Roteiro de São Paulo a Gramado... Minha viagem de carro! - Investidor Inglês | Rumo a Independência Financeira

Roteiro de São Paulo a Gramado... Minha viagem de carro!

Roteiro de São Paulo a Gramado de carro
Uma viagem de 2200Km de carro saindo de Sorocaba-SP, passando por Curitiba-PR, Palhoça-SC e por fim Gramado-RS.

Após descobrir que tanto eu quanto minha esposa teríamos uns dias de folga no fim de ano, resolvi procurar destinos que não fossem o nosso sofá.

Assim, comecei a busca...

E essa minha busca sempre passava por Florianópolis. Devo isso a conversas com amigos que a recém conheceram. Mas confesso que o "estalo" sobre onde ir, veio ao ler um post sobre Gramado.

Destino definido, me veio a cabeça a ideia - Por que não viajar de carro e conhecer mais lugares?

Desta forma, se inicia minha roadtrip!

Sorocaba-SP a Curitiba-PR

viagem de carro sorocaba a curitiba

Montei um roteiro para que as viagens não passassem de 5 horas na estrada. Com essa premissa, foi obrigatória nossa parada em Curitiba. Foi assim que nasceu a ideia de conhecer essa cidade...

Partimos de Sorocaba por volta de umas 7 da manhã. Antes de pegar a estrada, parei em um posto para abastecer e verificar mais uma vez óleo, água do sistema de arrefecimento (chamada de água de radiador), calibrar os pneus e completar o reservatório de limpeza para os vidros.

Após isso, pegamos estrada em direção a Cabeça da Anta, serra esta entre Tapiraí e Juquiá e local onde fizemos nossa primeira parada. De volta a estrada, pegamos a BR116.

Aqui uma triste constatação - Infelizmente há muitos motoristas fdp na estrada! Muitos mesmo... E assim, não desejando mau a ninguém, mas fico triste que esses imbecis fazem o que fazem na estrada e geralmente em um acidente quem leva a pior é quem estava lá de boa...

Voltando para a BR116, pude entender o porquê de tantos avisos entre amigos e familiares sobre os perigos dessa rodovia em poucos kilometros... Acredito que não estava a mais de 5Km nela e avistei uma placa alertando;

Cuidado - Trecho com Alto índice de Acidentes!

Olhei para a placa e dei de ombros. Isso até ver o primeiro carro capotado. Depois passei por mais um, dois, três... Resolvemos parar de contar...

Para não estender esse triste relato, saiba que se você dirigir com atenção e prudência, a viagem se segue sem grandes sustos. O problema é os imbecis que se acham donos da estrada. Mas, como falei, dirigindo com atenção não há nada a temer.

Voltando a falar da viagem, passamos por belos trechos e ainda descobri o caminho para ir a caverna do diabo. Não mudei a rota para conhece-la devido o pouco tempo de viagem (cerca de 5 dias). Mas pelo menos já sei como ir até lá.

Esse é o barato de viajar de carro/moto, você passa por lugares que sequer imagina estando dentro de um avião.

viagem de carro de sorocaba a gramado
Bom, chegamos em Curitiba por volta das 14hrs e a previsão era chegar as 12. A chuva e também as paradas colaboraram para não chegar no tempo estimado. Ao estacionar no hotel nos deparamos com uma recepção bem atenciosa que nos mostrou os pontos turísticos da cidade. Além de nos orientar a não utilizar o ônibus-turismo devido o horário.

Assim, chamamos um Uber e fomos conhecer o Jardim Botânico e o museu Oscar Niemeyer.

Voltando dos passeios, hora de descansar para a próxima viagem...

Curitiba-PR a Palhoça-SC

Meu, demos azar nessa viagem. Nem bem saímos de Curitiba e o GPS nos avisa que houve um acidente na estrada aumentando o tempo de viagem em mais de uma hora! Bom, não tem o que fazer não é mesmo? Seguimos viagem até o trecho em que ficamos totalmente parados.

Esse é o problema em viajar de carro, moto até consegue se virar, já de carro, você tem que esperar...

