Vender ou NÃO vender Tesouro IPCA?

O motivo para o texto é aquele de sempre: Vender ou Não vender meu Tesouro IPCA, eis a questão…

Vender ou NÃO vender Tesouro IPCA?

Vender Tesouro IPCA

Eu sou do time que vende o titulo antecipadamente caso boa parte dos juros forem antecipados. E o BPM explicou com muitos detalhes esse ponto em seu texto Como ganhar dinheiro com Tesouro Direto.

Em seu post, ele apresenta uns cálculos que fez para ver se valia a pena a venda do título. Além de apresentar o gráfico abaixo;

O gráfico acima mostra bem meu motivo de vender antecipadamente. Segundo os cálculos do BPM, a linha azul, que varia conforme a marcação a mercado, já antecipou 7 anos de juros compostos!

Em resumo, como as duas linhas se encontram no final, isso quer dizer que a linha azul irá cair e cair até encontrar a linha verde no vencimento.

Para entender essa questão da marcação a mercado, recomendo clicar no link mais acima. Já para entender os cálculos, sobretudo como funciona o Tesouro IPCA, recomendo este post do Clube dos Poupadores.

Outro texto explicando essa questão de venda antecipada pode ser vista aqui pelo Investidor de Risco.

E quanto ao time dos que não vendem?

Há investidores que não pretendem se desfazer de seus títulos. Principalmente aqueles que garantiram taxas acima de 6% + inflação.

Há algum problema com isso?

NÃO!

Afinal, esses investidores irão receber no vencimento a taxa acordada no momento da compra. Sem contar que ao não vender, deixam de pagar o imposto de renda agora, ficando essa despesa para o vencimento.

Para quem possui o titulo por menos de 2 anos, isso significa economia. Afinal, evitam de pagar um IR maior.

Também ao não vender, deixam de se preocupar em procurar coisa melhor para investir. Que ultimamente não está nada fácil escolher…


Está aberta a temporada de resultados das empresas! Portanto, neste espaço publicarei o segundo trimestre das empresas que acompanho. 

E legal que começaremos com a Cielo, justamente a ação que acabou de entrar para a carteira fórmula mágica.

Dessa forma vamos ver como foi seu segundo trimestre, porquê o primeiro…

See ya!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of

9 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
4 anos atrás

Deixo minha pergunta para o time dos que vendem… vai vender e colocar o dinheiro onde?

Sr.IF
http://www.srif365.com

Anônimo
4 anos atrás
Reply to  SrIF365

Faço minha suas palavras:onde? Acho que tudo está muito estranho, se a reforma da previdência passa o que muda? O governo diminui o déficit primário, e aí? O governo vai diminuir a carga tributária? A população está endividada, o crédito já não é mais farto, o desemprego real (se calculado como a Espanha o faz) deve ser uns 25% da PEA , a China está destruindo muitos setores industriais (plásticos, brinquedos, eletrônicos…). Os únicos que podem ir bem são o agronegócio e o setor extrativista. E a bolsa? Vai arriscar comprar no topo histórico? Como vai ficar quando a reforma… Read more »

4 anos atrás

Fala II,blz?

Estou na mesma situação, tenho IPCA com 45% de valorização em pouco mais de 1 ano. Sigo acompanhando mensalmente o valor do título, de janeiro até maio pouco mudou porém junho e julho realmente deu um salto. Vou seguir com o papel pois não acredito que a taxa básica de juros vá subir num curto prazo, final desse mês tem possibilidade de baixar a taxa, pelo menos é o que os especialistas dizem, veremos. Enquanto isso, segue o jogo.

Abç

Executivo Investidor
4 anos atrás

Otimo post e concordo quanto ao questionamento colocado pelo SrIF. Hoje nao vejo muito para onde correr. Alem do mais ainda existe uma chance dos juros cairem mais ate o final do ano. Claro que conforme o tempo passa essa curva azul passara a cair. Acredito que FII seja a melhor opcao para colocar esse dinheiro.www.executivoinvestidor.com

Anônimo
4 anos atrás

Por mim é levar até o vencimento. Vender é pagar imposto e perder o trabalho do juros compostos.

Quando meu IPCA 2019 venceu a única coisa que aconteceu foi que o meu patrimônio diminui mesmo aportando forte naquele mês.