Depois de perceber quão boa a vida é, você cuidará da sua saúde! - Investidor Inglês | Rumo a Independência Financeira

Depois de perceber quão boa a vida é, você cuidará da sua saúde!


Depois de falar algumas impressões sobre o Cartão de Todos, vi comentários sobre a importância de ter um plano de saúde e também comentários sobre pessoas que nunca tiveram um plano e melhor, não precisaram dele.

Não precisar de um plano de saúde e economizar ai no mínimo uns 300 reais mensais seria ótimo não?

Assim, qual o segredo dessas pessoas?


Cuidar da Saúde! - Stay Healthy


como cuidar da saúde

Claro que cuidar da saúde não te deixará 100% seguro a ponto de menosprezar um plano de saúde. Você pode muito bem fazer o dever de casa e mesmo assim ser surpreendido com alguma doença, acidente...

Enfim, é a vida e nada podemos fazer.

Mas, ao cuidarmos da nossa saúde podemos diminuir os riscos de doenças e com isso também diminuir a necessidade de planos de saúde.

Quem não conhece um tiozinho que nunca vai ao hospital?

E estou falando dos que não vão por não precisarem mesmo. Pois sei que tem quem precisa, mas por sei lá qual motivo não vai.

Meu avô é meu exemplo desse tiozinho. O velhinho não ficava doente. Quase completou 84 anos na mais pura forma. Infelizmente um acidente tirou ele de cena...

Bom, e como cuidar da saúde?



Como cuidar da saúde? Alimentação!


O primeiro passo para se ter uma boa saúde é a alimentação. Lembro até hoje as palavras do primeiro professor de educação física que conheci na academia...

Inglês, alimentação é 70% do seu objetivo. Seja ele ficar forte, magro... Os 30% restantes ficam entre treino e descanso...

E posso falar que os melhores resultados que tive ao longo dos meus 10 anos de musculação foi quando me alimentei bem. Quero dizer, me alimentei com bons alimentos. Na época meu cardápio era baseado no famoso "Frango com batata doce"...

Só não mantive uma alimentação boa até hoje pela falta de variedade. Acabei restringindo tanto o que comer, que hoje passo longe de alguns alimentos considerados bons.

Mas estou voltando aos poucos a me alimentar melhor. Gosto bastante da ideia da dieta Paleo como bem conta o André em seu blog Viagem Lenta. Também estou lendo bastante sobre o assunto no blog do Dr Souto. Tem muita informação lá. Veja esta dica de como fazer um pão low carb.

Espero em breve criar um hábito duradouro assim como criei em beber água. Eu sou alérgico a algumas coisas, e quando passei a beber água com frequência, mal sinto os efeitos dessas alergias acredita?

Posso dizer que beber água diariamente melhorou muito minha saúde. Sem contar que criei um hábito. E isso faz com que seja automático seu consumo.

Descanso


cuidar da saúde

Ah o sono!

Dormir bem não ajuda só no seu humor ou a evitar olheiras. Há muitos outros benefícios por trás de uma noite bem dormida.

Benefícios como reduzir o nível de stress, melhorar sua memória e até ajudar com a redução de peso.

Segundo um estudo da universidade de Chicago (caso saiba inglês, veja aqui), dormir menos limita a quantidade de gordura queimada, ou seja, ao dormir menos estando você em uma dieta, você perderá mais massa magra (músculos) do que gordura.

Algo nada desejável não é mesmo?     

Exercícios


Não preciso dizer que devemos nos exercitar não é mesmo?  Ainda mais se você, assim como eu, trabalha 90% do seu tempo sentado.

Imagina o quão mal isso faz para sua coluna?  Isso só para começar...

Logo, procure o mais rápido se mexer. Sair da cadeira do escritório para seu sofá pode ser muito bom hoje, mas não será nada bom com o passar dos tempos...


Portanto, procure uma atividade que lhe agrade, e comece a criar um hábito!

Lembra que ao criar um hábito a tarefa passa a ser automática? Pois então, crie-a!

Com uma alimentação equilibrada, sono em dia e corpo exercitado e alongado (não esqueça de se alongar), você estará fazendo sua parte na busca de uma vida saudável.

Para fechar, falta mais uma coisa...

Monitoramento


Depois dos passos acima, precisamos acompanhar como nosso corpo está se comportando de tempos em tempos. As mulheres levam bem a sério essa questão. Já os homens...

Fiz um check-up este ano. E para ser bem sincero, não tenho a menor ideia de quando tinha feito algo do tipo. 5 anos? 10 anos?

Tudo bem que quando temos 20 anos não pensamos muito nisso, principalmente nós homens. Mas é bom começar o acompanhamento o quanto antes.

Assim, é interessante realizar um check-up de tempos em tempos. Uma vez ao ano talvez.

Além do check-up, adicione visitas a um dentista. E por falar em dentista, fiquei intrigado com um post dizendo ser possível diagnosticar doenças cardiovasculares através de um bom dentista.

Ainda não li esse post, mas me chamou a atenção. Se souber inglês, veja-o aqui.

Conclusão


Se você quer se ver livre de um plano de saúde, terá que se mexer em outras frentes. Não cuidar da sua saúde e não ter um plano é pedir para ter problemas. Quem cuida não está garantido, imagina o contrário?

Mas acredito que se fizermos nossa parte nos mantendo saudáveis, diminuímos bastante a necessidade de ter um plano.

Ou pelo menos adiamos esse "investimento".

Ah! e lembra das Lições Valiosas do meu Primeiro Ano de Liberdade? Pois é, este post aqui é o último da série.

Mas deve ser o PRIMEIRO para quem ainda está na jornada...

