terça-feira, 3 de outubro de 2017

Como começar a investir com pouco dinheiro?


No post anterior - O que você faria se fosse investir pela primeira vez?, busquei a reflexão da galera para montar este texto. A ideia hoje é mostrar o que eu faria e por tabela te ajudar a iniciar no mundo dos investimentos. Isto em alemão fica;
"Zwei Fliegen mit einer Klappe schlagen" - Matar dois coelhos em uma cajadada só! 

O que eu faria?


Voltando no tempo, com a mentalidade de agora (que bom seria não?  Desfazer as bobagens que fizemos. Porém isso mudaria o nosso presente. Lembra do filme Efeito Borboleta?)  eu mudaria um detalhe que acredito ser essencial para seu futuro patrimônio.


Tenha uma reserva de emergência!


Antes de contar a você o que mudaria, obrigado pela contribuição André!   Primeiro preciso lhe alertar! Lembre-se de só investir depois de formar uma reserva de emergência. Não adianta nada você começar a investir, principalmente na renda variável, e logo após precisar do dinheiro. As chances de você resgatar menos do que investiu são grandes. Na bolsa há um ditado que entramos já perdendo... E você não quer perder não é mesmo?

Ou, imagina que investiu em um CDB com vencimento daqui há dois anos e você precisa do dinheiro agora?  Melhor não imaginar...

Conhecimento


Conhecimento é o que faria diferente. Não seria em ações, tesouro direto, ou qualquer outra coisa, e sim, em aprender um pouco de cada um desses ativos.

Não adianta eu vir aqui e falar para você começar a investir 100 reais na bolsa de valores todos os meses, se você não entende como esse investimento funciona. Na primeira grande queda que este ativo apresente, você sairá da bolsa e desejará nunca mais voltar.

Ou te aconselhar a comprar Tesouro IPCA com juros Semestrais, investimento esse voltado para renda e não acumulação de patrimônio. O que não faz muito sentido quando estamos começando não é mesmo? Já que no inicio, estamos em busca de formar um patrimônio. A não ser que você tenha herdado uma boa grana, mas ai foge do foco deste texto.

Aqui, recomendo você começar com o livro abaixo;

comece a investir usando o livro Investidor Inteligente!

Veja este link e entenderá o porquê de estudar antes.

Paciência


No inicio, com pouco dinheiro para investir, você se verá tentado a gastar o pouco que junta devido aos baixos retornos. Principalmente porque no começo nossas opções de investimentos não são tão amplas. Eu quando comecei tive que me contentar com a poupança por um tempo. E os rendimentos da poupança todos sabemos não ser lá essas coisas...

Felizmente, hoje temos um cenário melhor para o pequeno investidor. Temos o Banco Sofisa que lhe permite aplicar em CDBs com 100% do CDI com menos de R$100,00. A corretora Rico tem um programa legal permitindo investir R$100,00 ao mês no mercado de ações com um custo legal.

Porém, mesmo com o acesso facilitado a esses ativos, lembre-se que você terá que ter paciência. Principalmente na bolsa de valores. Nela você verá na prática o significado de volatilidade. Em algum momento ficará extremamente feliz e corajoso por ver retornos inesperados, tipo uma variação positiva de 10% ou mais... Já em outros, verá seu dinheiro derreter 20% e sua coragem ser transformada em pânico!

Por isso, reforço estudar a renda variável. Caso contrário, sua permanência nela pode ser bastante abreviada...

Criação do Hábito

Livro - O Poder do Hábito
Livro recomendado!

Ao manter a paciência, a calma em ver seu esforço em guardar pequenas quantias sendo remunerado não da forma como gostaria, você ganha um aliado para se manter no jogo. E esse cara se chama hábito. Vou dar o exemplo de quem inicia na musculação;

Ao entrar em uma academia, a primeira semana é extremamente desafiadora. Não temos força, resistência. Adicione a vergonha aos itens anteriores e terá um grande obstáculo para permanecer na academia. Sem força de vontade, sem um foco, dificilmente você passará para a próxima semana. Porém, conforme vai passando o tempo e você se mantém firme na rotina de "ir treinar", mesmo não vendo resultados, você cria um hábito. E com ele, sua tarefa fica mais fácil....

Eu por exemplo, quando a Rico lançou seu programa de compras mensais na bolsa de valores com 100 reais, estava num "all-in" em renda fixa. Já contei em alguns posts que meu inicio na renda variável não foi legal e isso me fez ficar de fora dela por um tempo. Com o programa da Rico, eu pude investir mensalmente na bolsa com uma pequena quantia. Isso me ajudou a criar um hábito. Os obstáculos que me faziam sair da bolsa (procurar altas rentabilidades, trades e etc), foram superados pelo hábito que criei de comprar apenas na data programada.

