses indefinitely. But we do a lousy job seeking out the risks inherent with a huge life change like early retirement   

A tradução da parte acima fica assim;

Nós blogueiros que escrevemos sobre aposentar cedo e independência financeira fazemos um bom trabalho descrevendo os benefícios desses objetivos: tempo a mais com amigos e família, liberdade para buscar atividades sem a pressão por dinheiro e a segurança que um alto patrimônio pode nos fornecer. Mas, falhamos ao não considerar os riscos  inerentes a essa grande mudança de vida que é aposentar cedo.

Nos EUA há alguns blogs onde a galera já vive de renda. Aqui, há alguns também como o ViagemLenta, o Corey, o Sr IF365 e o ViverdeRenda.

Destaco a parte acima do texto para debatermos. E abaixo você verá um dos riscos que o blog Done by Forty alerta;

Aposentar cedo pode fazer mal ao seu cérebro…

A Relação entre Aposentar e o Declínio Cognitivo

aposentar cedo não é tão legal quanto parece

Há alguns estudos já nessa área, um bem considerado *Saúde e Aposentadoria  que encontra um elo entre o declínio cognitivo e a aposentadoria em geral.

O jornal The New York Times publicou a respeito *Aposentar cedo pode também aposentar sua Memória

*Os dois estudos estão em inglês.

Quanto ao estudo que o New York Times publicou, resumindo-o, o estudo fez um teste de memória com pessoas que aposentaram cedo e outras que trabalharam até seus 64 anos.

O resultado conclui que os que aposentaram cedo foram piores do que os que não. Lógico, apesar do resultado, eles sabem que testes de memória são apenas uma forma de medir cognição, mas acreditam ser um começo…

Já os autores do estudo Mental Retirement (Aposentar mentalmente) estão bem convictos entre a relação aposentar/declínio cognitivo. Abaixo um de seus pontos;

Use-a ou perca-a!

Quanto mais cedo você deixa de estimular sua mente, pior sua cognição fica ao passar os tempos. A solução?

Mantenha-se ativo!

Outros pesquisadores falam sobre o ambiente de trabalho, no qual nos mantem engajados mentalmente, socialmente e psicologicamente.

Há até uma teoria que diz que quando você deixa de se esforçar no trabalho e se entrega ao doce abraço do descanso, então você está mais suscetível ao tédio, no qual é associado a varias coisas ruins, tipo depressão…

E aqui uma parte que achei interessante de um pesquisador. Descansar não é uma coisa que nos faz feliz. E ele complementa;

Quando as pessoas descansam, suas mentes viajam. E quando suas mentes viajam, elas normalmente não vão para um lugar feliz. Já pessoas que estão focadas em alguma atividade são sempre mais felizes do que aquelas que não estão. Então, considere colocar atividades em seu plano de aposentadoria…

Conclusão  

Como eu ainda estou longe de aposentar, não tenho como dar pitacos baseado em experiências. Assim, me resta interpretar os estudos. Fazendo isso, percebo que os problemas em aposentar cedo se aplicam principalmente a quem se aposenta literalmente de tudo.

E ao fazer isso, a frase – “O cérebro é como um músculo. Quando pensamos bem, nos sentimos bem” de Carl Sagan faz todo o sentido.

Alias, faz mais ainda já que músculo que não se exercita, torna-se fraco…


Postei recentemente quando é a hora de investir. Já conferiu? Caso não, confira meu post mostrando qual é a melhor data para iniciar seus investimentos.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of

57 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
6 anos atrás

Puts, não sei o que dizer. Por um lado vejo que não ter que trabalhar é um grande bônus, pois te da muita confiança, além de não existir uma obrigação em não trabalhar, a pessoa pode se dedicar sem culpa a uma atividade mentalmente demandante e criativa, como alguma arte ou empreender sem depender do lucro. Por outro lado o cérebro do hustler é imbatível. Muitas vezes o hustler nem estudo tem, e por isso não é considerado mentalmente capaz ou inteligente, quando na verdade é o mais esperto da sala e o que mais gera valor. O que é… Read more »

Fala II,

Ritmo de postagens forte, bora migrar para o wordpress tambem. Em breve eu irei.