Depois de sei lá quanto tempo esperando, acho que foi uma hora, a estrada foi liberada e pudemos seguir até Santa Catarina. Até que...

Não, nada de acidentes. Mas sim, um belo de um engarrafamento.

Ir para o litoral em alta temporada é loucura... Pois TODO MUNDO resolve ir também...

Assim, chegamos em Palhoça por volta das 17hrs! Foi para o espaço meu planejamento para esse dia. O triste é que passamos por tantas praias em floripa e não paramos... E como a ideia era conhecer alguma praia, resolvi estender em meio dia minha permanência. Conversando com moradores locais, decidimos por não entrar em Florianópolis para não enfrentar mais trânsito.

Ai entrei no Google Maps e vi que a Praia do Rosa seria perfeita para o nosso trajeto rumo a Gramado.

Praia do Rosa-SC a Gramado-RS

Acordamos cedinho e partimos para a famosa Praia do Rosa. Que bela e tranquila praia! *O mar não é tranquilo não! É mar para surfistas!

de Sorocaba SP a Praia do Rosa SC de carro

Pena a água ser tão gelada meu! Não tive coragem de me banhar nela não...

Mas valeu a pena ficar lá sentindo a brisa do mar...

Ah se valeu...

Almoçamos no quiosque mesmo e depois partimos em direção a Gramado. Neste dia, o sol deu as caras. E com isso a viagem ficou bem mais cansativa devido ao calor. Pode parecer brincadeira, mas preferiria o tempo chuvoso que enfrentei dias antes.

O bom do sol foi que pudemos apreciar as belas imagens proporcionadas pela Rota do... Sol.

É, é este o nome da rota mesmo :D

Gramado e Canela

Ah, que belas cidades. O caminho que o GPS fez nos levou a entrada de Canela. Cidade esta onde eu estava louco para ver a catedral de pedras...

roteiro Sorocaba a Canela Rio Grande do Sul

Sinceramente, quando vi essa foto em um post do amigo BPM, não acreditei que era no Brasil.

Logo, paramos para tirar fotos, conhecer essa bela igreja em seu interior e agradecer pela nossa viagem.

Após isso, partimos para Gramado!

Bom, saiba que Canela e Gramado são muito próximas, chutando ai uns 10 minutos de carro do centro. Então não foi outra viagem :P

Nem bem entramos, e a senhora Inglês já surta ao ver o monumento que estava aguardando, o Mundo a Vapor!

roteiro Sorocaba SP a Gramado viagem de carro
Legal a história dessa locomotiva!

Enquanto eu, já estava pensando na hora em que ia dirigir uma das super máquinas... Te adiantando, não deu :(  Ficou para uma próxima...

Legal que conseguimos ver o evento Natal Luz, algo que a senhora inglês não se cansava em dizer que queria ir. Bom, conseguimos assisti-lo!

E no dia seguinte fomos conhecer o Lago Negro, depois Mini Mundo.

Por falar em Mini Mundo, olha só o trabalho dos caras;

passeios em gramado
É bem detalhado. Vale muito a pena conhecer!

Depois de conhecer e ficar maravilhado com esse passeio, fomos almoçar e o plano era conhecer os Museus SuperCarros, Harley, entre outros. Porém, começou a chover e chover. Isso fez com que deixássemos esses passeios para uma próxima visita.

A volta...

O quinto dia foi punk!  Decidi voltar de Gramado até Curitiba. No GPS marcou mais de 700Km. Percurso esse que fiz em 9 horas. Parei apenas duas vezes.

Em Curitiba descansamos para no dia seguinte voltar para casa.

E em casa pensei a respeito da viagem;

Foram 5 dias de poucas paradas e muita estrada. Para quem gosta de dirigir, é bem legal. E mais legal ainda é parar e conhecer pedaços do Brasil que muitas vezes não sonhamos que exista. Nessa minha roadtrip, passei por três estados e pude conhecer um pouquinho de cada lugar...

Já estou planejando a próxima...

