Guest Post! O que faz um Gestor de Investimentos? - Investidor Inglês | Rumo a Independência Financeira

Guest Post! O que faz um Gestor de Investimentos?


Hoje trago mais um guest post aqui para o blog. O texto de hoje é de autoria do Diego Andrade, nos contando o que faz um gestor de investimentos. De repente, pode ser sua nova profissão? 😉

Você sabe o que faz e os requisitos para ser um? Vamos ver o que o Diego nos conta logo abaixo.



Iniciar um investimento ou mesmo, avançar para outros níveis de risco, é algo que necessita do auxílio de uma pessoa que tenha conhecimento e entendimento da área, para realizar apenas as ações corretas.

No caso, por exemplo, de pessoas que tenham o interesse em iniciar o investimento em ações que podem até mesmo serem mais arriscadas, é importante contar com o auxílio do gestor de investimentos.

Esse profissional poderá até mesmo, reunir fundos de investimento podendo ser diversificados, de modo que os investidores consigam ter um excelente retorno financeiro e que por falta de tempo ou mesmo conhecimento, não seriam capazes de realizar tal tarefa sozinhos.

Quais são as atividades do gestor de investimentos?


o que faz um gestor de investimentos

A principal atividade e maior responsabilidade de um gestor de investimentos, é fazer com que os valores investidos pelos clientes, cresçam na medida esperada pelos investidores para conseguirem alcançar os seus objetivos.

Existem diferentes opções de serviços e instituições que uma pessoa pode selecionar, com o objetivo de que profissionais capacitados e que tenham a verdadeira expertise necessária, consigam auxiliar sempre que necessário.

Desse modo, é possível obter maior tranquilidade e conhecimento, para gerenciar os investimentos.

Quando é prestado esse auxílio por uma gestora de investimentos, é necessário que o gestor responsável por uma determinada conta, realize algumas atividades de grande importância como, por exemplo, adoção de procedimentos, recomendação de alocação de recursos, monitoramento de carteiras de investimentos e outros.

A principal atividade desse gestor, que pode ser conhecido também como asset management, é providenciar a proteção adequada ao patrimônio.

Contar com a expertise do gestor de investimentos, é ter a certeza de que será utilizado o potencial máximo de cada capital que será investido, nas diferentes modalidades.

Para quem deseja começar a investir tempo, estudos e dinheiro nessa área, vale a pena saber que o salário pode chegar a 400 mil reais por ano.

O valor do salário por vezes pode compensar o risco que esse profissional passa, quase todos os dias uma vez que, não trabalha com poucos valores.

No caso dos melhores profissionais da área, por exemplo, eles precisam movimentar grandes quantias como 400 milhões de reais em investimentos e sempre, apresentando os melhores resultados e claro, os melhores retornos em valores para os seus clientes.

É dever do gestor de investimentos pesquisar sobre o mercado, entender quais são as melhores oportunidades de acordo com um determinado segmento de investimentos, assim como, sobre o momento em que o mercado está atravessando.

Além disso é necessário analisar e indicar as melhores oportunidades para os investidores.

O que é preciso para ser um gestor de investimentos



O primeiro passo assim como em qualquer outra carreira, é ter bacharel em cursos que sejam da área de exatas. Além disso, é preciso ter uma certificação que comprove o profissional como especialista na área.

De acordo com a instrução CVM 558, essa exigência é necessária para que desse modo, os investidores tenham maior confiança e certeza de que os valores investidos, estão sendo administrados corretamente.

Todas as exigências necessárias para este segmento e a execução dessa função, devem ser cumpridas pensando especialmente na principal atividade que será executada.

Esse profissional deve estar sempre atento com relação as principais novidades, tendências e acontecimentos do mercado para assim, conseguir proporcionar escolhas adequadas sobre os ativos ou fundos que irão proporcionar os melhores rendimentos para os seus clientes.

Título de renda fixa, títulos cambiais, derivativos e commoditites, serão alguns dos termos mais básicos e que você como profissional da área, se assim desejar se tornar, deverá trabalhar quase que diariamente.

Para realizar todas essas atividades e proporcionar os melhores resultados para os clientes, é preciso adquirir o registro junto a comissão de valores mobiliários, conhecido também como CVM.

gestor de investimentos


Gostou do artigo? Conheça a Pro Educacional, referência em cursos de finanças e investimentos.



Resumindo o nosso guest post, um gestor de investimentos procura sempre rentabilizar ao máximo o dinheiro do cliente de acordo ao produto selecionado.

A questão do iniciante contar com o auxilio de um gestor, sinceramente acho válido caso a pessoa não queira perder tempo e energia nessa área. Dessa forma, sou favorável sim a delegar.

Mas se o iniciante desejar obter conhecimento para colocar em prática por si só, também é extremamente possível. A blogosfera, incluindo este blog, tenta justamente mostrar como nós investidores amadores encaramos a selva chamada Investimentos.

Neste espaço já digitei um pouco sobre Tesouro Direto, Opções, Como investir na bolsa de valores com pouco dinheiro, Investir nos EUA...

Sem contar o mundaréu de informação que você encontra na blogosfera. A blogs contando como comprar ações, suas operações na prática, investimentos no exterior...

Enfim, se o cliente estiver disposto a aprender, informação não falta! 😁😁😁

Mas como isso não é para todo mundo, temos os gestores para nos ajudar. Na verdade, temos até robôs gestores que você pode ver como estão se saindo neste acompanhamento feito pelo Viagem Lenta.

Será o fim dos gestores? 

Eu acho cedo para dizer isso, mas....




See ya!
Guest Post! O que faz um Gestor de Investimentos? Guest Post! O que faz um Gestor de Investimentos? Reviewed by Investidor Inglês on 09:23 Rating: 5

2 comentários:

  1. Legal esses esclarecimentos, Inglês. Muito bons para quem está iniciando. Tanto que linkei seu post nesse artigo quando comento sobre gestores de investimentos: https://www.viagemlenta.com/2018/07/teste-comparativo-de-gestores-digitais-seus-robos-qual-e-o-melhor.html

    Valeu pelo comentário do blog!

    Você investe ou pensa em investir em fundos? Está analisando gestores?

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala André!

      Então, sobre fundos, ainda não penso em investir não. Talvez eu possa considerar depois de um tempo do seu comparativo. Vai que fica interessante, posso pensar a respeito.

      Mas por ora, não penso.

      Abraço!

      Excluir

Tecnologia do Blogger.