As Incoerências de Pensamento... Bom dia Investidor! - Investidor Inglês | Rumo a Independência Financeira

As Incoerências de Pensamento... Bom dia Investidor!


Voltando com a série de posts onde escrevo sem um norte, onde vou colocando assuntos aqui de acordo a minha cabeça, hoje trago uma reflexão bem rápida sobre política.

É um assunto pouco abordado por aqui devido ao Investidor Inglês ser leigo nele. Portanto, o texto abaixo pode estar com vários equívocos. Como esse blog é um lugar onde mais aprendo com vocês do que o contrário, vou colocar mesmo assim alguns pontos sobre isso. É errando que se aprende não é?

Vejamos.


Direita não existe no Brasil


Essa é uma afirmação minha e que fui duramente criticado por um fã do PT. Após dizer que direita não existe, afinal PMDB, PSDB e outros sempre estiveram a frente do país e não me recordo de nenhum deles darem direção a esse sentido, lógico que o petista se indignou dizendo;

Privatizaram a Vale, Telebrás entre outros pontos...

Sim privatizaram e hoje a Vale é uma super companhia. Pergunto; Por que não privatizaram Caixa, Banco do Brasil, Correios entre tantas outras coisas?

Lembro de um banco que foi privatizado. Tive aula com um professor que contava seu ódio mortal a Fernando Henrique devido a seu emprego mamata ter sido extinto. Ele não tinha pudor nenhum em contar seus benefícios enquanto estava no banco.

É para isso que querem estatais não?

Outra pergunta. Privatizar é sinônimo de direita?

Não voto no Amoêdo porque ele é banqueiro.


Primeiro, a frase acima não é de minha autoria pois simpatizo com as ideias do João. Segundo, não sabia que ele era banqueiro, sorry. Terceiro, gostaria de entender esse ponto de quem fez tal afirmação.

Tipo, se pegarmos pela lógica, quem diz que não vota em um banqueiro porque ele não o representa, deve votar em um mendigo. 😀😀😀

Porém esse assunto não foi adiante devido a insatisfação do petista com minha afirmação Direita não existe no Brasil. Logo, para encerrar a conversa veio o assunto...

Nazismo para você é de esquerda então?


Eu falei que sim, porém disse que não iria argumentar até por não ter base nenhuma para sustentar tal afirmação e outra, o petista estava MUITO incomodado para não dizer puto com os assuntos que fugiam da sua bolha e os outros participantes do encontro decidiram terminar por ali o assunto politica.

Eu o provoquei para ver suas teorias, mas infelizmente ele não estava preparado para tais provocações.

Conclusão

politica


Gostaria de ter estendido a conversa, mostrar a incoerência de pensamento em afirmações como Não voto em tal por ele ser rico, conversado mais a respeito de direita x esquerda, que para mim, é um tópico extremamente desnecessário, entre outros. Gosto bastante de conversar com quem pensa diferente.

Mas infelizmente, vejo que poucos conseguem manter uma conversa saudável quando foge do que eles creem.

E falando em incoerências, eu mesmo estou sendo incoerente dizendo que voto no Bolsonaro por mudanças, por um fator novo. Afinal, Bolsonaro está há muito tempo na politica. Assim, ele não é um fator novo.

Mas, o que me faz pensar em votar nele é ele não estar afiliado a nenhum dos partidos que comentei acima. Também gosto de como está pretendendo montar sua equipe.

Agora é decidir se voto nele já no primeiro turno no lugar do Amoêdo ou não.







See ya!

As Incoerências de Pensamento... Bom dia Investidor! As Incoerências de Pensamento... Bom dia Investidor! Reviewed by Investidor Inglês on 09:54 Rating: 5

15 comentários:

  1. Olá Inglês!

    Quanto a não existir direita no Brasil, concordo, a direita aqui nunca existiu de fato, ou se existiu não durou muito tempo e se bandeou para a esquerda. A esquerda (principalmente o PT) gosta de "acusar" o PSDB de ser de direita, e é por isso que a população brasileira, que é essencialmente de esquerda, por causa de toda a nossa política de esquerda que tivemos desde a redemocratização, acredita que PT é esquerda e PSDB é direita. Mas na verdade PSDB é centro-esquerda. Eles podem até fazer alguma privatização ou outra, mas sempre vai ser no intuito do social, e por isso o Estado ainda se faz importante. Isso não é de todo ruim, mas depende muito da gestão do presidente em si.