Custos da minha Roadtrip

custos roteiro de viagem sp a gramado
Quando decidi fazer essa viagem de carro, corri para o Google Maps ver a rota e principalmente a quilometragem que percorreria. Com os Kms em mãos, 2200 como dito no inicio deste post, fiz uma conta levando em consideração o consumo que registro na cidade. 11 Km/l gasolina.

Sei que na estrada o consumo é diferente, mas resolvi me basear no que considero o pior cenário, consumir na estrada o que consome na cidade.

Terminada a viagem, meu exagero não se confirmou. Thank God! Meu carro no final fez uma média de excelentes 16 Km/l resultando um custo de R$650,00.

Mas tem um porém no valor acima. Eu completei o tanque em Curitiba para voltar, e o ponteiro na ocasião marcava meio tanque. Assim cheguei em Sorocaba e pude rodar tranqüilamente por mais uma semana.

Acredito que para a viagem Sorocaba - Gramado - Sorocaba gastei por volta de R$560,00.

E muito do valor acima se deve aos preços praticados ao sair de São Paulo.

Prepare-se! A gasolina e o etanol é mais caro ao sair de São Paulo. Chegando no Paraná vi alguns postos cobrando 4, 4,10 reais pelo litro da gasolina. E esse preço foi até próximo de Gramado.

Lá veio a facada...

...4,65 michelzinhos por um litro de gasolina comum!

Aqui onde moro é quase o valor da gasolina podium!

O etanol não fica atrás não...

Pedágios

Meu, sem brincadeiras, é mais barato ir e voltar de Gramado até São Paulo do que ir para o litoral Paulista!!!

Gastei módicos R$62,00 ida e volta!

Hospedagem

Graças a combinação Airbnb e Booking, meu custo com hospedagem foi de R$600,00.

Lembrando que fui em altíssima temporada!

Sem contar que conheci um casal muito legal e aventureiro que nos hospedaram em Santa Catarina.  Mesmo ficando pouco tempo na casa deles conseguimos bater um papo legal.

Esse é o legal do Airbnb, se você não tiver preconceitos e se permitir ao novo, economiza uma boa grana com hospedagem e ainda pode conhecer pessoas legais.

E pra fechar os custos vem a alimentação. Meu, os preços são muito parecidos com os de São Paulo. Sério, há opções para todos os bolsos.

E isso até em Gramado!  É sério, passei por um restaurante acho que próximo a Canela por R$15,00!

Até em Sorocaba é complicado almoçar por esse valor...

Bom, sem delongas meu custo foi;

R$650,00 combustível + R$62,00 pedágios + R$600,00 hospedagem = R$1312,00

Com alimentação e algumas compras, tudo ficou entre 2k a 2,5k.

Pegar estrada, conhecer lugares, pessoas, se divertir com o sotaque gaúcho (nada contra hein)...

Não tem PREÇO!   *precisava fazer esse trocadilho Mastercard haha

Bis bald!

Roteiro de São Paulo a Gramado... Minha viagem de carro! Roteiro de São Paulo a Gramado... Minha viagem de carro! Reviewed by Investidor Inglês on 00:00 Rating: 5

37 comentários:

1. muito da hora essa road trip fui pro Paraguai fim do ano mais de 2k km tbm em 4 dias mais para aproveitar bem mais o caminho temos que tirar mais dias ... brasil e muito grande se fosse na EUROPA passava por um 4 países kkk

1. Fala Soldado!

É, minha roadtrip teria sido mais foda com uns 10 dias. Aproveitaria mais. Entretanto, foi bem legal mesmo com apenas 5 dias.

brasil é grande demais man! kkk

Excluir
  2. Já tive a oportunidade de passar por 8 Estados e o DF de carro. Principalmente na minha infância e adolescência e um pouco na fase adulta.
    Viajar de Carro nos trás um conhecimento mais próximo dos lugares que estamos passando e não é tão cansativo em viagens até uns 600, 700kms.

