(Guest Post) 5 ações para resolver seus problemas financeiros - Investidor Inglês | Rumo a Independência Financeira

(Guest Post) 5 ações para resolver seus problemas financeiros


Hoje trago a vocês mais um Guest Post! E o assunto da vez é Como Resolver Problemas Financeiros. De autoria de Wendson Miranda das Neves, vamos ver o que ele sugere para resolver esses contratempos.

Sem delongas, vamos ao texto!

-------------------------- 

5 ações para resolver seus problemas financeiros

5 ações resolver problemas financeiros

Problemas financeiros afetam a todos em algum momento de nossas vidas. Seja um imposto atrasado, dinheiro insuficiente, filhos, casamento e muitas outras razões afetam nossas finanças e podem fazer com que você sinta o que é conhecido como estresse financeiro.

É demonstrado que o estresse financeiro é uma das principais razões para problemas nos relacionamentos.

Quando você está estressado, isso afeta outros aspectos da sua vida. Você pode ter dificuldade em se concentrar no trabalho, concluir tarefas em casa ou concentrar-se em seus relacionamentos, porque sempre terá problemas financeiros em sua cabeça.

No entanto, sempre existe uma saída que pode ajudá-lo a não se sentir deprimido ou desamparado e a reduzir o estresse.

A seguir, mostraremos como você pode superar seus problemas e dificuldades financeiras e aliviar esse estresse.

1. Identifique a causa do problema financeiro


O primeiro passo para superar os problemas financeiros é identificar o problema subjacente que está causando essas dificuldades.

Problemas financeiros são geralmente um sintoma de um problema maior. Para chegar a soluções que funcionem a longo prazo, você deve dedicar um tempo para identificar a fonte real de seus contratempos.

Aqui estão alguns problemas comuns, juntamente com uma ideia do que você pode solucioná-lo:

  • Você está desempregado ou com rendimentos abaixo do normal: - Reavalie seu estilo de vida, crie um orçamento e siga-o. Se você estiver trabalhando meio período, descubra se consegue um segundo emprego ou mais horas no atual. 

  • Seu CPF foi incluído no SPC: - Se você foi incluído em uma lista de inadimplentes, como o SPC, a primeira coisa que você deve fazer é limpar seu nome. Tirar seu nome da lista de inadimplentes é impossível, você só precisa organizar seus finanças e tentar um acordo com o credor que solicitou a inclusão do seu CPF. Mas se ainda é impossível para você deixar SPC e precisa de financiamento, você pode procurar um empréstimo para liquidar sua divida (Saiba mais aqui). 

  • Doença ou acidente inesperado: - Se estas são as suas circunstâncias atuais, uma maneira de compensar a diminuição da renda e o aumento das despesas é simplificar seu estilo de vida. Pesquise e obtenha toda a ajuda que puder e certifique-se de obter tudo o que tem direito. 

  • Divórcio: - É possível que após o divórcio você não possa arcar com as despesas da sua atual casa com apenas uma folha de pagamento. Uma das soluções seria vender a casa e encontrar outra que você pode manter ou gerar renda com a casa atual através de aluguel. 

  • Um vício: - Se este for o seu caso, você pode gastar mais dinheiro do que ganha para satisfazer o vício. Obtenha ajuda e conselhos profissionais para lidar com o vício. Se você não fizer isso, nunca superará seus problemas financeiros. 

Seu problema pode não estar listado acima ou pode ser mais complexo. No entanto, o conceito de identificar um problema específico é importante porque, dessa maneira, é mais provável que você encontre uma solução. Concentrar-se na solução da causa que está causando problemas financeiros ajudará a aliviar o estresse.

2. Crie um orçamento


A princípio, você pode pensar que um orçamento só acrescentará mais estresse financeiro à sua vida, mas o orçamento é a melhor ferramenta que você tem para obter o controle de suas finanças pessoais e superar problemas financeiros.

Um orçamento permite que você decida quando e como você gastará seu dinheiro. É realmente um plano de despesas que garante que você atingirá suas metas de economia. Também pode ajudá-lo a encontrar dinheiro extra para reduzir a dívida, etc.