    Apesar da gente dizer que a direita não existe no Brasil, o que eu vejo é um movimento se criando, que começou com a criação do Novo, com a ascendência de Bolsonaro na mídia, com os vários movimentos contra Dilma e que começaram a defender ideais de direita. Acho que com um tempo a tendência é que esse movimento se consolide e passe a ter o seu lugar no Congresso, o que vai ser bom, porque amplia o debate.

    Sobre o nazismo, essa é uma questão polêmica. Tem gente que defende que era de direita, outros de esquerda. Prefiro pensar que Hitler pegou políticas dos dois lados, e juntou tudo, conforme seu interesse, e formou algo novo ali, que não dá para encaixar inteiramente nem como de direita e nem como de esquerda.

    Sobre não votar em alguém só porque é banqueiro, isso é a maior besteira. Já tivemos um presidente de origem pobre, e olha no que deu. O pior é que ainda tem muita gente que defende ele. Não estou falando que alguém de origem pobre seria necessariamente um presidente ruim, mas sim que a origem e o tamanho da riqueza não têm nada a ver. Se o cara trabalhou para grandes bancos e é rico, é porque ele estudou e trabalhou muito para conseguir aquilo, e não ficou roubando na política, como outros por aí. A gente tem que olhar para essas pessoas com admiração e querer ser igual a elas, e não com ódio, como faz a esquerda. Parece que eles têm raiva das pessoas que são ricas, simplesmente porque elas têm mais dinheiro que os outros, como se isso fosse um crime ou uma ofensa!

    Sobre o voto, ainda não decidi também. Estou pensando em votar ou em Amoêdo ou em branco, porque nenhum dos outros candidatos me representa, ou se eu simpatizo em alguma área, ele tem problema em outra. O problema que eu vejo em Amoêdo é que quando ele fala parece que é tudo decorado, frases feitas, isso soa artificial. Mas ele se mostra inteligente e entendido das coisas, diferente de Bolsonaro. Tenho um colega que disse que queria votar em Amoêdo, mas vai votar em Alckmin porque o que vai valer nessas eleições é o voto útil, para tentar impedir o PT de ir para o segundo turno com Bolsonaro (o que seria praticamente certo do PT ganhar, por causa do apoio de Lula). Já eu penso diferente, disse que se ele quisesse votar em Amoêdo, que votasse, porque ganhar a gente já sabe que ele não vai, mas se todo mundo pensar assim, ele não ganha nem nessas eleições e nem nunca. Se cada pessoa que acredita nele e nas suas propostas votasse nele, de voto em voto, ele poderia ter uma boa quantia a ponto de pelo menos chamar atenção e mostrar como esse novo movimento da direita que está surgindo está forte, e quem sabe assim, estimular ele e outros candidatos de direita (como Flávio Rocha, que seria um bom candidato, mas desistiu) a se candidatar de novo nas próximas eleições.

    Bom, agora vou ficando por aqui, porque esse comentário tá enorme. Acho que daria para eu copiar tudo isso aqui e publicar como post no meu blog kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Calvin,

      Vamos aos pontos;

      "Acho que com um tempo a tendência é que esse movimento se consolide e passe a ter o seu lugar no Congresso, o que vai ser bom, porque amplia o debate."

      Concordo, e digo mais, meus votos para deputado, senadores e tudo mais serão do partido Novo. Precisamos mudar o congresso, só o executivo não basta. Esse é um ponto chave.

      O Nazismo é bem complexo. Um simples rótulo não diz nada sobre ele.

      "Parece que eles têm raiva das pessoas que são ricas, simplesmente porque elas têm mais dinheiro que os outros, como se isso fosse um crime ou uma ofensa!" Infelizmente é isso.

