Por que o Autocuidado é tão importante? - Investidor Inglês | Rumo a Independência Financeira

Por que o Autocuidado é tão importante?


Você está sobrecarregado no trabalho. A pilha de tarefas a cada dia que passa se acumula em sua frente. E pior, seu tempo de entrega vai diminuindo...

Logo, para fazer frente a esse problema, você constrói outros. Deixa de almoçar, ir a academia... Até chegar ao ponto de esquecer sua vida social.

E o autocuidado? Cuidar da saúde? Ah, esquece! já se foi faz tempo.

O Autocuidado não é apenas importante, ele é crucial.


É extremamente fácil negligenciar cuidados básicos devido a estarmos ocupados e sobrecarregados. Esse é um ponto que o Investidor Inglês não pode negar. Quando pego uma tarefa para fazer, se eu embalar, fico muito focado e esqueço do mundo.

Sábado mesmo perdi algumas horas tentando resolver um problema do blog.

Enquanto estava lutando para resolver o bug e mal via a hora passar, beber água foi uma ação rara de acontecer. Tirar os olhos da tela do notebook por uns instantes para descansar os olhos? Jamais!

Ai você vai acumulando esses maus tratos com o corpo e mente, problemas pessoais, finanças...

Quando de repente...

Lá está você procurando por ajuda médica. Claro que de vez em quando fazer isso não há grandes problemas. Mas, se você faz isso hoje, amanhã e depois e depois...

Isso explica um pouco do susto que tomei dias desse. Depois que voltei de viagem, demorei para voltar com minha rotina saudável. Exercícios, alimentação... Ambos estavam deixando a desejar.

Não tenho dúvidas que foi um alerta vermelho do meu corpo.

Logo, para amenizar situações como essa e não precisarmos receber um alerta do nosso corpo, é extremamente importante reservar um tempo para os autocuidados. Pois eles podem ajudar com;

  • Prevenir o "Burnout" que é o estágio onde a pessoa está completamente esgotada tanto pelo lado físico, quanto pelo lado mental. No link sobre a palavra Burnout há mais informações.

  • Reduzir efeitos do Stress.

  • Autocuidado ajuda a refocar. Você já deve ter ouvido ou lido por ai que as vezes para resolver um problema complexo, respirar, dar uma volta, podem ajudar e muito. E essas duas coisas são exemplos de autocuidado.

Muitas vezes no nosso dia-a-dia, acabamos nos sabotando. Principalmente quando estamos no trabalho. Parar uns minutos para respirar, dar uma volta na fábrica?

Ah, isso é coisa de vagabundo! Alguns diriam.

Comer? Para que? Você se alimentou ontem... Já ouviu essa não? O Inglês aqui já. 😥

Assim, para te ajudar nessa tarefa de se cuidar, deixo o vídeo abaixo falando Como praticar os primeiros socorros emocionais.



Depois me conte o que achou sobre o vídeo aqui nos comentários. Ah! E a viagem que mencionei acima você pode ler sobre ela aqui.








Take Care!

Por que o Autocuidado é tão importante? Por que o Autocuidado é tão importante? Reviewed by Investidor Inglês on 06:00 Rating: 5

12 comentários:

  1. Investidor Inglês,

    Muito bom o seu post, ainda mais em uma época na qual a saúde é frequentemente "deixada para depois". Mas assim como no cartão de crédito, um dia a fatura vem....

    Depois vou ver o vídeo e comento aqui.

    Boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Rosana,

      A saúde é sempre deixada de lado por no momento estarmos "bem". Isso é um perigo que muitos não se dão conta.

      Veja, vale a pena. Boa semana!

      Excluir
  2. Concordo inteiramente contigo, Inglês. Esses conceitos foram consolidados na minha cabeça quando li (há muito, muito tempo atrás) Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes de Stephen Covey.

    Ele coloca o conceito da galinha dos ovos de ouro. Se vc está produzindo os ovos de ouro (nosso salário, nossas rentabilidades da carteira...), a gente tem que pensar em manter em boas condições a galinha (a gente) e não os ovos. Os ovos em si não são importantes, mas sim tudo que a galinha pode gerar. Seja para a gente ou para nossos filhos.

    Ou seja, se não cuidarmos de nós mesmos, a riqueza que geramos um dia se acaba. E tento levar esse conceito adiante, transmitindo o conhecimento da galinha para a frente. Só assim podemos, de uma forma ou outra, tornarmos imortais para nossos descendentes.

    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preciso ler esse livro rs

      Essa da galinha é bem legal. Tentarei passar adiante aqui também!

      Abração!

      Excluir
  3. II, eu acabei de ler um livro neste feriado chamado "O Milagre da Manhã". É muito interessante o conceito e com certeza ajuda a prevenir problemas como o burnout. Por coincidência eu já usava o método do livro sem saber, pois fui percebendo ao longo da vida que me fazia sentir melhor e até produzir mais. Recomendo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Antônio,

      Valeu pela recomendação. Anotado aqui para futura leitura.

      Excluir
  4. Excelente reflexão! Acabei de fazer um post no meu blog sobre os custos do trabalho, e acho que a falta de tempo para ter esse autocuidado é um custo muito relevante.
    Fico impressionada como a maioria dos meus colegas de trabalho tem algum problema de saúde que seria facilmente controlado (colesterol alto, gordura abdominal, dores de cabeça crônicas) com uma dedicação maior de tempo ao autocuidado.
    Espero que você volte a rotina saudável!
    Elsa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elsa,

      Infelizmente negligenciamos um aspecto que em hipótese alguma deveria ser negligenciado. Nossa saúde deveria estar sempre a frente de outras coisas.

      Estou voltando, logo pego o ritmo rs

      Obrigado pela visita!

      Excluir
  5. Pois é II. Isto vai de encontro com um ótimo artigo que lí hoje que me fez refletir até onde quero ir
    https://provocacoesfilosoficas.com/a-triste-geracao-que-virou-escrava-da-propria-carreira

    ResponderExcluir
  6. Estive fora por um tempo e só vi agora que você passou uns maus bocados, espero que já esteja tudo bem !!! cuide-se !

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.