Os primeiros meses do planejamento orçamentário são os mais difíceis, mas depois de entender o que fazer, você pode reduzir a quantidade de tempo gasto na análise e também reduzir o tempo que você gasta se preocupando com finanças.

3. Preparar um fundo de emergência


Um fundo de emergência é dinheiro reservado para cobrir despesas inesperadas e emergências financeiras. Embora um conserto de carro possa ser caro e estressante, se você sabe que pode tirar proveito do fundo de emergência para pagar por ele, muito do estresse desaparecerá.

Também é mais fácil usar o dinheiro do orçamento da maneira que você planejou, se você sabe que tem dinheiro extra no banco pronto para cobrir emergências inesperadas que possam surgir. O ideal é ter pelo menos seis meses de despesas no fundo de emergência.

Construir um fundo de emergência pode parecer avassalador a princípio, especialmente se você está lutando para sobreviver. Comece colocando cerca de 100 reais no banco e vá adicionando qualquer excesso de dinheiro restante no final do mês.

4. Determine suas prioridades financeiras


Para superar os problemas financeiros e resolver as dificuldades, é necessário determinar quais são as suas prioridades financeiras. Alguns podem ser claros, por exemplo, pagar os cartões de crédito. Outros podem ser objetivos de vida, com base em seus valores, por exemplo, economizar para cobrir as reformas da casa para que sua família tenha um bom lugar para morar.

Definir prioridades claras facilita a tomada de decisões financeiras difíceis. A conversão de prioridades (o que é importante para você) em metas alcançáveis ​​(o que você faz com seu dinheiro) o ajudará a resolver suas finanças.

O primeiro objetivo pode ser criar um orçamento para controlar um problema específico. Por exemplo, um de seus objetivos de curto prazo pode ser reduzir despesas e pagar o cartão de crédito com o menor saldo disponível. Um objetivo de médio prazo pode ser pagar todas as suas dívidas.

5. Determine o que você pode mudar


Muitas vezes, quando você tem problemas financeiros, você tem problemas de receita ou despesa ou uma combinação dos dois. Se você sabe que não ganha dinheiro suficiente, decida o que pode fazer para mudar a situação.

Isso pode significar que você deve voltar a estudar para obter uma qualificação necessária para um trabalho melhor remunerado. Se você tiver um problema de despesas, e esse problema vier de um vício, vá para um grupo de apoio onde ele poderão ajudá-lo a superar seu problema.

Depois que ter um plano que ajude-o a mudar sua situação atual, você será capaz de reduzir seus problemas financeiros. Uma maneira de priorizar o que você corta é determinar o custo por hora de seus desejos. Isso pode facilitar a escolha do que cortar.

A mudança nem sempre é fácil. Comece com pequenos passos e trabalhe até conseguir mudanças maiores. Mesmo se você cometer um erro na primeira semana, isso não significa que você deve parar de tentar cumprir seu orçamento. Continue trabalhando e você conseguirá.

Superar problemas financeiros não é fácil, mas tomando algumas ações simples, definindo prioridades, identificando maneiras de alcançar esses objetivos e perseverando com seu plano, você pode superar os desafios e, ao mesmo tempo, acabar com o estresse financeiro.

Conclusão


Termino o post do Wendson com um ponto que não pode passar batido. Se você está com seu nome inserido nesses órgãos de proteção ao crédito, é necessário mesmo tirar seu nome o quanto antes.

Mas, é preciso tomar muito cuidado ao contrair uma nova dívida para isso.

É preciso estudar bem sua dívida e o empréstimo necessário para quitá-la. Pode valer a pena financeiramente, mas você precisa se perguntar:

Eu consigo honrar essa nova dívida?






See ya!

(Guest Post) 5 ações para resolver seus problemas financeiros (Guest Post) 5 ações para resolver seus problemas financeiros Reviewed by Investidor Inglês on 11:08 Rating: 5

2 comentários:

Tecnologia do Blogger.