      "Se cada pessoa que acredita nele e nas suas propostas votasse nele, de voto em voto, ele poderia ter uma boa quantia a ponto de pelo menos chamar atenção e mostrar como esse novo movimento da direita que está surgindo está forte, e quem sabe assim, estimular ele e outros candidatos de direita" Concordo!

      Valeu pelo comentário Calvin!

      Excluir
    2. Sobre comentario do Calvin,

      Nazismo se resume nele mesmo já que tem o próprio ismo (que signfica doutrina, sistema, teoria, tendência, corrente). Hitler misturou ultranacionalismo, totalitarismo e autoritarismo. Pegou o fascismo e adicionou ao caldo. Ele foi contra ao socialismo marxista e ao capitalismo liberal. O problema complica quando há discursos de Hitler falando que o que eles estavam fazendo era de aspecto nacional socialismo, ai a galera já chama de esquerda erroneamente. A idéia realmente era ter uma terceira via. No fundo acredito que como causou milhões de mortes e uma guerra mundial, ninguém quer ter sua ideologia igualada a isso.

      "Parece que eles têm raiva das pessoas que são ricas". Concordo.
      Algumas pessoas culpam o capitalismo como se ele fosse a causa de muitos problemas globais (desigualdade, fome, Africa, guerras, aquecimento global, lixo nuclear, etc). Logo, acreditam que quem se beneficia de como o capitalismo (mundo) funciona e acaba enriquecendo, merece todo ódio possível.

      abs


      Excluir
    3. Messier 109, sim, se o nazismo não tivesse matado tanta gente, e se tivesse dado certo, nem que fosse em alguns aspectos, ele poderia ser usado até hoje como um exemplo de algo, assim como os políticos do PT, PSDB e todos os outros de esquerda prestaram homenagens a Fidel Castro, quando ele morreu, chamando ele de "grande líder", "exemplo", etc. Uma vergonha, e que só mostra o desejo que os partidos de esquerda têm para o Brasil.

      Sobre a parte do capitalismo, é verdade. Pior é que o capitalismo é um sistema natural. Ele existe desde que o mundo é mundo, e desde antes desse nome existir. Depois foi que inventaram o socialismo/comunismo, para dar igualdade entre as pessoas, mas que já foi colocado em prática em diversos países, e em todos sem sucesso. Como disse, o capitalismo é o sistema natural. Eu não ignoro a desigualdade social, acho até que o governo deve trabalhar em cima disso, porque existem excelentes países desenvolvidos, como a Suíça, onde o sistema é capitalista, mas mesmo assim existe uma igualdade bem grande, que a gente não vê por aqui. Mas tudo tem que ser feito com ordem, porque se isso for feito com a intenção de implantar o socialismo/comunismo, não vai dar certo.

      Abraço!

      Excluir
  2. Oi,

    Não concordo em privatizar os Correios, mas acredito que poderia abrir para outros players, igual EUA (fedex, dhl, ups). Como o Brasil é um país com dimensões continentais, uma empresa estatal garante que todos as cidades sejam atendidas, coisa que a iniciativa privada/mercado provavelmente não faria.

    Em relação a Bancos, a Caixa serve para controlar a Loteria e dar financiamento imobiliario barato (minha casa minah vida. Não importo se vão privatizar ou não a Caixa ou o Banco do Brasil, uma vez que há outras opções de banco de varejo que atendem bem a população. Se tivesse os Bancos estatais, ai seria outro história.

    Da próxima vez, ao conversar com esse cara petista converse sobre os seguintes assuntos:
    - Universidade Publicas: é dever do estado ajudar no Ensino Superior? Não deveria focar apenas em ensino fundamental e médio de qualidade e público?
    - PT pode ser considerado centro? Esquerda tem mais cara de PSOL, PCdoB, PSTU, etc.
    - Lula 1 ajudou banqueiros?
    - Hoje em dia tem o pessoal da esquerda economica (Marx, luta de classes), esquerda guerrilheira (luta armada, MST, boinas e che guevaras) e a esquerda "lacradora" (minorias, LGTBQ+, feminismo, etc). O pessoal da esquerda lacradora e guerrilheira não manja nada de economia mas gosta de opinar.

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Messier!

