O Caminho para a Independência Financeira - Investidor Inglês | Rumo a Independência Financeira

O Caminho para a Independência Financeira


Após conferir a baita resenha sobre o Kindle que o André publicou lá no ViagemLenta, resolvi verificar se estava tirando um bom proveito do meu e-reader. E seguindo uma das dicas, não é que encontrei um livro sobre independência financeira?

Sério, encontrei O Caminho para a Independência Financeira - Viver de Investimento.

o caminho para a independência financeira

Já leu este livro? Se não, aproveite que ele está gratuito no site da Amazon. Basta clicar na imagem acima e você será redirecionado para lá.

Lembrando que este livro é em formato digital. Não vi uma opção impressa dele a venda!

Ainda sobre o livro, vi que ele é bem avaliado. Mas um comentário me chamou a atenção. Uma leitora disse que O Caminho para a Independência Financeira é um misto de Os Segredos de uma Mente Milionária com Pai Rico e Pai Pobre.

Logo ela avisa que se já leu estas duas obras, você não achará nada de novo neste livro.

E já que estamos no assunto, algo que vez ou outra publico por aqui, vamos a mais um texto.

A Independência Financeira é para poucos?


Continuando com a série - Rumo a Independência Financeira, IF para simplificar, hoje trago mais um capítulo. Se não conferiu os outros posts, veja abaixo;



O blog Aposente aos 40 trouxe dias desse uma pergunta sobre a FIRE, sigla em inglês para a nossa IF. A pergunta foi a seguinte;

FIRE é uma modinha passageira?

Para responder essa pergunta, acesse a enquete aqui. Bom, lá no post eu respondi que vejo a FIRE para poucos. E concordo com o comentário do Cowboy que no Brasil ainda não é moda, apesar de ter visto algumas matérias sobre o tema em portais como Uol e Globo.

E por que vejo assim?


A independência financeira, principalmente para quem não ganha muito, para quem não tem o "poder dos aportes" como o Investidor Inglês aqui, é extremamente lenta. Afinal, como aportamos pouco, vemos nosso montante crescer quase nada mês a mês.

Logo é preciso muita resiliência, disciplina... Enfim, vários adjetivos para nos manter no caminho. E isso é para poucos.

Nem todos aguentam a morosidade que é seguir essa trilha. Logo alguns começam a buscar o investimento da vez, como vimos com a corrida para comprar Bitcoins, a nova Magazine Luiza...

Outros nem acreditam que serão Independentes financeiramente como o Soldado do Milhão conta lá na enquete.

Enfim, é preciso MUITA paciência para seguir esse caminho já que estamos falando de um projeto de 10, 20, 30 anos. E para mudar esse cenário, nossa opção viável é investir mais, colocar mais dinheiro no bolo mês a mês.

Para isso, é preciso ganhar mais. Algo que muitos querem mas poucos estão dispostos a colocar em ação.

Matéria da Uol: Os Jovens que escolhem viver modestamente
Globo: Casa própria ou Independência Financeira?




See ya!
O Caminho para a Independência Financeira O Caminho para a Independência Financeira Reviewed by Investidor Inglês on 17:01 Rating: 5

16 comentários:

  1. Muito legal a dica. Obrigado pelo link II. Convido a todos para opinar lá e votar na enquete. Abcs

    ResponderExcluir
  2. Acho que sim, a IF é para poucos. Tudo na vida que demanda sacrifício (ou seja, praticamente tudo que é bom) é para poucos. E considerando nossa realidade social/educacional, a maioria da população não tem acesso aos meios de se conseguir renda maior que possibilite pensar em IF. Com salário mínimo é crueldade.

    ResponderExcluir
  3. Então acho que foi uma confusão de termos , FIRE na minha concepção é quem consegue manter o estilo de vida planejado com viagens ou troca de carro conforto .
    Já a independência financeira vejo como pagar as contas,água luz alimentação , manter o básico sem precisar de uma fonte de renda ativa. Do jeito que eu entendo os termos realmente fire acredito que nunca vou conseguir de acordo com a renda que tenho , a IF pode ser que venha só que muito tarde depois dos 50 anos, então decidi voltar a aportar os 10% mesmo e não trinta como estava fazendo e curtir mais a família e viver com mais conforto, agora pode ser que no futuro consiga mais renda algum dinheiro inesperado que encurte o caminho da IF mas na atual conjuntura o plano é esse .
    abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo Soldado! Só um adendo, FIRE é ser independente financeiramente o quanto antes. Já a IF em si, não tem um prazo.

      Também vejo que se eu não aumentar minha renda, só atingirei a IF lá pelos 50 anos. Por isso ando buscando formas de obter renda extra, pois não quero baixar mais o padrão de vida.

      Abraço!

      Excluir
  4. Olá II,

    Atualmente minha renda até boa e eu consigo aportar bem e viver uma vida confortável. Então, eu conseguirei a IF lá por volta de 5 anos. Agora para quem quer aportar alto. O aumento da renda é essencial. Chega uma hora que não dá para baixar mais o padrão de vida. Então, aumento de renda, viver uma vida boa e aportes altos.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cowboy,

      Eu já tenho um padrão de vida baixo. Baixar mais só em último caso. Logo preciso de mais grana para diminuir o tempo para a IF. Vou buscar isso ai

      Abraço!

      Excluir
    2. Também estou nessa pegada de aumentar as fontes de renda para abreviar o tempo para atingir a IF.

      investidorsolitario.com.br

      Excluir
    3. É o jeito IS!

      Se não, só conquisto a IF lá pelos 50

      Excluir
  5. Boa tarde, apesar de já ter lido Pai Rico Pai Pobre e Segredos da Mente Milionária, mas vou ler esse livro tbm.

    Eu penso que o sucesso passa por decisões que vc toma. Assim como acordar cedo todos os dias, ter boas atitudes, estudar, meditar...tudo isso é uma decisão do nosso dia a dia. Decidir acumular patrimônio para um dia ter liberdade é difícil e pra poucos, mts ficam pelo caminho. Mas a caminhada até lá é mto válida, aprendemos mto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Investidor Suburbano,

      A caminhada é muito valida. Aprendemos bastante mesmo. Porém é um caminho que exige bastante das pessoas. E por isso nem todas seguem adiante.

      Excluir
  6. Fala Inglês!

    Existem de fato muitas variáveis que influenciam o prazo para se chegar na FIRE. Algumas, é verdade, estão um pouco fora de nosso alcance, como o salário que vc e o pessoal citou. Mas eu acredito, que, no geral, as pessoas dão um valor muito grande às variáveis que elas possuem ação limitada. No fundo, podemos brincar com outras possibilidades e potencializar as variáveis sobre as quais temos ação. Postergar um pouco recompensas e estilos de vida frugal (que muitas pessoas não entendem - acham que é estilo de vida miserável) são algumas delas. Protagonismo pleno é essencial, e poucas pessoas estão a fim de tomar para si essa responsabilidade.

    Abraço e obrigado pela citação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala André!

      Sim, as vezes ficamos batendo nesses pontos que nos fogem o controle. Renda, rentabilidade...

      Porém em casa vejo pouca flexibilidade para conseguir mais grana. Acredito que o custo beneficio de se cortar mais é pior. Logo preciso ganhar mais.

      Abraço!

      Excluir
  7. Inglês, ótima dica. Já baixei o meu exemplar!!
    Abraço

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.