Pessoal confunde IF com ficar atoa 100% do tempo.

IF significa escolhas.

Voce pode ficar 100% atoa, pode dedicar a projetos diversos, trabalhar como voluntario, ter um negocio especifico e nem tao lucrativo, etc.

A IF garante escolhas.

Abraçao

6 anos atrás

Muito legal a definição. IF = poder de escolha.

Anônimo
6 anos atrás

A questão nem é aposentar cedo, é ficar sem atividades, objetivos e até sem convívio com outras pessoas.Se a pessoa não tem emprego formal, mas tem atividade, tem ojetivos muitos problemas podem ser evitados, vejo isso de forma muito simples.Porém há também o seguinte caso: Tem muita gente que trabalha/trabalhou 15, 20, 25 anos na mesma empresa, sei que isso deve ser cada vez menos comum, mas casos assim ainda existem. Efim, uma vida dedicada ao emprego e a empresa, isso fora especializações, reuniões, horas extras que o emprego acaba exigindo.Fora o deslocamento seja de carro ou transporte coletivo para… Read more »

6 anos atrás

Olá II,

Eu achei essa pesquisa tendenciosa. Como você falou: isso pode acontecer se o cara aposentar o cérebro também. Caso contrário eu acho uma balela. Acho que todos aqui não procuram parar no tempo, mas sim fazer algo que goste sem pressão e de passar mais da metade da vida na corrida dos ratos. Até parece que a maioria das pessoas são felizes com os seus trabalhos. Eu vejo é ao contrário.

Abraços.

DIÁRIO DE FINANÇAS ONLINE
6 anos atrás

Acho que o pessoal já resumiu bem aí em cima.. prejudicial é aposentar tudo, parar tudo, ficar sem fazer nada literalmente. Penso que independência financeira seja poder escolher o que fazer, ou também escolher não fazer nada rsrs, mas aí é onde entra o prejuízo à saúde mental. Se a pessoa já gosta do que faz, gosta do seu trabalho, e se sente feliz nele, (bem poucos) então imagino que com uma independência financeira ela possa continuar fazendo o que faz, ajustando poucas coisas na sua vida. Do contrário, (maioria) o desejo de se aposentar logo é grande, pra poder… Read more »

6 anos atrás

Muito bom o post meu amigo Inglês. Acho realmente que temos que buscar a liberdade e não a "vagabundagem". kkkk
Um abraço!

Anônimo
6 anos atrás

Tá amarrado essa pesquisa!

Se eu me aposentar cedo, vou me dedicar a tanta coisa a qual não tenho tempo agora… Esse resultado aí só vale pro cara que é afastado do trabalho, e passa o resto da vida acompanhando futebol e indo pro bar encher a cara em dia de semana. Aí é pedir pra se fuder mesmo.

Desenvolvimento sempre! Há uma infinidade de livros para ler, lugares para conhecer e coisas para aprender, a partir do momento em que se TEMPO!

– Mark

6 anos atrás

Muito bom o artigo para ótimas reflexões e discussões.

Tem gente que já "morreu" cognitivamente simplesmente por ter uma rotina casa-trabalho-casa e não mais precisar "pensar" pra fazer as coisas, ou seja, vivem no automático.

Seja um aposentado ou um trabalhador, se nós não nos dedicarmos à busca da melhoria constante, lermos, aprendermos e principalmente colocar em práticas as coisas é natural que com o tempo nosso cérebro atrofie.