      Esse ponto dos correios é bem válido, já que ataca uma deficiência do livre mercado assim como das estatais. Interessante!

      Já quanto aos bancos, também não me importo com suas privatizações, desde que eles não sejam usadas em cunho político. Algo que não me parece acontecer, infelizmente.

      Os assuntos são interessantes, mas falar com esse petista sobre politica não funciona. Tentarei com outro.

      Abraço!

      Excluir
  3. Discutir com petista é tão útil quanto enxugar gelo. Valeu a tentativa II. Abcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, os caras são fanáticos. Se você disser uma virgula que não está ou fere a crença deles, pronto, o combate está instaurado hehe.

      Abraço!

      Excluir
    2. Inglês, não só os esquerdistas, mas qualquer pessoa que torce para um salvador da pátria ou que quer algum tipo de revolução que mude tudo. Basta ver os seguidores de Bolsonaro, eles têm o mesmo comportamento (senão pior) que os seguidores de Lula. São cegos aos erros e defendem até o fim.

      Excluir
    3. Sim, qualquer coisa fanática sofre desse "mal".

      Excluir
  4. Olá II,

    É perda de tempo ficar discutindo com esquerdistas. A maioria não sabem de nada.
    Eu voto no Bolsonaro, pois ele é o que tem mais chance de ganhar da esquerda e no meu ponto de vista quem vota no Amoedo está ajudando a esquerda, pois ele não tem nenhuma chance de ganhar.

    Sobre privatizar eu sou a favor. A maioria dessas empresas servem para o governo se corromper. E muitas delas não são eficientes. Correios deve ser extinto ou vendido e Petrobras privatizada entre outras.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cowboy,

      É perda de tempo mesmo. Acredito que foi melhor terem encerrado o assunto. Não iria levar a nada.

      Não concordo que votar no Amoêdo é ajudar a esquerda. As chances dele ganhar beira os zero porcento, é verdade. Mas não enxergo dessa maneira.

      Sobre as estatais, também vejo por esse lado. Os políticos deitam e rolam utilizando essas empresas. Petrobras é o maior exemplo.

      Abraço!

      Excluir
    2. Cowboy, também discordo que quem vota em Amoêdo ajuda a esquerda, até porque ele tem tão poucas chances que não tem como atrapalhar Bolsonaro. Além disso, acho que é provável, pelo menos do jeito que as coisas estão agora, que Bolsonaro vá ao 2º turno, só que ninguém sabe com quem, se vai ser com Marina, com Alckmin, ou com Haddad. Então quem votar em Amoêdo no 1º turno poderá votar em Bolsonaro no 2º (apesar, que particularmente, não acho Bolsonaro um bom candidato, ele não sabe de nada, não entende nada e não representa bem a direita. Se ele ganhar e tiver um governo ruim, a esquerda vai dizer para sempre como a direita não deu certo).

      Excluir
  5. Fala Inglês!

    Assuntos para uma tarde inteira na rede hehe... Temos que cuidar para não promovermos um reducionismo nos assuntos. Não é tão simples debater o que é "direita" hoje, bem como discutir o nazismo (mas que ele é mais de esquerda ele é rsrs). Se eu tivesse que resumir, usaria a palavra "conservadorismo", mas na versão dos 10 princípios de Russel Kirk. Nesses 10 princípios, estou dentro dessa turma sim!

    Se me permitir uma recomendação para entender sobre todos esses assuntos e como eles moldaram a sociedade brasileira (principalmente esse esquerdismo maluco), leia o livro Corrupção da Inteligência do Flávio Gordon. Ele consegue ser sucinto ao mesmo tempo que expõe muitos exemplos e biografias sobre os assuntos na notas de cada capítulo. Faz um resumo exemplar da revolução gramsciana. Muito bom!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala André!

      Realmente, como dizem por ai "assunto pra mais de metro rsrs" É verdade, todos os temas trazidos hoje não são nada simples. Logo, qualquer forma reduzida não chega perto do que é os assuntos.

      Opa, agradeço a recomendação. Vou colocar no Kindle para ler na viagem rs

      Abraço!

      Excluir

Tecnologia do Blogger.