Patrimônio Financeiro: Acompanhamento Mensal - Investidor Inglês | Rumo a Independência Financeira

Patrimônio Financeiro: Acompanhamento Mensal


Neste post, começo a divulgar a rentabilidade do meu patrimônio financeiro. Diferentemente do Uó, que disse em seu blog diminuir os controles, o Investidor Inglês irá passar a acompanhar mês a mês como se sai sua carteira de investimentos.

Valores não serão mencionados neste post. Pretendo trazer apenas o que fiz para obter tais rendimentos, que em meu estilo, é praticamente zero ação.

Também trago este post como medida de acompanhamento das minhas metas, já que estipulei para este ano rentabilizar o patrimônio em 12% bruto.

Acompanhamento Mensal da Carteira de Investimentos


acompanhamento patrimônio financeiro

Confesso ter sido desleixado a respeito de acompanhar a evolução dos meus ativos. Depois que voltei a investir na bolsa de valores em 2013, apenas montei uma planilha para registrar;

  • Compra e Venda dos ativos
  • Posições
  • Valor total da Carteira

Como acompanhamento, apenas verificava no final de cada ano se atingi x valor. Como busco rentabilizar minha carteira como viram mais acima, essa planilha já não me serve mais.

Então resolvi uni-la a famosa planilha do ADP.

Janeiro


A carteira de investimentos do Investidor Inglês rendeu 4,16% este mês. Separando os ativos, temos essas rentabilidades;

  • Ações: 12,38%
  • Stocks & Reits: 1,78%
  • FIIs: 3,34%
  • Renda Fixa: 0,34%

Movimentações & Notas


A rentabilidade dos investimentos nos EUA já está convertida em reais. A carteira deve ter rendido bem mais que esse valor, mas o dólar caiu e isso contribuiu para o resultado.

Em janeiro comprei muita coisa hein. Somado o aporte que representa 1% do meu patrimônio mais os rendimentos dos fundos imobiliários e mais vendas de PUTS, aumentei posição em;

  • EGIE3
  • CIEL3
  • CGRA3
  • LCAM3
  • UNIP6
  • BBRC11
  • MFII11
  • ABCP11

Ufa, acho que não esqueci de ninguém. Aproveitei também para fazer uma troca nos fundos imobiliários. Saiu FIGS11 e entrou NSLU11. Troquei pois a renda garantida do figs vai acabar e sua renda real está abaixo do previsto.

Já o hospital fazia tempo que gostaria de vê-lo novamente na carteira.

As PUTS vendidas foram de BBSE3 e B3SA3. Ambas recomprei com lucro. Agora em fevereiro, confesso estar receoso em fazer novas vendas. Vamos ver se aparece uma oportunidade.

Na renda fixa, acredito que seu percentual tenha ficado baixo devido a uns giros feitos. Tive dois CDBs que venceram quase na metade do mês. Realoquei uma parte do dinheiro em CDBs a 100% com liquidez diária. A ideia é fazer caixa para futuras promoções oportunidades nas ações.

E a outra em duas debêntures. Uma é a da Petrobras que estou no aguardo se peguei ou não. A outra é uma debênture pagando 6 ou 6,4% + IPCA (não lembro a taxa exata) que peguei na Modal. Alias, logo log eu atualizo o post Rico vs Modalmais contando novas experiências. Principalmente com a Modal.

Em fevereiro vence outro CDB. E sinceramente está complicado realocar essa verba na renda fixa. As taxas estão cada dia menores.

Bom, é isso. Aos poucos vou melhorando a forma de contar meus movimentos no mercado financeiro. Qualquer dúvida não deixe de perguntar nos comentários, via e-mail, twitter...




See ya!
Patrimônio Financeiro: Acompanhamento Mensal Patrimônio Financeiro: Acompanhamento Mensal Reviewed by Investidor Inglês on 12:44 Rating: 5

24 comentários:

  1. Boa Inglês! Esses detalhes ajudam no debate!

    Do seu aporte, os seguintes destaques:

    EGIE é rainha das elétricas, sempre um bom investimento!

    MFII11: coragem! hehe

    CIEL3: o gigante está acordando!

    CGRA3: cheguei a estudar essa empresa, mais achei muito esquisita essa parada que eles tem negócios no varejo, em floresta, agropecuária, shopping, financeira, etc. Talvez isso até ajude eles a entregar margens e ROE superiores a média do varejo. Também achei que a transparência deles deixa a desejar também, mas small cap é assim né. Nos números me parece uma ótima empresa!

    FIGS é uma decepção atrás da outra, foi um dos primeiros FIIs que comprei, erro de principiante. Estou torcendo para que não consigam alocar um novo administrador e o fundo seja liquidado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Ministro!

      MFII11 e BBRC11 foram compras irrisórias. Assim como ABCP11 (comprei apenas para gerar um número redondo para o grupamento)

      Cielo é para ficar esperto. Apesar da ação estar subindo, a competição promete acirrar mais.

      Graziotin tem essas paradas mesmo. Mas não me importei. E FIGS, eu confesso ter comprado só por causa da renda. Depois vou apurar como se saiu esse investimento.

      Excluir
  2. II

    50% do seu Patrimônio está em RV. Por acaso está seguindo o efeito manada? Pergunto isso pq tá uma febre e todo mundo recomendando comprar ações.

