UNIP6 - Análise e continuação da série - Investidor Inglês | Rumo a Independência Financeira

UNIP6 - Análise e continuação da série


UNIP6 bastter
Fonte imagem: Unipar

Continuando com a série de analises sobre as ações da carteira fórmula mágica, hoje chegou a vez de conhecermos a Unipar, cujo código na bolsa é UNIP6.

Caso tenha perdido as outras análises, veja abaixo o que já publiquei;


Voltando, conhece a Unipar?


Quem é UNIP6?


Passeando pelo RI da Unipar, na aba Companhia você pode ver um breve histórico da empresa. E o que ela faz? Atua no setor de soda, cloro e derivados, podendo participar como sócia ou acionista de outras sociedades, direta e indiretamente, inclusive por meio de fundos de investimento.

Voltando sobre o breve histórico da empresa, podemos ver um gigantesco texto referente ao OPA (Oferta publica de ações). Para quem não conhece o termo, traduzindo de uma forma tosca OPA quer dizer fechar capital, ou seja, um acionista compra todas(mais ou menos ok?) as ações assim retirando a empresa da bolsa.

A respeito disso, o KBInvestimentos tem um post falando sobre as tentativas de fechar capital.

Agora, vamos a análise da UNIP6!




Análise superficial


unip6 bastter
Iria postar o mural com as informações contidas em nos demonstrativos da Unipar. Mas, não entendi ainda o porquê os números não batem com o mural do Bastter. Assim que entender quais dados preenchi errado ou faltaram, volto aqui publicar o mural.

Consegui entender onde errei. A Unipar publicou uma nova versão de seu demonstrativo. Por isso os dados não batiam com o mural do Bastter.

Assim, logo abaixo você pode conferir o mural que montei seguindo a planilha do AportadorFinanceiro.


Mural análise fundamentalista - UNIP6 


quadro analise fundamentalista unip6
Clique na imagem para Ampliar!


Bom, abaixo alguns pitacos sobre os números;

  • Lucros contantes desde 2010;
  • A receita líquida deu um salto de 2014 adiante;
  • A empresa mostra um quadro de dívida estável.
  • Fluxo de caixa livre positivo desde 2014.
  • Dividendos crescendo desde 2013.

Pelo pouco que vi os números de 2017, até o terceiro trimestre os dados da empresa mostram avanços em lucros e receitas. A dívida subiu, mas não foge do que vem apresentando.




Já analisou essa empresa?  Se não, o que achou? 
Aguardo seus comentários!



Não custa lembrar que isso é apenas um estudo inicial, passando longe de ser recomendação de compra/venda!



Veja Também!







See ya!


UNIP6 - Análise e continuação da série UNIP6 - Análise e continuação da série Reviewed by Investidor Inglês on 05:50 Rating: 5

19 comentários:

  1. Olá Inglês!

    Deves ter pego os releases da UNIP e comparou com os dados da Bastter né? Lá eles pegam os dados direto da bolsa e, se não me engano, as empresas tem 2 anos pra fazer "acertos" nos dados passados, por isso a diferença. No release a empresa coloca o que ela quiser, mas os dados que vão pra bolsa são auditados e geralmente sofrem alguma alteração.

    No mais, a UNIP é uma empresa muito bem administrada, com receita e lucro crescentes, boa produtividade e dividendos bem generosos na última distribuição.

    Só tem uma coisa que me deixa com a pulga atrás da orelha: a governança. O controlador já deu diversos sinais de que não está nem aí para os minoritários. Essas tentativas de OPA foram ridículas. Enquanto eu ainda estou montando minha carteira, vou evitar de investir em empresas por meio das ações PN. A maioria do pessoal não vê problema nisso, mas eu vejo um grande potencial de levar ferro. Tem diversos casos de gente que tinha PN e se ferrou, em qualquer balançada mais forte que a empresa dá, as PN são as primeiras a sentir forte o baque.

    Eu não consigo engolir certas atitudes da governança, principalmente depois de ver como EGIE, ITSA, WEGE e ABEV tratam os minoritários. Nessas empresas existe um compromisso constante de gerar valor aos acionistas em geral. Sempre buscam formas de pulverizar o valor ao máximo de acionistas possíveis.

    Enfim, a governança pra mim é um fator primordial, que compete de igual pra igual com lucros, receita, patrimônio e dívidas sob controle. Tem o recente caso da Gerdau (que só sendo louco pra querer ser sócio), que decidiu trocar as ações ON por PN's e até o RI já deixou claro que o interesse deles atualmente é de limitar o acesso a ON. E também a BRFS, que há 2 anos vem dando claros sinais de problemas na gestão e governança, priorizando receita a todo custo. O desfecho chegou com a Carne Fraca...

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wannabe!

      Não peguei release não, é que os caras publicaram um ITR e depois atualizaram ele. Peguei a versão atual agora. Já atualizei os dados e inseri o mural.

      Sobre a governança, não deixa só você não hehe. E na história deles, deram um belo destaque a essas tentativas. Para quem é sócio, foi ridículo mesmo. Agora para o cara, se funcionasse ele teria pego a empresa por um valor irrisório.