6 anos atrás

Ótimo post e ótimos comentários dos colegas! Pra mim o ponto principal é o fato das pessoas encararem a IF como o fim da necessidade de trabalhar. E ao meu ver, não é bem assim… Se eu alcançasse a IF, iria correr atrás de me especializar em coisas que gosto (mas que não tenho tempo atualmente pra estudar) e ia arrumar uns freelas, um trabalho remoto com alguma empresa européia, qualquer coisa assim. São poucas as pessoas que se sentem bem pelo resto da vida sem precisar trabalhar. A maioria gosta de se sentir útil, de ver que está contribuindo… Read more »

6 anos atrás

Já diz o ditado que a mente desocupada é o jardim do demo.. Mas concordo que essa visão só vale para quem realmente se entrega à letargia no dia-a-dia. Deve ser muito boa a sensação de se sentir realizado com seu trabalho/empreendimento.. No meu caso, ainda não alcancei esse patamar. "Liberdade de escolha" é mesmo uma excelente definição.

Abraço!

6 anos atrás

Muito interessante essa postagem Inglês, Na minha opinião é importante você sempre definir metas e buscar se desenvolver continuamente. Vou citar dois exemplos:1) Na empresa pública que eu trabalho há muita gente que já pode se aposentar (com salário integral), mas não larga o emprego porque não sabe o que fazer em casa. É triste ver isso, vão querer ficar até a compulsoria aos 70 anos.2) Conheci um vizinho do meu prédio que colocou uma meta de se aposentar aos 35 anos e conseguiu. Ele construiu dois condomínios com apartamentos pequenos e deve ter uns 15k de renda passiva. Porém… Read more »

6 anos atrás

Depende muito da Aposentadoria, se for uma que apenas deixe a pessoa com o básico, talvez se canse de ficar sem fazer muita coisa, pois renda não muito alta fica limitado em atividades… agora se a renda for alta só em viagens dá prá se ocupar bastante rs

6 anos atrás

O negocio é manter a mente alerta e produzir sempre.
Quando voce lê, estuda, faz cursos, vê documentários, viaja, navega na internet, tudo isso é informação.

Estou duvidando MUITO desses estudos.
Como esses caras que se aposentaram cedo foram estudados?
O que eles faziam nas suas vidas?
Ficavam apenas jogando damas na varanda?

Tá difícil engolir esse resultado.

6 anos atrás

II, para variar, cheguei tarde ao post também e vou ser meio repetitivo, até para ratificar a opinião de alguns colegas acima. O erro dessa interpretação é entender a "aposentadoria" com "ociosidade". Aliás, acho a palavra aposentadoria carregada de sentido negativo. Prefiro usar no meu blog "independência financeira", que significa exatamente liberdade de escolher o que deseja fazer. Hoje, "aposentado", eu leio, aprendo e faço muito mais coisas úteis do que fazia enquanto eu trabalhava como um feliz escravo na antiga empresa. Satisfação muito maior. Por exemplo, quando, trabalhando 50 horas por semana, eu conseguiria fazer voluntariado, ler um livro… Read more »

6 anos atrás

Então, é esse conceito de "aposentadoria" que está errado. E ele é bem diferente do que liberdade financeira.

Lamento o que ocorreu com seu avô. Alguma prática que ele exagerou demais ou um infortúnio?

Anônimo
6 anos atrás

Não sei se comentaram ai em cima, mas o ostracismo pós aposentadoria tem muito a ver com os proventos de fome que o aposentado médio recebe no Brasil. Ganhando de 1 a 2 salários mínimos, não dá pra ter hobbies ou ter atividades extras, o gasto com alimentação e saúde já consome boa parte da aposentadoria. IF não é parar de trabalhar apenas, é ter ao menos o suficiente pra viver da forme que lhe aprouver.

6 anos atrás

Senhores, primeiramente peço desculpas por utilizar esse canal para explicar que tive imprevistos quanto ao blog, haja vista que este foi suspenso temporariamente em decorrência de comentários ofensivos de anônimos que estão buscando desativar nosso reduto.

Segundo, agradeço a colaboração e a presença de todos vocês e solicito encarecidamente que divulguem essa notícia.

Estou buscando solucionar esse imprevisto. Desculpe o transtorno.

IInglês,

Esse tema é bom e eu gosto!

Em breve vou escrever minhas opiniões e ideias mas já pra deixar algo adiantando aqui, como muitos falaram, IF não é ficar a toa. Tá faltando horas no meu dia e preciso parar de trabalhar pra usar essas horas com o que quero e com certeza vou trabalhar não só o cérebro mas também o corpo todo com muito mais qualidade do que hoje.

