Cansado das Segundas-Feiras? Que tal buscar a IF? - Investidor Inglês | Rumo a Independência Financeira

Cansado das Segundas-Feiras? Que tal buscar a IF?


Que tal buscar a independência financeira


Toda segunda-feira onde trabalho é quase a mesma coisa em se tratando do assunto;

Por que temos que acordar cedo na segunda-feira?

Principalmente se o dia começou chuvoso ou com aquele friozinho... Afinal, essas são duas condições climáticas que "casam" com a opção de ficar em casa. Porém poucos tem essa opção...

Esse é um dos motivos do Investidor Inglês estar no rumo a Independência Financeira, nossa famosa IF. Não só eu, mas todos aqui da blogosfera estamos em busca desse objetivo. E fico bem contente em ver os estudos de caso do Aposenteaos40 com mais e mais pessoas atrás dela.

Pois com a IF, teremos o poder de escolha. Decidiremos se iremos trabalhar na segunda. Será nossa opção. Não mais uma obrigação.

E saiba que não é nada utópico esse assunto. Temos alguns blogueiros que já estão desfrutando dela. Não quer ser o próximo?

E como atingir a Independência Financeira?


Para atingir a IF, primeiro precisamos definir um número. Quanto você quer ter de renda? 5 mil mensais, 10 mil...

No post - Quanto dinheiro você precisa para ser rico, eu conto qual o número que estou em busca. E para atingi-lo, saiba que não há formula mágica e sim uma simples operação;

Gastar menos do que se ganha.

Colocar em prática essa operação é o primeiro passo. Após isso, com as sobras originadas desta prática, caso você não tenha dívidas já pode construir sua reserva de emergência. Logo após, você entra de fato na corrida em busca da Independência Financeira.



E é ai que começa a brincadeira, melhor, investimentos. Além da questão Aportar, aportar, aportar, ou seja, guardar dinheiro todo santo mês, precisamos estudar em quê colocar esse dinheiro. Se será em ações, fiis, ou mesmo um simples CDB.

O certo é que não há somente um jeito de se conquistar a IF. Há n formas. Mas para iniciar é isso ai;

  1. Gaste menos do que se ganha.
  2. Sem dívidas, monte sua reserva de emergência.
  3. Poupe frequentemente. Se conseguir aumentar a taxa de poupança no decorrer dos tempos, melhor!

Se já passou das 3 etapas, parabéns!, você está correndo lado a lado com o Inglês aqui. Agora é buscar conhecimento para saber se Não está diversificando demais, se usa Alocação de Ativos, Investir no exterior...

Enfim, são vários assuntos para abordarmos. Convido os leitores e blogueiros para discutirmos esses assuntos, pois a caminhada só está começando...


P.S: Já conferiu meu estudo sobre compras mensais do ETF IVVB11?





See ya!

Cansado das Segundas-Feiras? Que tal buscar a IF? Cansado das Segundas-Feiras?  Que tal buscar a IF? Reviewed by Investidor Inglês on 00:00 Rating: 5

18 comentários:

  1. Cansado da Segunda, Terça, Quarta, Quinta, Sexta, Sábado e Domingo....rs Me admira muito quem consegue viver sem deixar essa escravidão moderna abalar seu cotidiano.


    Sr. IF365

    Blog do Sr.IF365 | Acompanhe meus últimos 365 dias antes da IF e Aposentadoria Antecipada
    www.srif365.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrs... Voar não deve ser fácil não né?

      Excluir
    2. Nao, mas se iludir é muito fácil, só rindo mesmo é muita merda nessa blogosfera.

      Excluir
    3. O amigo Rafael anda numas "Bads Vibes". Rsrsrs! Mas ele é legal e contribui com as discussões na blogosfera de forma inteligente.

      Excluir
    4. Fala Gerson!

      É deve estar mesmo rsrs

      Excluir
  2. Olá II,

    Eu não me importo em levantar cedo. Até gosto. O que não gosto é dessa rotina de segunda a sexta para ir trabalhar. Por isso que estou buscando a IF. Sempre vou levantar cedo. Esse negócio de ficar deitado até tarde não me agrada.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cowboy,

      Eu até me importo. Em dias chuvosos ou de frio, gostaria de ficar um pouquinho a mais na cama rs Mas a questão da rotina de segunda a sexta é o que nos move realmente em busca da IF.

      Queremos ela para quebrar essa rotina.

      Abraço!

      Excluir
  3. Fala Inglês.

    Acho que a diversificação em muitos investimentos principalmente os de RV não são uma estratégia das mais inteligentes, apesar do senso comum dizer o contrário. Sempre algumas empresas ou setores derrubarão parte de seus ganhos diminuindo seus avanços rumo a IF.

    Fora isso acho o momento complicado para o micro e pequeno inevstidor brasileiro, a RF paga uma mixaria e hoje só se sente uma evolução um pouco maior quem tem mais de 200k em investimentos, o que não é tão fácil de se conquistar dependendo de aportes.
    O avanço rumo a IF se faz da maneira simples como você descreveu mesmo, explicações muito mais complexas que essa são apenas a gourmetização do conceito que é desnecessário.