      Você leu o livro do Mille - Investindo para Vencer? Nele fala sobre a governança. E ele coloca ela lado a lado com esses pontos que você menciona.

      Do que adianta uma empresa com bons resultados mas que não liga para os minoritários?

      Vejo empresas assim boas para trades. Já para carregar durante anos, não.

      Abração!

      Excluir
  2. Oi Inglês! Gosto muito de UNIP6, junto de EZTC3, GRND3 e ODPV3, são algumas das que mais gosto (e entendo os cases). Você tem alguma ideia de como verá o resultado trimestral de UNIP6? Estou na expectativa. Abraço, ótimo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá da Mascada!

      Parece que a Indupar, empresa que a Unipar incorporou ao grupo, não teve um bom trimestre. Porém, dizem que isso não afetará seu balanço.

      Veremos!

      Obrigado! Abraço

      Excluir
  3. Receita líquida subiu por causa da compra de duas empresas.

    50% da carbocloro 2013
    82% Do capital social da indupa final de 2016.





    A governança já da sinais de melhora, principalmente porque quem apita bastante coisa na empresa atualmente é o luiz barsi que possui 17% do capital social sozinho, não custa lembrar que barsi é sócio da empresa desde 2007.

    O frank controlador é um pilantra , mas antes dele tinha família dele KKk
    Frank ganhou dinheiro para comprar as participações dos parentes por meio da holding vila velha.


    Frank entende bem do negocio e sabe real valor da empresa, só quis dar um chapéu nos minoritário e comprar empresa a preço de banana em vez de todos enriquecerem juntos.

    Felizmente o capital social é bastante pulverizado, ou seja sem condições dele tenta meter loco novamente.


    A empresa ainda esta muito subavaliada!
    O negocio de cloro é uma mina de ouro e frank sabe disso.

    O negocio para o controlador é sentar em cima da carbocloro e receber dividendos até o rabo fazer bico .

    A empresa ainda pode comprar outras empresas e ativos de brasken, esta por sua vez anda bastante enrolado com o governo hahaha
    OBS: Neste setor existe um limite para expansão geográfico , principalmente porque não se pode transportes alguns produtos químicos durante longa distancias.

    Para diluir o risco pode se comprar frações da unip3 que embora tenha pouca liquidez estão bastante subavalias mesmo com uma alta de 600%.


    Mais informações aqui:
    http://www.infomoney.com.br/blogs/bolsa/o-investidor-de-sucesso/post/6461251/caso-unipar-quando-uma-briga-societaria-ofusca-todo-potencial-uma


    http://www.tropicoinvest.com/wp-content/uploads/2017/01/Relat%C3%B3rio-Semestral-Tropico-Value-2sem2016-final1.pdf

    http://www.tropicoinvest.com/wp-content/uploads/2017/08/Relatorio-Trimestral-de-Gestao-2-trimestre-2017.pdf

    http://www.uniparcarbocloro.com.br/conteudo_pt.asp?idioma=0&conta=28&tipo=48824&v=1

    O preço da soda caustica seu principal produto esta na máximas, ou seja mais lucro operacional adiante.

    Os riscos aqui são todos por conta da ma governança de antigamente! Bem ADM esta empresa deveria negociar a duas vezes o preço atual.

    O valuation antigo de 30 reais só procedia em relação a participação da carbocloro , atualmente temos participação na indupa o que eleva valor da avaliação sensivelmente.



    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato pelas informações Mestre.

      Ouviu rumores sobre o balanço do 4T ser prejudicado pela Indupa?

      Abraço

      Excluir
    2. Besteira dos amadores to adorando a venda !

      Vai perder na variação cambial do peso x real , mas isso não tem efeito caixa.

      Houve paralisação em algumas plantas que afetou um pouco resulto no 4T17

      No consolidado anual lucrou aproximadamente 70 a 80 milhões de reais.


      Vai viver um lucro bom na carbocloro, principalmente neste ultimo trimestre por causa do preço da soda em níveis historicamente elevados.

      Quem esta pulando fora do papel são os traders.

      Outra empresa que ta voltando ficar barata é grazziotin, to me coçando para comprar mais !

      Infelizmente tenho muito dinheiro por ali também e estou precisando comprar FIIs e elétrica para segurar volatilidade da carteira nos próximos meses.

      Por hora é isso ai .


      Excluir
  4. Valeu pela citação Inglês!

    O pessoal nos comentários resumiu bem o caso da empresa: foi o famoso turnaround.
    Até por conta da alta expressiva em 2017, essa acabou sendo minha maior participação na carteira pessoal.
    Eu também acredito que a governança é o calcanhar de aquiles da empresa. Mas foi justamente esse motivo que permitiu comprar a empresa tão barata e ela estar tão bem na fórmula mágica.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato KB

      Teve rolo tecsis que entrava com equivalência patrimonial negativa no balanço , principal porque só dava prejizo sujando balanço da unipar.


      Pena que não peguei para estudar empresa bem antes da disparada.

