Qual conselho sobre dinheiro você gostaria de ter recebido antes?

Qual conselho sobre dinheiro gostaria de ter recebido antes?

Aprender a lidar com dinheiro é algo que leva tempo. É algo que não acontece da noite para o dia. Demora para “pegar o jeito” certo? 

Ainda, todos nós temos alguns conselhos sobre dinheiro que desejaríamos ter aprendido antes.  

Exemplo:

Afinal, assim que somos apresentados a algumas ferramentas sobre dinheiro, conhecemos um tal de juros compostos.

E investir na bolsa de valores é uma forma de usar os juros compostos!

“Há se o jovem Inglês investisse na bolsa em seu começo de carreira e não na famigerada poupança…”

Claro, há riscos. Mas, mas, mas, quem quer vencer precisa correr riscos.

Melhor, quem quer transformar seu capital ao longo do tempo precisa se expor a negócios e não títulos baseado em dívida. (Poupança não deixa de ser um título baseado em dívida)

Outro conselho que eu gostaria de ter recebido antes é não depender de uma única fonte de renda.

Imagina você não receber de sua única fonte de renda? Infelizmente isso já aconteceu comigo. E o que fazer não? Bater no seu chefe?

Processar a empresa, cliente?

É uma situação complicada. Ainda mais para quem não está preparado para isso.

Logo uma forma paliativa para quem tem apenas uma fonte de renda como eu é a famosa Reserva de Emergência.

Longe de ser ideal, mas é uma maneira de te proteger de imprevistos com sua fonte de renda. E foi por ter uma reserva de emergência que eu não perdi o pouco dos cabelos que ainda me restam.

Sem dúvidas esse é um conselho legal para dar a alguém sobre dinheiro.

Outro conselho legal, ainda mais por partir do famoso Warren Buffet é;

conselhos sobre dinheiro

Esse nem precisa debater não?

Post traduzido do original: what money advice do you wish youd gotten sooner?

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of

31 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
6 anos atrás

Eu teria ido pro ramo da construção civil junto à parte de minha família, e teria lido pai rico pai pobre mais cedo.

Gaúcho Investidor
6 anos atrás

Sobre educação financeira eu não recebi muitos conselhos dos meus pais, são pessoas humildes, mas gostaria que alguém tivesse me aconselhado a parar de jogar sinuca no colégio pra não reprovar no primeiro ano do ensino médio hahaha

Anônimo
6 anos atrás

Eu comecei a trabalhar com 14 anos, ganhando 1/2 salário mínimo… fui trabalhando mais, ganhando mais e gastando cada vez mais… um poço sem fundo… se eu tivesse o conhecimento financeiro que tenho hoje, com certeza já seria um milionário, com um pé na independência financeira!

6 anos atrás

Fala II! Grandes conselhos! O meu creio que seria ter lido pai rico e pai pobre mais cedo. Lá tem todos os conselhos úteis financeiros! É praticamente um divisor de águas!

6 anos atrás

Queria NÃO ter lido Axiomas de Zurique assim que terminei de ler Pai Rico. Teria perdido bem menos no início da minha vida bursátil.

Abraços,

IOTR

Anônimo
6 anos atrás

No ensino fundamental no livro de historia eu vi a figura de um "yuppie" em wall street e eu perguntei para a professora de historia como era a bolsa e se ela poderia falar mais sobre como funcionava… Queria que ela tivesse falado que qualquer um poderia investir, e me incentivado a estudar sobre o assunt… Comecei a investir tarde 22 anos, poderia ter comecado com 14 pois sempre trabalhei.

6 anos atrás

Um bom conselho, seria não investir em fundo de ações e aprender a investir em ações diretamente. seria um bom conselho no meu caso.

6 anos atrás

Por sempre me espelhar em meus pais, que apesar de humildes sempre controlaram as despesas muito bem, nunca tive problemas financeiros. Já me descontrolei algumas vezes, mas nunca me enforquei em financiamentos e cartão de crédito. Tendo isso em mente, acho que se eu tivesse tido um panorama das possibilidades de investimentos na época do ensino médio, eu teria começado a poupar e investir muito mais cedo. Me arrependo de algumas coisas que comprei e não usei, ou que usei muito pouco. Mas enfim, a constatação de que existe gente em situação muito pior que a minha e de que… Read more »

6 anos atrás

Eu queria ter tido alguém que me tivesse apresentado o caminho da Bolsa de Valores logo cedo. Quando tinha 16 anos cheguei a pesquisar, mas naquela época estavamos apenas engatinhando na internet e o acesso à informação era limitado… Enfim, pelo menos meu vô ensinou-me a importância de poupar. Abs. http://www.finansferas.com

6 anos atrás

"Nunca gaste tudo que você ganha!"

Rafael
3 anos atrás

Contraditório não investir na poupança mas citou buffett não perder dinheiro. Apostar na bolsa vc pode perder dinheiro e muito, na poupança não.

3 anos atrás

Os conselhos que eu queria ter recebido:

  1. Se pedir orientação de investimentos para o gerente do banco e ele te apresentar a poupança como uma boa opção, mude de banco.
  2. Controle seus gastos em planilha, não controle na sua cabeça o orçamento, ele faz parecer que você gasta muito menos do que realmente gasta.
  3. Compre MGLU3 (isso queria ter recebido em 2015) kkkkkk’.

 
Abraços,
http://poupadordointerior.blogspot.com/

3 anos atrás

Fala Inglês!
 
Eu queria que alguém tivesse aberto meus olhos para a mágica dos juros compostos antes dos meus 28 anos. Teria ganho um bom tempo a mais de liberdade hehe.
 
Abraços!

3 anos atrás

NÃO FINANCIE ESSSA BOSTA DESSE CARRO POPULIXO!!! COMPRE USADO OU JUNTE MAIS UM POUCO E COMPRE À VISTA!

Escola para Investidores
3 anos atrás

Comece a trabalhar cedo, cague pra faculdade!

Como comecei a trabalhar bem novo, também gostaria de ter tido os ensinamentos sobre investimentos. Caso tivesse começado desde a adolescência na Bolsa, certamente estaria muito mais próximo da minha aposentadoria precoce.

Queria também ter entendido ainda na escola o que os juros compostos de fato significam na prática — somente após começar a estudar sobre educação financeira que as coisas fizeram sentido pra mim.

Grande abraço.