O que é Blockchain? Explicando detalhes desta tecnologia - Investidor Inglês

O que é Blockchain? Explicando detalhes desta tecnologia


O que é Blockchain?

Hoje, se você perguntar na rua o que é Bitcoin, se surpreenderá com as respostas. Sim, muita gente já conhece essa moeda virtual. Ainda mais quando ela começa a se valorizar conforme vimos nos últimos dias.

E quanto a blockchain, será que alguém sabe responder?

A tecnologia Blockchain é a nova Internet?


Blockchain é uma invenção inegavelmente engenhosa. A ideia nasceu de uma pessoa ou grupo de pessoas conhecido pelo pseudônimo Satoshi Nakamoto, criador do Bitcoin.

Mas desde então, evoluiu para algo maior, e a principal questão que cada pessoa está se perguntando é:

o que é Blockchain?

Ao permitir que a informação digital seja distribuída, mas não copiada, a tecnologia blockchain criou a espinha dorsal de um novo tipo de internet.

Originalmente concebido para a moeda digital Bitcoin, a comunidade de tecnologia encontrou agora outros usos potenciais para a tecnologia.

Neste post, explicarei a você o que é a blockchain e quais são suas propriedades que a tornam única.

O que é Blockchain? 


De bate e pronto, blockchain é uma espécie de banco de dados, onde ficam armazenadas todas as informações sobre as transações das criptomoedas.

E o interessante desta tecnologia, é que ela não tem uma autoridade central. Pois a blockchain é gerenciada por um grupo de computadores que não pertencem a nenhuma entidade.

Assim, o acesso a informação contida na blockchain está disponível a todos.

Você pode acessar essa base de dados pelo seu computador, celular, tablet e ver uma negociação que ocorreu entre duas pessoas. Os detalhes sobre a negociação não é possível saber, pois tudo é criptografado.

Mas você sabe que aquela transação ocorreu e que ela está gravada na blockchain.

Explicando com mais detalhes a Blockchain


Para começar, uma explicação bem simples e sem metáforas. Na linguagem das criptomoedas, um bloco (block) é uma gravação de novas transações, ou seja compra e venda e localização da criptomoeda.

E pode até servir para gravação de votos eleitorais!

Olha um dos motivos de alguns (ou muitos) governos estarem assustados...

Assim, cada bloco completado, ou seja uma compra e venda realizada, é adicionado a cadeia (chain), criando assim uma cadeia de blocos em uma tradução literal.

Podemos também traduzir blockchain como bloco de transações! Vou seguir com a primeira tradução, ok?

Devido as criptomoedas serem encriptadas, ou seja, usarem criptografia, o processo de qualquer transação significa resolver complicados problemas matemáticos. E a medida que a blockchain cresce os problemas se tornam mais difíceis.

As pessoas que resolvem esses problemas ai de cima são recompensadas num processo chamado "mineração".

Sim, os famosos mineradores!

Ainda sobre a blockchain, saiba que ela não carrega nenhum custo de transação, custo de infraestrutura sim, mas nenhum custo de transação.

O blockchain é uma maneira simples, porém engenhosa, de passar informações de A para B de uma maneira totalmente automatizada e segura.

Uma parte de uma transação inicia o processo criando um bloco, como visto mais acima. Esse bloco é verificado por milhares, talvez milhões de computadores distribuídos pela rede.

O bloco verificado é adicionado a uma cadeia, que é armazenada na rede, criando não apenas um registro exclusivo, mas um registro exclusivo com um histórico exclusivo.

Falsificar um único registro significaria falsificar toda a cadeia em milhões de instâncias. Isso é virtualmente impossível.

Blockchain como funciona?
Clique na imagem para ampliar!
Fonte Imagem: Blockgeeks

O Bitcoin usa esse modelo para transações monetárias, mas ele pode ser implantado de muitas outras maneiras.

Vamos a um exemplo.

Pense na empresa que vende ingressos para o cinema. Compramos ingressos em um aplicativo ou na web. A empresa de cartão de crédito leva um percentual de dinheiro para processar a transação.

Com o blockchain, a empresa que vende ingressos não só pode economizar em taxas de processamento de cartão de crédito, como também pode mover todo o processo de bilhetagem para o blockchain.

As duas partes na transação são a empresa dos bilhetes e o consumidor. O bilhete é um bloco, que será adicionado a um blockchain de bilhetes. Assim como uma transação monetária no blockchain é um registro único, acessível a todos e não falsificável (como o Bitcoin), o seu bilhete também pode ser.

Aliás, a blockchain também é um registro de todas as transações, digamos, de uma determinada sessão do filme, ou mesmo de todas as sessões, compreendendo todos os bilhetes já vendidos, todos os filmes passados.

Mas o ponto aqui é este. É grátis!




Não só o blockchain pode transferir e armazenar dinheiro, mas também pode substituir todos os processos e modelos de negócios que dependem da cobrança de uma pequena taxa por uma transação. Ou qualquer outra transação entre duas partes

Até mesmo concorrentes recentes como o Uber e o AirBnB estão ameaçados pela tecnologia blockchain.

