Como não se sentir deprimido devido a um baixo orçamento?

O post de hoje tentará te ajudar a superar aquela depressão que bate devido a seu baixo orçamento. Afinal, estar “quebrado”, sem grana para se divertir, é bem chato não?

Pior ainda quando muitos pensam que você está quebrado porque gasta demais com luxos.

Quando você está lutando para sobreviver e precisa reduzir seu orçamento ao mínimo possível, luxo é a última coisa a vir em sua mente.

Se para quem gerencia o suado dinheirinho já não é “legal”, fico imaginando como é a situação de quem não acompanha suas finanças pessoais

E isso as vezes gera uma pressão em você para desistir, jogar tudo para o alto e gastar o que não tem.

A dica a seguir tentará te ajudar a manter a calma.

Como não se sentir deprimido devido a um baixo orçamento?

dicas para um baixo orçamento

Se você esta procurando um emprego, tentando encontrar um melhor, pagando dívidas, tentando ajustar seu orçamento para sair do vermelho, ou apenas reabastecendo sua reserva de emergência, é muito fácil se perder e desistir.

Ainda mais com um orçamento apertado.

Para te deixar de cabeça erguida nesse momento difícil, onde você já não sabe mais como economizar dinheiro e precisa se manter com o minimo possível, a dica é aproveitar tudo que está disponível a sua volta.

E melhor, free!  Aproveite as coisas gratuitas ao seu redor!  

Parques, museus e eventos que sua cidade oferece. É importantíssimo não ficar sozinho(a)!

É hora de ficar perto das pessoas que te mantem para cima. De fato, procure sempre ficar perto delas! Pois não é legal ficar sozinho. Especialmente nesta condição…

Então, Por que não convida-las para ir a esses lugares?

Também é hora de “tirar o pó” de seus livros e relê-los!  Ou quem sabe dar uma chance para aquele vídeo-game, violão largado por ai?

Bicicleta? 

Ou mesmo apenas colocar um tênis no pé e caminhar! Há quanto tempo você não caminha por volta da sua casa?

Talvez você se espante com os detalhes que não vê por estar dentro de um carro, ônibus, moto, metro…

O segredo é usar a criatividade para aumentar sua auto-estima e não deixá-la cair! 

Pois nesta situação, tudo parece conspirar contra você, não é mesmo?

Fonte: How to not feel deprived on a strict budget

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of

38 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Anônimo
6 anos atrás

Post minusculo que fez uma diferença enorme no meu dia (acordei com a depressão que voce comentou). É isso mesmo que vou fazer. Muito obrigado !

6 anos atrás

Exatamente II! Temos muitas coisas gratuitas e excelentes ao nosso redor que poderíamos aproveitar. Precisamos deixar de tentar inventar tantas necessidades e sentir-se satisfeitos com o muito que já possuímos.

E se considerarmos que muitas das necessidades "criadas" não são para suprir as nossas próprias expectativas, mas sim as dos outros, seu texto vem muito a calhar.

Abraço!

6 anos atrás

Muito bom o POST camarada

Anônimo
6 anos atrás

No início do post pensei que você tinha se inspirado naquelas brincadeiras do Casseta e Planeta e as repetitivas organizações tabajara. Ou naquelas propagandas estilo Polishop.Mas aí ví que o post é uma versão de um texto estrangeiro.Mas não importa o que vale aí é a mensagem que é verdadeira e não tem limitação a naciolidade alguma.O que aumenta muitas vezes essa sensação ruim é a comparação que as pessoas fazem de sí como os outros, que foi reforçada com a popularização das redes sociais.Se a pessoa for entrar nessa de se comparar sempre achará mesmo erroneamente que os outros… Read more »

Anônimo
6 anos atrás

O ruim é emprestar dinheiro pra parentes. Ai mata com o investidor.

Ainda se a gente tivesse milionário, mas que está começando não tem nem 30k ainda em renda fixa.

Tem que cobrar a mais se conseguir receber.

Olá II,

Os passeios que mais gosto são estes mais simples, com contato na natureza ou esportes.

Andar de bicicleta, ir numa cachoeira, ir caminhar numa praça.

Tem muita coisa legal que dá pra fazer gastando muito pouco.

Abração

6 anos atrás

Assino embaixo, principalmente quanto à leitura. O ideal é acostumar-se a sempre viver um pouco aquém das possibilidades, pois pior que ter restrições é precisar amargar a redução do orçamento após ter experimentado patamares de consumo mais elevado.