    Quais os fundamentos que te levaram comprar Cielo?

    RF no momento tá osso realmente!!

    obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Kspov!

      Cara, faz um tempo que minha alocação em RV está por volta de 50%. Só esteve abaixo disso lá em 2013 e 14. Depois, ficou quase sempre em 50 a 50.

      Na próxima atualização deste post vou comentar mais sobre como defini isso. Mas basicamente eu persigo ter entre 50 a 50 ou 60 a 40 para RV e RF.

      Sobre Cielo, confesso estar aportando no achismo de que a empresa vai conseguir se virar com a concorrência. Faz parte desse meu achismo o caixa disponível para briga. Vamos ver...

      RF nem preciso comentar hehe


      Excluir
    2. Acho que a febre pela renda variável nem começou ainda, tá todo mundo muito quebrado para investir... talvez se o governor se acertar aí sim teremos uma explosão na bolsa brazuca. Um pouco já foi precificado, agora é questão de acreditar que as reformas irão passar, mas depois dq vi na eleição para a presidência do senado to meio sem esperanças.

      Sr.IF
      www.srif365.com

      Excluir
  3. EGIE3 e excelente.

    Fiquei curioso com essas taxas das debêntures. Muito boas. Pegou pelo mercado secundário?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo,

      Peguei essa debênture na Modal.

      Ah e não foi secundário não

      Excluir
  4. Excelente mês para as ações. Vamos ver até quando este cenário se sustenta.
    Um abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
  5. Olá II,

    É isso aí. Eu acho legal acompanhar a carteira todos os meses, pelo menos no dia do aporte.
    Eu também estou muito alocado em RV. Uns 80%.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Cowboy!

      Esse mês minha alocação passou de 60% E acho que pode aumentar.

      Abraço

      Excluir
  6. Parabéns inglês, excelente rentabilidade. Rumo à independência financeira

    Abração e fica com Deus.

    ResponderExcluir
  7. Já tá ficando chato comprar CIEL3 quase todo mês nesses preços rs, mas acho que agora ela retoma o caminho de alta. Só neste mês de janeiro foi mais de 30%.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse mês ela emplacou uma bela alta não?

      Vou pensar se continuo aportando nela.

      Excluir
  8. Eu tenho ressalvas apenas em relação à CIELO. Nao acredito numa retomada consistente, na minha opiniao ela esta surfando a onda de alta do mercado mas sem fundamentos que sustentem a expectativa e aposto na continuidade da queda dos resultados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que ela vai queimar margem de lucro pra combater a concorrência. Ainda vejo fundamentos muito bons, mas claro que isso vai comprometer o crescimento dos lucros pelo menos nessa fase. A retomada da economia deve dar uma ajuda também.

      Excluir
    2. Vejo como o Windson

      A Cielo vai diminuir margem, queimar caixa para enfrentar a concorrência. Certeza que veremos menos lucro. Resta saber como ela estará depois disso tudo.

      Excluir
    3. E óbvio que ela vai queimar msrgem, mas até quanto?
      A estrutura e muito mais pesada que os concorrentes, as as taxas ainda são bem mais altas e ainda tem muita concorrência nova crescendo.
      Eu já tive 3 lojas, mesmo faturando mais de 2milhoes por ano era muito difícil dialogar com a Cielo e migrei para getnet e elavon e digo que quem já saiu(trocou de maquina) não vai voltar simplesmente porque a Cielo igualou a taxa.
      Muitos que migraram foram para sistemas de adquirencia onde o lojista e dono da maquineta (PagSeguro, sumup, etc) e isso e um ponto de dificuldade na hora de decidir retornar para a Cielo, ou seja, a Cielo vai ter que entregar mais do que as mesmas taxas dos outros. Entenderam?

      Excluir
  9. Olá Investidor, Tudo bem? bacana a sua iniciativa! Em média, qual o aporte mínimo para iniciar os investimentos? 5k? Seria um bom início com aportes mensais variáveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo, tudo bem e você?

      Cara, eu comecei aportando mensalmente 100 reais. Acredito que é necessário começar independente do valor, até para formar um hábito. Logo é mais fácil destinar um pouco mês a mês até pegar ritmo.

      Depois você vê quão fácil é aportar mais hehe

      Excluir
    2. Verdade. Concordo contigo! Vou te acompanhar, e seguindo teus passos! rs

      Excluir
  10. Ola II! Acredito que ainda hoje devemos sempre manter ao menos 20% alocados em RF no Brasil. Do mesmo jeito que a bolsa sobe ela desce então deve-se manter uma diversificação e manter os olhos abertos!
    Sempre gostei de CDB/LCI de bancos médios pela rentabilidade! Tinha uma LCI rendendo 16,5% líquidos que vendo final do ano passado e tenho um CDB rendendo 19,4% que vence agora em março! Hoje não conseguimos mais essas taxas mas estou desbravando o mundo das Debêntures e CRI e conseguimos ainda achar opções bem interessantes!
    Abraço!

    Executivo Investidor
    www.executivoinvestidor.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá EI!

      Também penso como você. Sem contar que a RF em meu portfolio nunca ficou abaixo de 40, agora devido as altas que caiu rs

      Minha alocação a perseguir é sempre ficar entre 60/40 50/50

      Sobre as taxas, também estou me aventurando por essas bandas.

      Abraço!

      Excluir

Tecnologia do Blogger.