      Comprei 2300 aos 11 vendi um pouco tentando fazer um trade que me deu 30% num dia e 40% no consolidado, vendi por por 13,50 e retornei unipar depois as 16.


      Atualmente estou com 2100 ações desta bagaça
      PM 14, 16 e 27

      Quem ficou comprando a empresa desde 2012 foi o caso do barsi sentou na grana maravilhosamente.

      Este é o típico caso que vai ser difícil de se repetir nos próximas anos, até porque rodo a bolsa analisando empresas e existe poucos candidatas a assumir um novo posto de turnaround.

      Esta aqui seguro enquanto for boa! ganhei 100% , te muita gente que ganhou 600% .

      Abraço

      Excluir
    2. Bem isso KB!

      E Mestre, o Barsi foi um dos caras que ganhou mais que 600% não?

      Depois vou dar uma olhada na ETER3. Ja tive em carteira mas seus números pioraram bastante ultimamente. Mas o Barsi está dentro, deve ter algo ai.

      Valeu!

      Excluir
    3. Sim barsi ganhou mais de 600% porque comprou varias vezes quando ação estava na casa dos 4 reais chegando bater um fundo de 3,50 na época.

      Só naquele dividendo extraordinário ele recuperou tudo que investiu: Fez suas ultimas compras na casa dos 20 reais aonde comprou aproximadamente mais 2 a 3 milhões de reais completando assim 20% das ações preferência e 12% da ordinárias.

      Por aqui tenho um pouco de cada classe.

      unip6: 800 Pm 14
      Unip3: 1100 Pm 16
      UNip5: 200 pm 27

      Meu preço teto é 30 por hora , mas tem potencia para mais se o preço da soda continuar nesta toada.


      Abaixo dos 20 sou comprando assíduo!


      Sobre eter3 a situação é mais complicada a empresa esta muito longe de ser um caso de turnaround, principalmente por causa que seu principal produto telhas de fibrocimento e suas plantas ficaram totalmente inutilizadas com a proibição do amianto.

      O capex necessário para empresa trocar todo seu maquinário fabril vai ser elevado, consequentemente empresa não possui lucro suficiente nem pagar abater dívida !

      Apesar da dívida ser pequena a empresa não gera caixa suficiente nas operações para amortizar ela 100%, e a priori sobrar para pagar todo este capex.


      Estou de olho aqui também, mas por hora tem muito a piorar!

      Excluir
    4. Barsi não vende porque ele é sócio e também por causa da liquidez restrita para um tubarão com ele, mas ele só compra mixaria para baixa o PM desde meados de 2013, ou seja ele não esta comprando pesado apenas esta mantendo posição e aumentando aos poucos.

      Barsi tem uma briga antiga com victor adler que inclusive já foi sócio da unipar e vendeu sua participação no pior momento 2012 quando ações chegaram ser negociando nas casa dos 2,50.

      Victor adler possui 12% do capital social, enquanto barsi possui 15% do capital social.

      Conferir a briga antiga aqui:

      https://exame.abril.com.br/revista-exame/racha-no-clube-do-bilhao/

      https://www.istoedinheiro.com.br/noticias/investidores/20130830/toma/5071.shtml

      Excluir
  5. Estou comprando UNIP desde os 10 reais e nessa última semana em função da queda resolvi reforçar na casa dos 25-26.... Acredito particularmente que não existe mais possibilidade de OPA por três motivos:

    As ações estão bem pulverizadas

    Barsi está na alta gestão da empresa

    A empresa vem demonstrando aos poucos vontade de transparecer maior atenção aos minoritários , a um ou dois meses atrás saiu uma apresentação institucional da empresa aos moldes e no modelo cobrado pelo mercado, deu para notar a vontade de consolidar a imagem da empresa perante o mercado financeiro.

    Bom, com o preço da Soda subindo pelo mundo todo e principalmente na china, a boa saúde financeira da empresa e a possibilidade de diminuição da dívida no MP, acredito que é uma das empresas mais descontadas que valha a pena entrar hoje na bolsa, justamente por isso continuo comprando.... Ainda é uma pechincha, o próprio Barsi realizou as últimas compras a um preço relativamente próximo ao cotado hoje e olha que ele gosta de comprar as coisas no ''osso'' se ele comprou na casa dos 19,xx e 20,xx é porque a empresa vale no mínimo 60 reais atualmente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, também acredito ser dificil sair a OPA. Já ouve algumas tentativa sem sucesso não é? Acho que o cara desistiu. Acho.

      Entendi anônimo. Quando vejo algo que o Barsi está comprando, acende o alerta aqui *Deve ser interessante isso ai" E procuro verificar o que é.

      Grato pela visita! Valeu!

      Excluir
  6. Eu que agradeço Invest Inglês, conheci seu blog á pouco e é sempre bom termos onde discutir sobre investimentos com pessoas que também investem e analisam empresas, continue com o seu trabalho.

    Abraço e bons negócios..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero continuar colaborando. Valeu.

      Abraço e bons negócios!

      Excluir

Tecnologia do Blogger.