Portanto, independente do valor que você tenha para investir, invista! Logo você criará um hábito e essa tarefa ficará bem mais fácil para você. Tentações que por hora apareçam para lhe tirar do caminho, com um hábito estabelecido, perderão forças e você continuará na busca pelo seu objetivo.

Conclusão


Como disse mais acima, hoje felizmente temos mais opções para investir com pouco dinheiro. Porém, não te indico qual ativo é melhor que outro para seu inicio no mundo dos investimentos. Eu começaria entendendo cada um dos investimentos disponíveis, criaria o hábito de investir um pouco todo mês em renda variável, buscaria manter a calma, pois não será do dia para a noite que os investimentos "mostrarão a que vieram" e, buscaria o investimento em mim mesmo. Ao invés de se preocupar com rentabilidades, procuraria me desenvolver. Pois;

"Com mais habilidades aumentam as chances de um ganho maior que significa um maior aporte tendo como consequência um menor tempo para a Independência Financeira."
by Investidor Inglês




Conheça meu novo blog!



Este blog terá foco apenas em idiomas. Lembra que disse aqui sobre estudar Alemão? Então, dei inicio...  Acompanhe por lá minha evolução!




See ya!


22 comentários:

  1. Nossa eu estou nessa fase da vida de investidor de pouco dinheiro, eu também estou comprando ações pela corretora rico pelo sistema que você citou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Socrates! Eu uso até hoje esse programa! Foi uma bela sacada dos caras. Valeu!

      Excluir
  2. Parabéns pelo post II.

    Já li e tenho esses dois livros. Muito bons. Depois que a gente pega o hábito de investir a gente não quer parar mais.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Cowboy!

      Pô legal. Eu terminei de ler o Poder do hábito a pouco...Já o Investidor Inteligente estou quase na metade..

      Abraços

      Excluir
  3. Num primeiro momento o hábito de poupar/investir vale mais que o próprio valor poupado/investido.
    Atualmente a Renda Fixa está muito fraca, poupança sempre foi ruim, agora está péssima é melhor apenas que guardar dinheiro em casa.
    Renda Variável é uma boa opção, mas pode ser taumática quando não se entendo os ciclos do mercado.
    Estou investindo em fundos e apesar de ser um investimento controverso é melhor que deixar dinheiro na poupança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo anônimo! Só quanto aos fundos que não sou fã. Porém se bem geridos e com baixa taxa, não vejo problemas

      Excluir
  4. Salve, Inglês! A recomendação de "O Investidor Inteligente" é de fato preciosa, estou terminando o livro e constato sua atualidade mesmo após 5 décadas. Sinal de que as premissas ali elencadas são atemporais. Da minha parte, já tive meu batismo de fogo em RV... Acho que é até saudável passar por pequenas dificuldades de percurso, de forma a ficar "cascudo" para encarar a volatilidade. Abraço do DM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala DM!

      Realmente o livro é atemporal... eu também ainda não o terminei, mesmo assim só a metade do livro já se aprende bastante.

      Sobre o batismo passei por isso, porém o knockout me deixou um tempinho longe da rv rsrs

      Abraços!

      Excluir
  5. Olá II. Obrigado pelas dicas. Comecei agora em set/17 e suas dicas estão sendo fundamentais.
    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Decidi Ficar Milionário! Legal que estão te ajudando! E agradeço a visita!

      Abraços!

      Excluir
  6. Isso aí, II! O resumo de tudo que vc falou é protagonismo. Esperar as coisas de mão beijada são um passo à ruína.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu André!

      Esperar cair do céu é demais mesmo...Depois não adianta reclamar rsrs

      Abraço!

      Excluir
  7. Excelentes dicas Inglês. É fundamental ter foco e determinação e criar o hábito de poupar. Logo o hábito se tornará prazer e uma coisa leva à outra. Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Poxa Inglês, esse livro aí do Hábito tá na fila já tem tempo, tô pra terminar alguns ainda pra ir direto pra ele. Esse do Investidor inteligente não é a primeira vez que você recomenda, então deve ser muito bom mesmo. Vai pra fila, hehe

    Eu treino há 12 anos, e posso constatar o que você falou. Se não for o hábito, se desiste muito fácil. Já vi inúmeros casos.

    Grande abraço

    See ya ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu, gostei desse livro hein! fure fila e leia os dois rsrs

      Eu treino a 10 anos, também presencio muitas desistências..

      See ya! Abraços

      Excluir
  9. Ótimo post, não conhecia esse programa da Rico, se puder mais para frente conte-nos em um post sobre ele !! achei interessante !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Stifler! vou passar o link do post em seu blog!

      Excluir