Mas hoje já não tenho tenta vontade de fazer esse tipo de viagem, quando for pra longe devo ir de avião mesmo.
    Mas principalmente pra quem mora em SP ou PR dá pra fazer muitas viagens curtas e médias interessantes, seja de carro ou mesmo de ônibus, ou 2 Estados ficam perto de muita coisa e a malha rodoviárias dos 2 é boa.

Respostas
    1. Concordo! Entre São Paulo e Paraná há muita coisa para se conhecer. E a malha rodoviária não é ruim não.

Sobre o cansaço, tive a sorte de viajar com chuva leve. Isso ajuda. Pois quando você pega aquele sol, fica tenso.

Eu penso em fazer mais viagens desse tipo, porém programarei melhor para não viajar em um único dia 600, 700Km

Valeu!

Excluir
    2. Pois é Inglês, pra quem não gosta ou não quer dirigir muito, ou não tem carro, São Paulo e Paraná tem localizações excelentes.
      Não citei outros Estados ou Regiões porque na maior parte do Brasil as distâncias entre cidades e regiões são grandes, o que deixa a viagem demorada e cansativa.

Partindo de SP num raios de 600 a 700kms se chega em mitos lugar legal. Nesses raio você tem todo o interior de SP com centenas de municípios, muitos deles bem estruturados.
      Tem o sul de Minas, a grande BH, parte do triângulo mineiro, maior parte do Estado do RJ, parte do PR e norte de SC. Nâo é pouca coisa.

Nesse raio há praias, cidades grandes, médias e pequenas, serras, campos etc. Tem de tudo.
      Partindo de Curitiba nesse raio de disância você tem todo o Paraná, boa parte de SP, boa parte de SC e um pedaço do RS.
      Tudo isso nos dois casos com boas rodovias e localidades geralmente bem estruturadas, o que pega um pouco são os pedágios e os altos custos de algumas localidades mais voltadas ao turismo.
      Pra quem vai de ônibus minha sugestão é viajar durante a noite você sai de SP ou Curitiba entre 20:00 e 23:00 e acorda no seu destino final antes das 05:00Hrs ou 06:00hrs do dia seguinte. Tendo todo o dia pra aproveitas, com a desvantagem do traslado mais limitado.

Mas enfim pra quem quer gastar pouco, ou simplesmente não pode gadtar mais são opções consideráveis.
      Citei SP capital e Curitiba como ponto de partida, mas isso vale pra outras cidades desses Estados.
      Viagens de carro acima de 1000KM são mais desgastantes. Mas vai de cada um.
      As BRs como 101 e 116 sao muito movimentadas, com muitos caminhões, pra motoristas inexperientes podem ser perigosas. Vale o lembrete.

3. II,

Gostei das fotos, a viagem deve ter sido muito legal.
    Você é corajoso, dirigir 700km não é para qualquer um. rsrsrs

Abraços,

1. Rosana,

Foi muito legal sim! Já dá vontade de fazer a loucura de novo rs

É, foi cansativo viu. Mas as estradas são boas além de recompensar com um belo visual.

Tentarei bater esse meu recorde na próxima rs

Excluir
  4. Já visitei essa cidade, é muito top! Boa infraestrutura, bem planejada, limpa, muitas coisas para conhecer. Um belo passeio. Fez bem em não entrar em Floripa, vc ia enfrentar um caos no trânsito. Abraços! =D

Respostas
    1. É mesmo amigo rico! A cidade é um show a parte. Quanto a Floripa, não tinha condições de entrar nela quando passei. Assim, foi mais sensato não arriscar rs

5. IInglês,

Show de bola! Acho que você esteve lá praticamente no mesmo período que eu. Quanto a viajar de carro, tem seus riscos mas se respeitar as regras de trânsito e tiver prudência, esses riscos são minimizados.

Quanto a engarrafamentos, bom, quando eu viajo de carro por aí eu desplugo total. Se tiver engarrafamento eu fico tranquilo ouvindo uma boa música e geralmente tenho um lanche comigo. Se for em uma cidade em que tenha algo pra visitar, não hesito, abro logo o foursquare ou o TripAdvisor e procuro um lugar pra comer ou visitar até que o engarrafamento acabe.