Tudo o que você precisa fazer é codificar as informações transacionais para um passeio de carro ou pernoite e, novamente, você tem uma maneira perfeitamente segura de interromper o modelo de negócios das empresas que apenas começaram a desafiar a economia tradicional.

Nós não estamos apenas cortando o intermediário de processamento de taxas, estamos também eliminando a necessidade destas plataformas.

No mundo financeiro, as aplicações são mais óbvias e as mudanças revolucionárias são mais iminentes.

Os blockchains mudam o modo de funcionamento das bolsas de valores, os empréstimos são agrupados e os seguros são contraídos. Eles eliminarão contas bancárias e praticamente todos os serviços oferecidos pelos bancos.

Quase todas as instituições financeiras irão à falência ou serão forçadas a mudar fundamentalmente, uma vez que as vantagens de um livro contábil seguro sem taxas de transação sejam amplamente compreendidas e implementadas.

Afinal, o sistema financeiro é construído com uma pequena taxa do seu dinheiro pelo privilégio de facilitar uma transação.

Os banqueiros se tornarão meros conselheiros, não guardiões do dinheiro. Os corretores não poderão mais receber comissões e o spread de compra / venda desaparecerá.

Depois dessa explicação, vamos colocar a mão na massa e brincar com essa nova tecnologia.

  1. Entre no site https://www.blockchain.com/ 

  2. Insira a chave publica que deseja consultar conforme indicação na imagem abaixo e dê enter.
o que é blockchain


Pronto!

Você obterá informações de quantas movimentações essa chave fez, o quanto mandou para cada lugar, saldo...

Entende agora o porquẽ  que alguns veem a blockchain como uma alternativa aos bancos?

Ao invés de precisar de um banco ou outra instituição para verificar a transferência de dinheiro, você pode usar a blockchain e eliminar a intermediação deles.

Viu o porquê os banqueiros se tornarão meros conselheiros, não guardiões do dinheiro?


Fonte: Lifehacker
Fonte: Blockgeeks




See ya!
O que é Blockchain? Explicando detalhes desta tecnologia O que é Blockchain? Explicando detalhes desta tecnologia Reviewed by Investidor Inglês on 10:00 Rating: 5

18 comentários:

  1. Ótimo post, II! Sem dúvidas, aprender o conceito é essencial pra entrar nesse mercado.
    Sua explicação foi bem didática.

    Abs

    ResponderExcluir
  2. As criptos tem perdido midia ultimamente com o ibov e S&P500 fazendo maximas atras de maximas....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, ainda mais que a cotação do bitcoin tem se mantido estabilizada. Mas, deixa ela oscilar que logo volta hehe

      Ainda mais com tanta gente que entrou nessa. Dizem ter mais pessoas em exchanges do que na bolsa aqui no br...

      Excluir
  3. Trabalho com TI já tem alguns anos e posso afirmar que a blockchain pode ser usada em diversos ramos, não apenas o de criptomoedas. Qualquer problema em que se tenha contratos de confiança entre as partes envolvidas, pode ser resolvido com blockchain. Já vi algumas startups tentando resolver problemas de cartório e do ramo varejista com a tecnologia.

    Parabéns pela postagem, estou sempre acompanhando o blog !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria bem legal alguém implementar a blockchain em cartórios. Eu vi relatos de usa-la em processo eleitoral. Para governos sérios, é uma boa.

      Falando em TI, viu minha postagem sobre montar um hackintosh?

      Valeu por acompanhar, obrigado!

      Excluir
  4. II,

    Gostei do post, ficou bem didático.
    Boa comparação com a chave de um cofre - facilita muito mais o entendimento para quem não conhece ainda a importância de manter segura sua chave privada.

    Boa semana,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosana, legal que curtiu!

      Precisa cuidar bem da chave privada, esse é o maior porém em se usar carteira de papel.

      Boa semana!

      Excluir
  5. A melhor explicação sobre blockchain que já li até o momento! Super legal!

    ResponderExcluir
  6. II, vc já viu o filme "A Rede" com a Sandra Bullock? É um filme antigo e que poderia muito bem ser contemporâneo da era blockchain SE algum dia alguém conseguir uma forma de acessar as chaves privadas. Assusta rsrs

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito não ter visto André! Até o salvei aqui para consultar. Mas, acho que não vi não.

      Vou assisti-lo. Deixa comigo rsrs

      Sobre sustos, já assistiu Black Mirror? Essa série tem episódios assustadores rsrs

      Abraço!

      Excluir
    2. Não assisti, II! Não consegui ainda limpar a milha lista rsr

      Abração!

      Excluir
    3. Assista apenas esse "Nosedive" aqui traduzido como Queda Livre. É o primeiro episódio da terceira temporada.

      É assustador de tão real com o que vivemos hoje!

      Excluir
  7. Parabéns II pelo excelente post. Bem explicado de forma clara.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Ótimo post, II!

    A blockchain tem potencial de ser adotada em diversas operações. Eu vejo como uma grande ferramenta para reduzir a burocracia.

    Só resta saber qual vai ser a resistência dos burocratas em adotar tal solução...

    Abraço!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.