    Se a IF proriamente dita for alcançada ok, se não for pelo menos diminuindo dívidas, comprando bens a vista e conquistando uma semi IF a pessoa poupadora já estará evoluindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Anônimo,

      A diversificação é algo complexo mesmo. Por exemplo, a nível de mercado, ter 10 ações com cada uma tendo 10% de participação já diminui bem seu risco de escolha. 20 ações o risco cai para 5 e 30 para 3,3. Porém, quanto mais diminuímos o risco, diminuímos o retorno como bem comentado.

      E se o cara está com todo capital em bolsa, essa diversificação não o protege do risco de mercado. Enfim, complicado...

      Por isso gostaria de ver mais discussões desse tipo. E sobre a IF, para alcança-la precisamos aportar e aportar. Para não depender tanto dos aportes o cara precisa ter uma rentabilidade ótima, coisa para poucos. Mais fácil focar no aporte.

      Excluir
    2. Com relação a RV como eu comentei acima, penso o seguinte: Quem relamente entende mais afundo o mercado de ações, provavelmente tem uma boa noção de empresas que são fortes para o curto, médio e longo prazo.
      Não há certezas absolutas nesse mercado, porém se a pessoa acredita em duas, três empresas e as acompnha com certa atenção, porque não focar nessas duas ou três empresas?
      Risco certamente ha, mas penso que investir em RV é assumir o rico e deixar uma margem do capital investido como margem de perda.

      Se eu tenho 50k pra investir até que valor estou disposto a perder sem me prejudicar muito caso o investimento dê errado? Se aceita perder 10% (5K) deve-se pular fora quando 5 k tiverem sido perdidos e voltar num outro momento ou segurar a perda e aumentar o investimento pra recuperar o valor perdido mais rapidamente.
      Perdeu 5k, voltou pra 45k. Coloco mais 20K e as subidas me trarão de volta os %k perdidos em menosr tempo.
      Enfim a questão é ter disponibilidade pra perder tanto quanto pra ganhar.
      Quem apostou em BBAS3 ganhou um bom dinheiro até poucos dias atrás. Pra que pulverizar em 10 empresas de setores diferentes se eu acompanho e acredito no Banco do Brasil?
      O negócio se possível é arriscar.
      RV pra ganhae 1, 1,5% é muito limitada. Se for assim prefiro a RF que não tem sustos e nem precisa de acompanhamento.
      Agora a RV vem caindo, vem o omento impar das eleições dependendo da correção e das intenções de voto além do cenário externo, os lucros ou prejuízos podem ser grandes até o fim do ano.

      OBS: Poucos comentam aqui na blogsfera o peso dos investidores estranngeiros na bolsa. Na verdade por esse prisma a especulação é muito alta independente dos resultados e desempenho das empresas.
      Essa é uma informação que os investidores de ações tem que prestar bastante atenção.

      Excluir
    3. "Porque não focar nessas duas ou três empresas?" Se o cara estudou a fundo e sabe os riscos que está correndo, não vejo problema algum.

      "Se aceita perder 10% (5K) deve-se pular fora quando 5 k tiverem sido perdidos e voltar num outro momento ou segurar a perda e aumentar o investimento pra recuperar o valor perdido mais rapidamente"

      Aqui está um problema. O mercado é volátil e nada garante que ele pare em seu stop. Sem contar que podemos acordar e ver nosso ativo bloqueado devido a CVM (vide MFII)

      É por isso que eu diversifico. Por mais bem estudado o caso, não sabemos na real seu dia a dia.

      "Poucos comentam aqui na blogsfera o peso dos investidores estrangeiros na bolsa" É verdade, poucos comentam. Recomendo acompanhar o Finanças Inteligentes (https://www.financasinteligentes.com/) Lá ele fala do mercado global em si. Bem legal.

      Vou tentar escrever um post para ser mais especifico sobre essas questões e podermos debater mais. Valeu!

      Excluir
  4. Sempre é bom lembrar né II. Abcs e boa semana

    ResponderExcluir
  5. Fala II! Minha finada mãe sempre me dizia: "Ganhou 100, guarde 10. Ganhou 200 guarde 20 e assim por diante." Vivo agora uma independência de subsistência kkkkkkk, entra dinheiro na conta sem precisar trabalhar mas apenas o suficiente para pagar as contas e comer, em breve já estarei na rotina de trabalho novamente pois apesar de tudo, amo de verdade trabalhar, adoro resolver problemas, só não gosto do modo como querem que a gente trabalha. Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Gerson!

      Sábia sua mãe meu caro! E parabéns pela independência! Espero não demorar muito para atingi-la. E fala ai, vai trabalhar com TI?

      Abraço!

      Excluir
  6. Fala Inglês, eu não gosto muito é de ter rotina saca, horários, dias certos para fazer as coisas, isso não me agrada muito, por isso busco a IF. e para poder ter que trabalhar em algo que realmente me agrade e faça sentido.

    Migrei o blog recente, depois dá uma passada lá e atualiza ai meu link.
    https://marombainvestidor.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Maromba!

      Entendo perfeitamente! Também busco a IF para quebra-la a hora que quiser.

      Opa, vou atualizar aqui! Valeu!

      Excluir

Tecnologia do Blogger.