Sobre a quantidade de dias, 5 dias realmente é pouco. Curitiba tem muita coisa legal pra visitar. Vários parques, ópera do arame, jardim botânico, bons restaurantes e barzinhos na famosa Batel. Tem também o museu do holocausto, não fui ainda, pois quando estive em Curitiba ele tinha acabado de abrir e precisa agendar a visita.

Descendo para Santa Catarina sugiro tirar uns 7 dias somente em Florianópolis. A ilha da magia tem muita coisa legal pra conhecer. Muitas praias bonitas, bares, a lagoa da conceição e outros pontos. Você nem entrou na Ilha então programe uma viagem por lá mas fique somente lá, pois já vai ter muito o que fazer. E ah! Se for em época de férias, prepare-se para o trânsito mesmo. Te dou dicas se um dia for.

Já Gramado e Canela, não dispensam comentários né. Como escrevi no post e tenho muito mais a falar de Gramado, esta cidade é um charme com muita atração para visitar. Não tem como conhecer tudo em uma única viagem, pois precisaria de tempo e muuuito dinheiro, uma vez que muita coisa não é tão barata. Posso fazer um post só com minhas impressões de cada lugar a visitar.

O super carros é legal mas muito caro, não vale a pena pagar pra ver meia dúzia de carro que você pode ver em um salão em SP. O museu de cera é muito bacana e vale a pena sim. Tem a fábrica de cerveja de lá, a GramBier e também vale uma visitinha. O snowland é caro mas muito legal também e não importa a época do ano que você vá, sempre será frio e gelo. A cidade tem muitos bares e restaurantes legais sem falar nas fábricas de chocolate. E o que falar do parque do Caracol em Canela, do Parque dos Dinossauros e do Parque de Chocolate da Florybal? Enfim, vou parando por aqui, pois já tá dando um post kkkkkk

Comentarei sobre isso tudo mais tarde.

1. Fala BPM,

Sobre engarrafamento, foi o que fiz. Vi que ficaria parado um tempão na br101 dai parei para almoçar em Joinville.

Em Curitiba ao chegar no hotel a recepção falou logo sobre a Batel. A primeira coisa que falaram kkk

É, foi triste passar por floripa ver as placas das praias de bombinhas entre outras e não parar. Mas farei isso que está dizendo.

Não tem o que falar de Gramado e Canela. Valeu pelas dicas. Na próxima ida para aqueles lados já sei o que fazer!

6. Parabéns pela viagem II,

Conheço essa igreja. Muito bonita. Conheço Gramado e Canela. Para quem gosta de parques dos dinossauros. Em Canela tem alguns. O bom que dá para curtir as duas cidades.

Abraços.

1. Valeu Cowboy!

Valeu por mais uma dica! Acho que não vou demorar para voltar lá não kkk

Excluir
  7. Show, II! Vc deve ter curtido de montão!

Quero fazer quase o mesmo percurso de motoca, mas esticando até o Uruguai. Talvez ainda não esse ano, pois a patroa quer ir p a Europa...

Gramado e Canela são de fato um show! Tem um templo budista aí perto no caminho de São Francisco de Paula que é muito legal para fazer uns retiros. Quero voltar nele nessa viagem.

Grande abraço e é isso aí, aproveite a vida!

Respostas
    1. André, curti muito mesmo!

Quando estava em Gramado, vi que era mais perto ir para o Uruguai do que voltar para casa rs... Se tivesse mais dias dava para esticar até lá.

Legal, na próxima tentarei conhecer esse templo.

Abração e tem que aproveitar né!

Excluir
  8. Na proxima, se o destino ainda for o sul, vá a bombinhas entre o fim de outubro e inicio de novembro, bem mais calmo e o lugar é fabuloso!

1. Anotado Cleber!

Foi triste ver a placa de entrada a bombinhas e passar batido. Mas na próxima, será meu destino.

Valeu!