Abraço!

6 anos atrás

Boa reflexão. Momentos de baixo orçamento sempre ocorrem na vida de todo mundo. Na minha ocorreu recentemente, fiquei 1 ano e meio sem tirar um tostão da minha empresa. Não tinha dinheiro para aportes, e ainda precisei comprar um carro pois meu filho tinha acabado de nascer. Vendi algumas ações e comprei o carro zero km, já as contas da casa deu para encaixar no salário da esposa. Felizmente já estava prevendo a crise e dei uma enxugada no orçamento, quando chegou já estava preparado. Imagina ficar 1 ano e meio sem receber? Depois disto meu mindset mudou, aprendi que… Read more »

6 anos atrás

Olá, sr. Inglês!

Deus sabe como estive mal em nov/dez do ano passado por causa da bola de neve que fiquei com o cartão de crédito… tive que cortar quase tudo radicalmente para poder colocar o orçamento em dia e foi bem deprimente, sobretudo numa época do ano que as pessoas querem gastar e gastar. Mas tudo tem um lado bom: aprendi a ser mais comedida e o dinheiro passou a sobrar – e muito! – e agora eu invisto 🙂

Um abraço ^^

Concordo, é necessário aproveitar as coisas boas e gratuitas da vida, e além disso ler um bom livro ou assistir uma boa serie ou um bom filme em casa não custa quase nada.

Abraço e bons investimentos

6 anos atrás

Excelente post Inglês,

As vezes as melhores experiências da vida custam quase nada. Além disso, a leitura é um excelente instrumento pra investir no seu melhor ativo: você mesmo.

Grande Abraço

6 anos atrás

É um bom assunto a ser discutido Inglês. Inclusive, meu próximo post é sobre um assunto correlato. Mas sobre os momentos depressivos, também acho válido filtrar o que você vê nas redes sociais, pois o que mais tem são pessoas tentando vender a ideia de que são felizes consumindo. Abraço!

6 anos atrás

Excelente, inglês. Estou fazendo exatamente isso, resolvi ler os livros e jogar os jogos que estão parados na minha estante, assim eu posso evitar gastos comprando novos.

Anônimo
6 anos atrás

Eu to desempregado, não to conseguindo achar emprego, não tenho amigos e fico o dia todo sozinho, não tenho mais ânimo pra nada, to cheio de nada pra fazer, já troquei até o dia pela noite, to muito mal pela situação financeira, parece até que eu vou surtar, só Deus mesmo pra me fazer aguentar por que eu to tão sei lá ultimamente :/

5 anos atrás

Cansei de ler por aí que "namorar" é uma das atividades free para quando a grana está curta, o problema é convencer a mulher que vc pretende ficar só em casa no final de semana….rs

Sr. IF365

Blog do Sr.IF365 | Acompanhe meus últimos 365 dias antes da IF e Aposentadoria Antecipada
http://www.srif365.com

5 anos atrás

Isso mesmo, Inglês.
Apesar de sermos bombardeados coma ideia de que o consumo nos traz felicidade, existem ótimas maneiras gratuitas para aproveitar a vida.
Abraço

ATIVOS FOR CHANGE
5 anos atrás

Caro II, Num mundo em que somos bombardeados por propagandas de consumo (sobretudo as subliminares), mudar o mindset se torna ainda mais difícil. Mas não impossível.Eu já eliminei muitas coisas: menos tempo de TV, fontes que só me deixa down e passei a focar mais nos projetos e crenças de futuro; não que eu viva de futuro, mas estou trabalhando para reverter o jogo, sobretudo, o jogo das dificuldades do hoje.Mas também procuro viver o hoje, com leituras produtivas, família, amigos e fé em Deus. Depois que conheci um poema oração, sempre reflito sobre ele. E compartilho. Nada de religião!… Read more »

Maurício Veloso Queiroz
5 anos atrás

Já cantava Raulzito:

É fim de mês, é fim de mês, é fim de mês!
[…]
Eu consultei e acreditei no velho papo do tal psiquiatra
Que te ensina como é que você vive alegremente
Acomodado e conformado de pagar tudo calado
Ser bancário ou empregado sem jamais se aborrecer
Ele só quer, só pensa em adaptar
Na profissão seu dever é adaptar
Ele só quer, só pensa em adaptar
Na profissão seu dever é adaptar
[…]
E o fim de mês vem outra vez

http://antipoda.com.br/