7 Dicas de Segurança para Evitar Fraudes na Internet - Investidor Inglês

7 Dicas de Segurança para Evitar Fraudes na Internet


A cada dia mais e mais pessoas movimentam dinheiro na Internet. Afinal, a internet facilita e muito nossa vida.

E com cada vez mais pessoas usando os meios online, mais ataques surgem tentando se aproveitar de falhas no sistema, falhas humanas...

Com isso, todo cuidado é pouco. Como bem conta o Viagem Lenta, Quando menos se espera, pode ocorrer com você.

Logo resolvi compartilhar boas práticas de segurança na internet para ajudar a evitar sofrer com as fraudes na internet.

Vejamos...


Como Evitar Fraudes na Internet?


como evitar fraudes na internet: 7 dicas!



Confira os detalhes de cada dica neste post sobre Como Navegar com Segurança na Internet, do meu novo blog Utilidadenices.




See ya!
7 Dicas de Segurança para Evitar Fraudes na Internet 7 Dicas de Segurança para Evitar Fraudes na Internet Reviewed by Investidor Inglês on 18:12 Rating: 5

14 comentários:

  1. Vou deixar uma dica também. Independentemente do acesso ao internet banking, seja de onde for e quando for, toda vez coloque primeiro uma senha errada. Se o site ou app reclamar que a senha está errada, a confiabilidade aumenta. Agora, se ele não reclamar da senha de acesso errada, é cilada.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Adp! Essa é uma boa tática mesmo. E ela serve também para momentos onde pessoas estão próximas a você, tipo um caixa eletrônico, ao tentar acesso pelo PC mesmo.

      Abraço!

      Excluir
  2. E não seja ingênuo, esse mês quase cai em um golpe no Mercado Livre ao tentar vender meu Apple Watch. Poucos minutos após colocar o produto à venda recebi um e-mail do Mercado Livre dizendo que o produto tinha sido vendido e que o comprador estava efetuado o pagamento através do Mercado Pago, pouco tempo depois recebi a confirmação de que o pagamento havia sido efetuado e que o produto já poderia ser enviado, “infelizmente” era final de semana e eu só poderia enviar o produto na segunda-feira, e essa foi a mina sorte! Pois no dia seguinte recebi uma segunda confirmação do Mercado Livre dizendo que meu produto tinha sido vendido novamente e em seguida recebi mais um e-mail confirmado que o segundo comprador também havia efetuado o pagamento. Na hora eu imaginei que por engano coloquei dois relógios à venda, mas ao fazer o login no site do Mercado Livre notei que o produto não tinha sequer finalizado uma única venda. Foi então que a ficha caiu e percebi que se tratava de um golpe, e eu quase caí! Os golpistas não sei como conseguiram meu endereço de e-mail e enviaram cópias exatas dos formulários de venda e pagamento do Mercado Livre, se a falsa compra não tivesse acontecido durante o final de semana com certeza eu teria enviado o produto e ficaria a ver navios… coisas de Brasil.

    Sr.IF
    www.srif365.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa não conhecia Sr IF! Sinistro. A atenção na internet é fundamental. Por isso reforço que sejamos céticos. Precisamos duvidar de tudo. Afinal, novos golpes nascem talvez a cada minuto, segundo...

      Excluir
  3. Investidor Inglês,

    Excelente post! Eu utilizo também os programas gratuitos para remoção de malwares da McAffe e o Win Patrol.
    O Ninite e o Junkware removal tool eu ainda não conhecia, vou procurar.

    Interessante a dica do Além da Poupança e o aviso do Sr IF365. Com tantas coisas ruins acontecendo, quanto mais informação nesse sentido, melhor.

    Um bom final de semana,
    Simplicidade e Harmonia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosana, valeu!

      Indico usar os gratuitos da Kaspersky também. O ninite facilita muito a vida. Seja para novas instalações ou atualizações. É escolher o que quer e deixar o ninite fazer o resto.

      Sim, estar informado sobre as últimas da segurança da informação é importante. Ajuda a nos prepararmos.

      Bom final de semana!

      Excluir
  4. Fala Inglês! Excelente post! Foi tudo que pesquisei nesses dias e estou já aplicando hehe

    Mas queria uma opinião sua sobre os gerenciadores de senha. Li bastante sobre eles, mas não consegui fazer juízo de valor do porquê eles podem ser considerados "seguros" e o sistema do Chrome não. Será que a Google é fraca em segurança?

    Eu parei de usar, memorizando as senhas como suas sugestões, mas tem alguns sites que não envolvem movimentação de dinheiro que eu estou deixando em automático no Chrome, tipo leituras de feeds, cursos online, jornais, etc. Ele é afinal confiável ou não? Se negativo, porque esses gerenciadores seriam?

    Grande abraço e bom feriado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala André, Valeu!

      Sobre o gerenciador do Chrome, vou opinar mas adianto que nunca cheguei a pesquisar sobre problemas relacionados a ele.

      O que me vem a cabeça sobre o porquê deixar ele de lado e escolher outras opções, é que o navegador está sempre na mira dos atacantes. E se o navegador está constantemente sofrendo ameaças, supomos que seu gerenciador também está!

      Acho que é por isso André, não é devido a segurança do google não, haha! Depois faço uma pesquisa para te responder com mais base.

      Sites que não oferecem risco monetário eu também relaxo. Claro, desde que eles peçam muita informação nossa.

      Abração e bom feriado!

      Excluir
    2. Fala Inglês! Estava lendo a postagem da atualização da carteira de Greenblat e me dei conta que não linkei esse seu post no post que expliquei como caí na fraude. É um grande complemento ao assunto. Já está lá agora!

      Abraço!

      Excluir
  5. Trabalhei numa empresinha em que TODAS as senhas dos sistemas e paineis usados eram: login: o nome da empresa e as senhas: 123456 .Pqp! Eu tentei alterar essa loucura e os donos quase me bateram! Os e-mails eram os nomes dos departamentos ou pessoas seguidos do @dominio do site e as senhas 123456. Não deixaram eu mudar esse padrão tosco de segurança 0 e por fim me demiti, não trabalho pra gente LOUCA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei bem o que é isso Gerson. Senhas complexas como essas que mostrei no texto é inadmissível em MUITOS lugares. Quem adota medidas mais sérias de segurança são empresas multinacionis, nacionais que entendem o risco de ter seus dados expostos (e olha que tem quem entenda mas não adote rs)

      É loucura mesmo o quão desprezada é a segurança da informação

      Excluir
  6. Ótimas dicas, eu uso roteador baseado em linux e tenho adblock instalado nele, apesar do adblock ser ruim para nós blogueiros, nos protegem em diversos acessos na internet por aí

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você usa dd-wrt? Adblock não uso mais. Porém concordo dependendo do site que você entra. Protege mesmo.

      Excluir

Tecnologia do Blogger.