Excluir
  9. Que bacana II. Para mim roadtrips são as melhores coisas para se fazer em família e definitivamente estão nos meus planos assim que conseguir IF ou mais tempo. Na vdd meu sonho é fazer a Pan-American highway toda mas isso é muiiito punk. Muito bom relato. abcs

Respostas
    1. Eu curti bastante hein AA40! Valeu!

Vou pesquisar sobre essa Pan-American highway, não conheço.

Acho que não vou aguentar esperar fazer roadtrips só ao atingir a IF. Vou tentar programar uma a cada três anos, ou até antes rsrs

Excluir
  10. Muito legal seu relato, II.

Fiquei com vontade de fazer uma roadtrip, rs.

Respostas
    1. Cara se curti dirigir, faça! É muito legal!

Excluir
  11. II, qual o custo de uma viagem dessa? Moro no interior de SP (Vale do Paraiba) e fiquei interessado demais, quero muito conhecer o frio e as belezas do sul, aqui é muito quente!

Vc levou mais dinheiro na carteira ou no cartão de crédito? O carro para ir tem algum impacto significativo na viagem? (Um Corsa Wind 1.0 por exemplo hahaha) Abraço!!

1. Olá Anônimo,

Vou atualizar o post com esses dados. Cara, te adianto que não gastei muito não. Chuto aqui ter gasto uns 2 mil tudo. É um chute, vou apurar e atualizo esse post essa semana.

Na carteira levei uns 200 temers haha E sobre o carro, o quanto ele consome impacta bastante. Se o seu fizer por volta de 15km/l como o meu fez, você gastará por volta de 600 reais de combustível.

Vou apurar certinho e volto postar aqui!

Abraço e valeu pela visita!

Excluir
    2. Obrigado II! 2k é um valor sensacional pela experiência ótima que vc teve, já tô colocando esse roteiro no plano das minhas próximas férias!

12. Bela viagem II!! O sul do Brasil é muito lindo. Na próxima recomendo incluir os canions de Cambará do Sul (Fortaleza e Itaimbezinho), que estão a duas horas de Gramado. Abração. Invest.

Respostas
    1. É lindo mesmo anônimo! Valeu pelas recomendações. Anotei!

Abração!

Excluir
  13. "Com alimentação e algumas compras o total ficou entre 2k a 2,5k."

Tudo deu isso, contando com gasolina, hospedagem etc ou gastou isso só com alimentação e compras II ostentador? rsrs um abraço!!

1. II ostentador? kkk

Então, 2 a 2,5 foi contando tudo! Alimentação, pedágio, compras, gasolina, hospedagem, estacionamento, uber... Enfim, tudo! rsrs

Excluir
  14. Inglês, você não experimentou nenhum café colonial em gramado/canela? Se nao foi, terá he retornar para viver essa experiência.

Outra viagem bem bacana na regiao é a Serra do Rio do Rastro, na divisa do RS com SC. Só a subida da serra de carro ja vale o passeio! Abraço!

1. Fala da Mascada!

Acredita que não tomei? rsrs Foi tão corrido que esqueci disso. Mas já está nas prioridades quando voltar!

Valeu pela indicação. A rota do sol também é bem legal de passar de carro! Abraço!

Excluir
  15. Show de bola, eu não teria paciência em dirigir tanto assim, mas a viagem em si foi bem legal... em Gramado tem um SESC alguns amigos meus ficaram hospedados lá e foi muito bom e Barato !!!

1. Tem que ter paciência mesmo Stifler, pois a viagem é longaa rsrs

Excluir
  16. Bem bacana II. Viagem da hora e muito barata. Espero que tenha gostado do Sul ! abcs

Respostas
    1. Saiu baratinho mesmo! Ah e como gostei rs Pretendo voltar em breve! Abraço!

Excluir
  17. Que legal. Não sei se teria coragem de dirigir tanto. Já fui em Gramado 2 x. Passei lua de mel lá e depois voltei para visitar novamente. Estou querendo ir lá este ano de novo, adoro aquela região.

Respostas
    1. Pô, muito legal Uó! É uma aventura e tanto dirigir tantos kms assim, mas no fim vale a pena.

Espero retornar o quanto antes lá! Gostei muito!