Afinal, por que deixar para cuidar da saúde só após atingir a Independência Financeira?

Mad Fientist, o autor da série que nos brinda com suas experiências pós IF, após experimentar tantas coisas boas que uma aposentadoria cedo pode proporcionar, percebeu que fará de tudo para ter tantos anos saudáveis possíveis.

Em suas palavras...

When you realize how good life can be after FI, you'll want to make sure you have as many healthy years left as possible so you start to see fitness in an entirely new light...

Quando você percebe quão boa a vida pode ser após a IF, você irá querer assegurar o máximo de anos saudáveis possíveis. Logo você começa a ver sua saúde de uma maneira totalmente nova... 

No decorrer do nosso dia-a-dia agitado acabamos deixando essa questão de lado. Cuidar da saúde está bem abaixo em nossa lista de prioridades.

Enquanto o correto seria ela estar em primeiro...

Vamos mudar esse jogo?






See ya!

Depois de perceber quão boa a vida é, você cuidará da sua saúde! Depois de perceber quão boa a vida é, você cuidará da sua saúde! Reviewed by Investidor Inglês on 00:00 Rating: 5

16 comentários:

  1. Cuidar da saúde é essencial. Para aproveitar o dinheiro é necessário estar saudável.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso Dil, não adianta nada termos dinheiro e não termos saúde!

      Abraço!

      Excluir
  2. Post fantástico, vc já sabe a minha opinião sobre não ter plano de saúde mas essa frase que vc postou "Quando você percebe quão boa a vida..." vem exatamente a calhar no momento que estou vivendo. Já sacrifiquei muito minha saúde em busca da IF (inclusive acho que já causei alguns danos irreversíveis à ela), recebo muitos críticas por apostar todas as minhas fichas em recuperar a saúde perdida depois da IF e dar um gás final nesses últimos 349 dias que faltam. Mas meu maior medo é realmente não viver ao menos outros 25 anos desfrutando da IF, 25 pq vc me pergunta? Porque esse é o tempo que eu me dediquei para conquistar a IF e nada mais justo eu poder desfrutar ao menos desse mesmo tempo, só me veio essa preocupação recentemente quando percebi como pode existir uma vida melhor após a IF. Mas como já sabemos, a vida não costuma ser justa....

    Sr. IF365

    Blog do Sr.IF365 | Acompanhe meus últimos 365 dias antes da IF e Aposentadoria Antecipada
    www.srif365.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras SrIF365!

      Esse seu medo é totalmente compreensível. Sabemos que a vida não é nada justa, e isso assusta sim. Mas você tem foco, e isso ajudará a buscar melhoras em sua saúde.

      Abraço!

      Excluir
  3. Olá Inglês!
    Realmente não dá pra deixar a saúde pra depois!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não dava muita bola para isso, mas vejo que preciso subir o item saúde de posição em minhas obrigações. Deixar para depois pode não ser legal.

      Abraço!

      Excluir
  4. ótimo post, mas no meu caso, jamais ficaria sem um plano de saúde, por mais "fitness" que fosse. Coisas inesperadas podem acontecer e isso pode inclusive acabar com a IF de forma rápida e brutal. Conheço pessoas que economizaram anos e viram sua economia pulverizar em um tratamento intenso de 4 meses. Obs: Era jovem e tinha uma vida super saudável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Amigo Rico!

      Entendo sua preocupação. Contei lá no post sobre o Cartão que um amigo passou por problemas e viu sua reserva acabar bem rápido. Reserva de um ano talvez se foi em menos de um mês.

      Mas, por hora vou adiando a contratação de um plano. É um risco, mas estou ciente dele.

      Valeu!

      Excluir
  5. Olá II,

    Sempre é bom cuidar da saúde.
    A maioria das pessoas são preguiçosas e só querem de saber besteiras.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cowboy,

      É verdade, muitos são preguiçosos. Olha, e eu não fujo desse muitos ai rsrs.. Mas estou melhorando. A ideia é que agora isso vire rotina.

      Abraço!

      Excluir
  6. Ótimo post. Não existe IF sem saúde. Ter um plano de saúde, mesmo o mais simples que seja, deve ser visto como um seguro. Você espera nunca usar, mas se o inesperado acontecer isso não será uma porrada nas suas finanças. Seu post foi importantíssimo para me lembrar que preciso beber mais água. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Samurai!

      Você está certo, se precisar de ajuda médica e não tiver plano de saúde..Hmm, tchau finanças rs

      E legal que o post te ajudou. Abraço!

      Excluir
  7. Perfeito, II!

    Nesse texto você mostrou como cuidar da saúde é algo simples, cujos resultados na vida superam muitas e muitas vezes os custos empregados em manter bons hábitos! Muito bom!

    Eu acrescento mais uma coisa: não ficar tomando remédios e degradando toda nossa resistência. Um corpo desintoxicado responde bem melhor a viroses, mal estar, dores momentâneas de cabeça, etc. Quem se acostumou a tomar sempre um "remedinho" em quaisquer probleminhas de saúde, vai ficar sempre dependente quimicamente. Com suas dicas, a necessidade dos "remedinhos" diminui, mas vai muito da resposta de cada pessoa. Uma dorzinha de cabeça, por exemplo, pode ser tratada com um descanso, por exemplo.

    Abraço e obrigado pela citação ao blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras André!

      Bem lembrado hein! Eu parei com a auto-medicação depois de passar muito mal com um remédio expectorante. Não li a bula, e para amenizar minha situação acabei tomando uma dose onde meus batimentos cardíacos foram lá em cima rsrs...

      Depois disso, nunca mais rsrs

      Abraço!

      Excluir

Tecnologia do Blogger.