Abraço!

4 anos atrás

Olá Inglês!
A ideia do trabalho virou um valor e isso nem sempre foi assim.
É preciso viver uma vida plena, o trabalho é somente uma dimensão e pode muito bem ser substituído por outras.
Abraço!

4 anos atrás

Sobre o empresário q não para:
Tive um caso na família:

"Trabalho nesta loja desde os 6 anos, o q vou fazer qdo parar? "

Neste caso, e tenho certeza de q há casos diferentes, o problema foi q a loja era a única coisa na vida da Pessoa e tinha medo da mudança.
Hoje, apos finalmente ter vendido a loja q olha pra trás e se mta porque não vendeu antes…

4 anos atrás

Sobre a diminuição de atividades após a aposentadoria:

Acho q os comentários acima estão desconsiderando um ponto importante, qdo falam q aposentar não é sinônimo de parar todas as atividades. E não é mesmo, mas temos q considerar q uma vez aposentado, o seu ambiente muda, há muito mais tempo para distrações e de repente aquela saída de férias q só acontecia 1 vez por ano, agora pode acontecer a qq hora.

4 anos atrás

OPa, Inglês, li aqui mas eu já tinha comentado.

Ratifico tudo o que falei! Mas é sempre bom trazer a discussão à tona novamente. É uma confusão que muitos fazem.

Abraço!

José Silva
4 anos atrás

Verdade. No meu caso pretendo continuar fazendo o que gosto, ou seja, tudo relacionado a finanças e investimentos.

Sucesso a todos.

Renato
4 anos atrás

Mano, que viagem este seu post.
Como assim vc só usa seu cérebro trabalhando? Não usa para mais nada?
Quando viajo e tenho que falar outra lingua e me achar em um lugar estranho uso muito mais minha cabeça que quando estou no escritorio fazendo a mesma coisa todo dia por 10 anos. Ah por favor parem com esta palhaçada.

4 anos atrás

O mais fácil é encontrar uma atividade, hobby ou qualquer coisa do tipo após a IF. Se quiser, pode até continuar trabalhando, desde que goste do que faça. O mais difícil é alcançar a IF. Essa é a minha única preocupação no momento. Se você for depressivo antes da IF, tem uma tendência de continuar depressivo depois. Se reclamar de tudo antes, vai continuar reclamando de tudo depois. IF sozinha não muda estado de ânimo de ninguém. Quem é chato trabalhando, continua chato aposentado. Eu prefiro trabalhar para mim, no meu horário, com as minhas regras, do que para os… Read more »

Anderson
4 anos atrás

Quero me tornar independente financeiramente pra não ficar preso ao meu trabalho. Quero ser livre pra poder ir a academia e fazer minhas atividades que gosto sem ter que preocupar com o meu serviço, mesmo pq até agora é ele que paga minhas contas. Agora não vai ser pq eu conquistei minha liberdade financeira que eu vou parar de buscar conhecimento lendo mais, aprendendo mais e deixando de fazer o que eu gosto.
Ótimo post, mas tem umas ideias que não concordo.
Anderson

4 anos atrás

Acho que muitas pessoas viajam demais com essa busca pela “Fire” “IF”. No meu blog e em diversos outros blogs estou cansado de alertar sobre isso, mas parece que dificilmente alguém me escuta. Mas é sempre bom lembrar Eu tenho um pai e um tio que alcançaram a IF cedo ( meu pai aos 40 e meu tio aos 45) Ambos apartir desse momento, pararam de trabalhar e praticar hobbies que gostavam muito, porque ambos não se sentiam realizados em suas profissões e ambos eram empresários de sucesso, mas queriam curtir essa vida dos sonhos que tinham em sua cabeça.… Read more »

4 anos atrás

É importante pra saúde mental estar sempre ativo, exercitar o corpo e a mente, enquanto puder trabalhar e ser útil. O trabalho dignifica o homem.