O Caminho para a Independência Financeira

Após conferir a baita resenha sobre o Kindle que o André publicou lá no ViagemLenta, resolvi verificar se estava tirando um bom proveito do meu e-reader.

E seguindo uma das dicas, não é que encontrei um livro sobre independência financeira?

Sério, encontrei O Caminho para a Independência Financeira – Viver de Investimento.

o caminho para a independência financeira

Já leu este livro? Se não, aproveite que ele está gratuito no site da Amazon. Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado para lá.

Lembrando que este livro é em formato digital. Não vi uma opção impressa dele a venda!

Ainda sobre o livro, vi que ele é bem avaliado. Mas um comentário me chamou a atenção.

Uma leitora disse que O Caminho para a Independência Financeira é um misto de Os Segredos de uma Mente Milionária com Pai Rico e Pai Pobre.

Logo ela avisa que se já leu estas duas obras, você não achará nada de novo neste livro.

E já que estamos no assunto, algo que vez ou outra publico por aqui, vamos a mais um texto.

A Independência Financeira é para poucos?

Continuando com a série – Rumo a Independência Financeira, IF para simplificar, hoje trago mais um capítulo. Se não conferiu os outros posts, veja abaixo;

O blog Aposente aos 40 trouxe dias desse uma pergunta sobre a FIRE, sigla em inglês para a nossa IF. A pergunta foi a seguinte;

FIRE é uma modinha passageira?

Para responder essa pergunta, acesse a enquete aqui. Bom, lá no post eu respondi que vejo a FIRE para poucos.

E concordo com o comentário do Cowboy que no Brasil ainda não é moda, apesar de ter visto algumas matérias sobre o tema em portais como Uol e Globo.

E por que vejo assim?

A independência financeira, principalmente para quem não ganha muito, para quem não tem o “poder dos aportes” como o Investidor Inglês aqui, é extremamente lenta.

Afinal, como aportamos pouco, vemos nosso montante crescer quase nada mês a mês.

Logo é preciso muita resiliência, disciplina… Enfim, vários adjetivos para nos manter no caminho. E isso é para poucos.

Nem todos aguentam a morosidade que é seguir essa trilha. Logo alguns começam a buscar o investimento da vez, como vimos com a corrida para comprar Bitcoins, a nova Magazine Luiza…

Outros nem acreditam que serão Independentes financeiramente como o Soldado do Milhão conta lá na enquete.

Enfim, é preciso MUITA paciência para seguir esse caminho já que estamos falando de um projeto de 10, 20, 30 anos. E para mudar esse cenário, nossa opção viável é investir mais, colocar mais dinheiro no bolo mês a mês.

Para isso, é preciso ganhar mais. Algo que muitos querem mas poucos estão dispostos a colocar em ação.

Fonte: Os Jovens que escolhem viver modestamente
Fonte: Casa própria ou Independência Financeira?

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of

16 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
AA40
5 anos atrás

Muito legal a dica. Obrigado pelo link II. Convido a todos para opinar lá e votar na enquete. Abcs

5 anos atrás

Acho que sim, a IF é para poucos. Tudo na vida que demanda sacrifício (ou seja, praticamente tudo que é bom) é para poucos. E considerando nossa realidade social/educacional, a maioria da população não tem acesso aos meios de se conseguir renda maior que possibilite pensar em IF. Com salário mínimo é crueldade.

SOLDADO DO MILHAO
5 anos atrás

Então acho que foi uma confusão de termos , FIRE na minha concepção é quem consegue manter o estilo de vida planejado com viagens ou troca de carro conforto .Já a independência financeira vejo como pagar as contas,água luz alimentação , manter o básico sem precisar de uma fonte de renda ativa. Do jeito que eu entendo os termos realmente fire acredito que nunca vou conseguir de acordo com a renda que tenho , a IF pode ser que venha só que muito tarde depois dos 50 anos, então decidi voltar a aportar os 10% mesmo e não trinta como… Read more »

5 anos atrás

Olá II,

Atualmente minha renda até boa e eu consigo aportar bem e viver uma vida confortável. Então, eu conseguirei a IF lá por volta de 5 anos. Agora para quem quer aportar alto. O aumento da renda é essencial. Chega uma hora que não dá para baixar mais o padrão de vida. Então, aumento de renda, viver uma vida boa e aportes altos.

Abraços!

Investidor Solitário
5 anos atrás

Também estou nessa pegada de aumentar as fontes de renda para abreviar o tempo para atingir a IF.

investidorsolitario.com.br

5 anos atrás

Boa tarde, apesar de já ter lido Pai Rico Pai Pobre e Segredos da Mente Milionária, mas vou ler esse livro tbm.

Eu penso que o sucesso passa por decisões que vc toma. Assim como acordar cedo todos os dias, ter boas atitudes, estudar, meditar…tudo isso é uma decisão do nosso dia a dia. Decidir acumular patrimônio para um dia ter liberdade é difícil e pra poucos, mts ficam pelo caminho. Mas a caminhada até lá é mto válida, aprendemos mto!

5 anos atrás

Fala Inglês! Existem de fato muitas variáveis que influenciam o prazo para se chegar na FIRE. Algumas, é verdade, estão um pouco fora de nosso alcance, como o salário que vc e o pessoal citou. Mas eu acredito, que, no geral, as pessoas dão um valor muito grande às variáveis que elas possuem ação limitada. No fundo, podemos brincar com outras possibilidades e potencializar as variáveis sobre as quais temos ação. Postergar um pouco recompensas e estilos de vida frugal (que muitas pessoas não entendem – acham que é estilo de vida miserável) são algumas delas. Protagonismo pleno é essencial,… Read more »

5 anos atrás

Inglês, ótima dica. Já baixei o meu exemplar!!
Abraço