Pegar uma faca caindo? Como comprar barganhas na bolsa de valores? - Investidor Inglês | Rumo a Independência Financeira

Pegar uma faca caindo? Como comprar barganhas na bolsa de valores?


Passeando por uns blogs mundo afora, encontrei um texto que chamou minha atenção: É nosso trabalho pegar facas caindo. Esse é o caminho para comprar barganhas na bolsa de valores! (em inglês: It's our job to catch falling knives. That's how you get bargains!)

Texto no qual é uma entrevista com Howard Marks. Confira abaixo;

Como comprar barganhas na bolsa de valores?


Segundo Howard Marks, investidor americano, é nosso trabalho como investidor pegar as facas caindo, as promoções que vez por outra aparecem na bolsa de valores.

Marks completa que a única forma inteligente de investir é descobrir o valor de algo e tentar comprar esse algo por menos.

E isso fica bem evidente quando o mercado está em chamas, ou em suas palavras: "quando há sangue nas ruas". Completa dizendo que esperar a poeira baixar, a faca parar de cair, pode ser um problema pois é quase certo que o preço do ativo já se recuperou.

Se sabe inglês, abaixo a entrevista completa;

 

Conclusão


Para aproveitar as supostas promoções, as facas caindo, você precisa estar a par do que acontece com a empresa/investimento em vista. Logo, quem estuda Value Investing, que de uma forma simplista significa avaliar empresas de uma forma mais apurada, tem mais condições de se beneficiar desse conselho.

Já para quem não tem, como o Investidor Inglês aqui, é necessário refletir bem antes de por em prática.

O MFII11 é um exemplo de faca caindo que acredito ser para poucos. A CIEL3 também...

Porém, há momentos que mesmo nós sem o conhecimento do value investing podemos por em prática esse conselho. Em tempos de eleições, vemos o mercado precificar ativos não por suas qualidades, mas por medo.

Outro evento que derrubou as cotações sem refletir seus fundamentos foi o Joesley's day. Lembra? 

Enfim, acredito que há momentos que mesmo quem não utilize value investing pode pegar alguma faca caindo por ai...

...Mas lembre-se, Todo cuidado é pouco!







See ya!

Pegar uma faca caindo? Como comprar barganhas na bolsa de valores? Pegar uma faca caindo? Como comprar barganhas na bolsa de valores? Reviewed by Investidor Inglês on 11:30 Rating: 5

6 comentários:

  1. Pois é... eu estaria um pouco mais otimista se a situação externa estivesse mais tranquila. Mas acho que estamos ficando cada vez mais longe de uma venezuelização. O importante é, no meu entendimento, sempre estarmos cobertos por uma estratégia de Asset Allocation. E vamos que vamos!

    Abração, Inglês!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não vejo essa "venezualização" próxima. Mesmo que o Haddad ganhe.

      E é importante mesmo ter uma estratégia. Nem precisa ser a asset allocation, mas precisa ter uma antes de sair por ai caçando promoções.

      Abração!

      Excluir
  2. Eu também vejo a CIEL3 como uma faca caindo. É cristalino para todo mundo que em virtude das mudanças no mercado a companhia não vai obter aqueles números astronômicos de outrora, porém ainda está MUITO longe de ser uma empresa ruim.

    Coragem pra comprar é outra história kkk

    Já quanto ao MFII, não colocaria minha mão no fogo por ele.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tô comprando uma mixaria de CIEL3 mês a mês. Dessa forma tenho coragem rsrs

      Já MFII, até tentei, mas não consegui. kkk

      Abraço!

      Excluir
  3. Joesley day é um exemplo claro, mas Ciel3 já é algo que é dificil de prever pois foi mais concorrência e desregulamentação do que piora da empresa em si que ainda não é ruim mas é afetada pelo mercado. Infelizmente tbm estou tomando prego com ela mas nao compraria mais agora não, mas vender agora menos. Abcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá AA40,

      A CIEL3 exige uma análise mais minuciosa. Por isso disse que ela é para poucos. É um case complexo. Empresa boa sofrendo com a concorrência. Se acredita na gestão, pode ser interessante encarar. Caso contrário, fuja rsrs

      Abraço!

      Excluir

Tecnologia do Blogger.